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  • #1
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    Unhappy cabo do velocimetro Nao consigo fazer ele marcar




    Meninos ,
    Descobrir que o cabo do Velocimetro nao esta quebrado e nao sei como voltar a marcar a velocidade.Detalhe comprei outro novo mas esta a mesma coisa verdade ME AJUDEM .

  • #2
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    14/12/2007
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    FEIRA DE SANTANA/BA
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    Gente existe algum segredo para trocar esse cabo?pois encaixo mas ele nao gira o velocimetro .ME AJUDEM

  • #3
    Usuário Avatar de Ricardo MG
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    Coloma,

    ... seu velocimetro estava funcionando? Caso o velocímetro e o cabo esteja "ok" pode ser que o "pinhão" esteja roçado ou a coroa que vai dentro da reduzida esteja com defeito, para vc tirar a dúvida retite o cabo do velocímetro e veja se está rodando com o veículo em movimento, ou levante uma das rodas traseiras, calce bem o cj coloque 1 ou 2 e veja se o eixo flexivel está rodando! è mais ou menos isso!!
    Abs
    Ricardo - "Paulistano e Mineiro de coração"
    Toyota Bandeirante Curta - 1979 OM 314 Turbo/intercooler, disco 5, Work 12000, Hi-Lift 1.20

  • #4
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Citação Postado originalmente por Ricardo MG Ver Post
    Coloma,

    ... seu velocimetro estava funcionando? Caso o velocímetro e o cabo esteja "ok" pode ser que o "pinhão" esteja roçado ou a coroa que vai dentro da reduzida esteja com defeito, para vc tirar a dúvida retite o cabo do velocímetro e veja se está rodando com o veículo em movimento, ou levante uma das rodas traseiras, calce bem o cj coloque 1 ou 2 e veja se o eixo flexivel está rodando! è mais ou menos isso!!
    Abs
    É vivendo e aprendendo... se caso faça esse teste e o pinhão esteja bom, ou melhor as "engrenagens", os fresados do pinhão estejam bons, sem faltar ou quebrados... pode ser uma coisa o encaixe do cabo no próprio pinhão, onde pega na reduzida... deixa ver se explico melhor... o encaixe do cabo no pinhão é de perfil quadrado, então por vezes acontece desse "fresado" quadrado ficar redondo, então o cabo não acompanha o pinhão, não fazendo marcar o velocímetro, embora o cabo seja novo e o velocímetro esteja funcionando. verifica isso aí, com o carro parado mesmo, tira a ponta do cabo que vai no velocímetro, tenta verificar se há alguma folga, se houver essa folga vc tem que tirar (explico já) e caso consiga rodar o cabo com a mão, ou seja o cabo roda livre, tenta empurrar pra ver se pega, se pegar a solução para todos os casos (folga e não alcançar) é encurtar o cabo, como fará isso? Na verdade vc não vai encurtar o cabo, mas sim o envólucro dele, a capa do cabo de aço... retire o cabo de aço de dentro da capa, corte uma das extremidades, uns 2 ou 3 cm, depois retire o que sobrou da ponta metálica com auxílio de um alicate de bico, e com muita destreza vc tem que enroscar (já que a capa do cabo é composta de um aspiral de aço, o que dá a flexibilidade), na ponta de volta, não sei se me entendeu... na verdade vc vai encurtar a capa do cabo de velocímetro, fazendo com que ele "cresça" e apareça para pegar no pinhão... tem que estar justo junto com o velocímetro.
    O meu velocímetro ainda funciona (apesar da idade e ser original), mas desisti dele exatamente por essa problemática do cabo, no meu caso eu vou até isolar no pinhão, como não posso retirar a coroa que vai na caixa de reduzida, vou deixar a coroa e o pinhão, mas no encaixe do cabo irei colocar uma arroela com borracha para vedar e não vazar óleo...
    Ah! e quando for recolocar o cabo de aço dentro da capa, meleque ele com graxa... de preferência aquelas brancas ou grafitadas, isso trará uma vida maior para seu cabo, mas lembre-se só mele de graxa depois de medir e ver que o cabo está no tamanho certo... é bem provável que para isso você perca um ou dois cabos de velocímetro tentando acertar o tamanho, portanto, vá devagar, corte um pedaço pequeno, tente motar como falei, testa o tamanho no conjunto montado... deu certo? agora sim desmonta tudo, mela de graxa e remonta... é trabalhoso, é chato fazer isso, mas pra quem quer ter o velocímetro original funcionando é o preço que se paga... eu desisti, tenho um tablet daqueles de 300 conto e instalei um GPS completo, que me diz coordenadas, velocidade, odômetro... enfim só não mede a temperatura do motor porque enfim enfim... é mais prático e preciso (no meu caso) mas o velocímetro original continua enfeitando a "sala"...

    Grande abraço e se tiver mais dúvida quanto ao processo acima... é só falar!!

    PAblo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #5
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    FEIRA DE SANTANA/BA
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    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    É vivendo e aprendendo... se caso faça esse teste e o pinhão esteja bom, ou melhor as "engrenagens", os fresados do pinhão estejam bons, sem faltar ou quebrados... pode ser uma coisa o encaixe do cabo no próprio pinhão, onde pega na reduzida... deixa ver se explico melhor... o encaixe do cabo no pinhão é de perfil quadrado, então por vezes acontece desse "fresado" quadrado ficar redondo, então o cabo não acompanha o pinhão, não fazendo marcar o velocímetro, embora o cabo seja novo e o velocímetro esteja funcionando. verifica isso aí, com o carro parado mesmo, tira a ponta do cabo que vai no velocímetro, tenta verificar se há alguma folga, se houver essa folga vc tem que tirar (explico já) e caso consiga rodar o cabo com a mão, ou seja o cabo roda livre, tenta empurrar pra ver se pega, se pegar a solução para todos os casos (folga e não alcançar) é encurtar o cabo, como fará isso? Na verdade vc não vai encurtar o cabo, mas sim o envólucro dele, a capa do cabo de aço... retire o cabo de aço de dentro da capa, corte uma das extremidades, uns 2 ou 3 cm, depois retire o que sobrou da ponta metálica com auxílio de um alicate de bico, e com muita destreza vc tem que enroscar (já que a capa do cabo é composta de um aspiral de aço, o que dá a flexibilidade), na ponta de volta, não sei se me entendeu... na verdade vc vai encurtar a capa do cabo de velocímetro, fazendo com que ele "cresça" e apareça para pegar no pinhão... tem que estar justo junto com o velocímetro.
    O meu velocímetro ainda funciona (apesar da idade e ser original), mas desisti dele exatamente por essa problemática do cabo, no meu caso eu vou até isolar no pinhão, como não posso retirar a coroa que vai na caixa de reduzida, vou deixar a coroa e o pinhão, mas no encaixe do cabo irei colocar uma arroela com borracha para vedar e não vazar óleo...
    Ah! e quando for recolocar o cabo de aço dentro da capa, meleque ele com graxa... de preferência aquelas brancas ou grafitadas, isso trará uma vida maior para seu cabo, mas lembre-se só mele de graxa depois de medir e ver que o cabo está no tamanho certo... é bem provável que para isso você perca um ou dois cabos de velocímetro tentando acertar o tamanho, portanto, vá devagar, corte um pedaço pequeno, tente motar como falei, testa o tamanho no conjunto montado... deu certo? agora sim desmonta tudo, mela de graxa e remonta... é trabalhoso, é chato fazer isso, mas pra quem quer ter o velocímetro original funcionando é o preço que se paga... eu desisti, tenho um tablet daqueles de 300 conto e instalei um GPS completo, que me diz coordenadas, velocidade, odômetro... enfim só não mede a temperatura do motor porque enfim enfim... é mais prático e preciso (no meu caso) mas o velocímetro original continua enfeitando a "sala"...

    Grande abraço e se tiver mais dúvida quanto ao processo acima... é só falar!!

    PAblo
    Nossa vc tem razão pois a minha caixa perdeu todo o oleo esse mes devido a esse aspecto mas vou botar uma borracha .Eu na verdade pensei nisso em encurtar a capa mas tive medo de nao conseguir enrroscar a capa certa por isso desisti mas agora que vc falou que pode dar certo vou fazer mesmo.MUITO OBRIGADO PELA DICA

  • #6
    Usuário Avatar de vavarusso
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    Que cabo de velocímetro devo usar? (relógio original+motor opala 4cil.+ cx chevete+reduzida willys) já que aqui tenho alongamento do conjunto. Cabo da C10 dá? E falando em cabo e os cabos do freio de mao já que a travessa foi recuada??

  • #7
    Equipe de Apoio Avatar de tuna
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    Citação Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Que cabo de velocímetro devo usar? (relógio original+motor opala 4cil.+ cx chevete+reduzida willys) já que aqui tenho alongamento do conjunto. Cabo da C10 dá? E falando em cabo e os cabos do freio de mao já que a travessa foi recuada??
    Vavá, usa o cabo original mesmo, pois seu velocimetro e sua reduzida ainda são originais...

    []´s
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

  • #8
    Usuário Avatar de juleymar73
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    Citação Postado originalmente por tuna Ver Post
    Vavá, usa o cabo original mesmo, pois seu velocimetro e sua reduzida ainda são originais...

    []´s
    Ola Tuna , mais ele usa caixa de Chavette , a reduzida foi posicionada um pouco mais pra tras , sera que não vai ficar curto o cabo original ??

  • #9
    Usuário Avatar de vavarusso
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    JUAZEIRO/BA
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    Isso Juleymar,
    Tuna, como a reduzida e consequentemente a travessa foram recuadas, estou com medo de comprar (net) o cabo do velocímetro e ficar curto e o cabo primário do freio ficar tb curto e o secundário ficar longo. Nao acham? Quem tem essa configuração como fez?

  • #10
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    Verifica com o vendedor mas acredito que os da rural e F-75 sejam mais compridos.

  • #11
    Usuário Avatar de Dic3
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    Uso cabo original do Jeep no meu e mesmo com a caixa recuada deu e sobrou, pode comprar
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

  • #12
    Equipe de Apoio Avatar de tuna
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    Citação Postado originalmente por Dic3 Ver Post
    Uso cabo original do Jeep no meu e mesmo com a caixa recuada deu e sobrou, pode comprar
    Isso aí, pode comprar o original sobra sim... o meu é pouca coisa recuada a reduzida, e sempre fica uma pusta barrigona de cabo lá, pegando no cardã dianteiro, escapamento, dá-lhe "tarape" pra prender aquela encrenca lá...

    []´s
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

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