Postado originalmente por
Pablo.pinto2007
É vivendo e aprendendo... se caso faça esse teste e o pinhão esteja bom, ou melhor as "engrenagens", os fresados do pinhão estejam bons, sem faltar ou quebrados... pode ser uma coisa o encaixe do cabo no próprio pinhão, onde pega na reduzida... deixa ver se explico melhor... o encaixe do cabo no pinhão é de perfil quadrado, então por vezes acontece desse "fresado" quadrado ficar redondo, então o cabo não acompanha o pinhão, não fazendo marcar o velocímetro, embora o cabo seja novo e o velocímetro esteja funcionando. verifica isso aí, com o carro parado mesmo, tira a ponta do cabo que vai no velocímetro, tenta verificar se há alguma folga, se houver essa folga vc tem que tirar (explico já) e caso consiga rodar o cabo com a mão, ou seja o cabo roda livre, tenta empurrar pra ver se pega, se pegar a solução para todos os casos (folga e não alcançar) é encurtar o cabo, como fará isso? Na verdade vc não vai encurtar o cabo, mas sim o envólucro dele, a capa do cabo de aço... retire o cabo de aço de dentro da capa, corte uma das extremidades, uns 2 ou 3 cm, depois retire o que sobrou da ponta metálica com auxílio de um alicate de bico, e com muita destreza vc tem que enroscar (já que a capa do cabo é composta de um aspiral de aço, o que dá a flexibilidade), na ponta de volta, não sei se me entendeu... na verdade vc vai encurtar a capa do cabo de velocímetro, fazendo com que ele "cresça" e apareça para pegar no pinhão... tem que estar justo junto com o velocímetro.
O meu velocímetro ainda funciona (apesar da idade e ser original), mas desisti dele exatamente por essa problemática do cabo, no meu caso eu vou até isolar no pinhão, como não posso retirar a coroa que vai na caixa de reduzida, vou deixar a coroa e o pinhão, mas no encaixe do cabo irei colocar uma arroela com borracha para vedar e não vazar óleo...
Ah! e quando for recolocar o cabo de aço dentro da capa, meleque ele com graxa... de preferência aquelas brancas ou grafitadas, isso trará uma vida maior para seu cabo, mas lembre-se só mele de graxa depois de medir e ver que o cabo está no tamanho certo... é bem provável que para isso você perca um ou dois cabos de velocímetro tentando acertar o tamanho, portanto, vá devagar, corte um pedaço pequeno, tente motar como falei, testa o tamanho no conjunto montado... deu certo? agora sim desmonta tudo, mela de graxa e remonta... é trabalhoso, é chato fazer isso, mas pra quem quer ter o velocímetro original funcionando é o preço que se paga... eu desisti, tenho um tablet daqueles de 300 conto e instalei um GPS completo, que me diz coordenadas, velocidade, odômetro... enfim só não mede a temperatura do motor porque enfim enfim... é mais prático e preciso (no meu caso) mas o velocímetro original continua enfeitando a "sala"...
Grande abraço e se tiver mais dúvida quanto ao processo acima... é só falar!!
PAblo