Esse fim de semana fui fazer trilha com meu samurai...
Bom, ocorreu duas coisas que me deixaram confuso...
1- gostaria de saber a temperatura do motor dos samucas de vcs trabalha a onde no painel???
O meu normalmente fica um pouco abaixo da metade, porém nessa trilha, em um momento, passou um pouco da metade e observei que estava saindo água do reservatório de expansão... ao abrir o capo a água dentro dele estava fervendo.... mas o painel como dito antes, estava marcando um pouco acima da metade....
2- pela segunda vez, em trilha, estava subindo um morro e tive de para por causa de um jeep quebrado a frente... por ver que demoraria um pouco desliguei o motor... ao tentar ligar o mesmo gira mas não pega....nas duas vezes fui puxado para um local plano, assim mas 2 batidas na chave o carro pega...e como se não chegasse gasolina, e como disse as duas vezes estava subindo morro e motor estava beeeem quante pela longa subida de 1 reduzida...
Alguém pode me dar uma luz a respeito desses incidentes???
No mas o Samuca é só alegria, com pneus bf passando onde troller e cherokee não passou!!!
Grande abraços,
Leo
Bem, percebi qu eo pessoal de samuca quase nao existe aqui no forum...vou tentar ajudar:
- no meu ta sempre um pouco abaixo do centrol Se ele subiu acima da metade, com certeza superaqueceu e não precisa chegar no fundo de escala pra torrar tudo ne.
- verifique se nao tem barro no radiador, se o viscoso da helice está funcionando.
- se tudo ok, verifique se o fluido de radiador está em boas condições.
- depois disso veja tensão de correia da helice e valvula termostatica.
O meu faz esse esquema de girar e não pegar, mas ele parece que afoga...só insistir um pouco e boa de novo.
Verifique o tanque. Pode ser qu eo pescador da bomba ta quebrado e nao chega no fundo do tanque.
Meu samurai, na época do motor e radiador originais, trabalhava com o ponteiro normalmente abaixo do meio. Ocasionalmente, em situações de grande exigência do motor e temperatura ambiente alta (e ar condicionado ligado), passava da metade, mas sem problema algum. Umas duas vezes deixei ir até perto do vermelho, e tudo continuou normal, sem ferver água. Talvez seja interessante você verificar como está o sensor de temperatura, pois não é para a água ferver e o ponteiro da temperatura estar abaixo do vermelho. Pode ter certeza que o sensor de temperatura, se não tiver defeito, funciona como em qualquer outro carro, ou seja, só era para estar fervendo a água com o ponteiro no vermelho.
Esse fim de semana fui fazer trilha com meu samurai...
Bom, ocorreu duas coisas que me deixaram confuso...
1- gostaria de saber a temperatura do motor dos samucas de vcs trabalha a onde no painel???
O meu normalmente fica um pouco abaixo da metade, porém nessa trilha, em um momento, passou um pouco da metade e observei que estava saindo água do reservatório de expansão... ao abrir o capo a água dentro dele estava fervendo.... mas o painel como dito antes, estava marcando um pouco acima da metade....
2- pela segunda vez, em trilha, estava subindo um morro e tive de para por causa de um jeep quebrado a frente... por ver que demoraria um pouco desliguei o motor... ao tentar ligar o mesmo gira mas não pega....nas duas vezes fui puxado para um local plano, assim mas 2 batidas na chave o carro pega...e como se não chegasse gasolina, e como disse as duas vezes estava subindo morro e motor estava beeeem quante pela longa subida de 1 reduzida...
Alguém pode me dar uma luz a respeito desses incidentes???
No mas o Samuca é só alegria, com pneus bf passando onde troller e cherokee não passou!!!
Grande abraços,
Leo
Com certeza vou dar uma olhada nessas coisas...
Fluido estava correto, pois uma semana antes troquei a água toda e coloquei fluido...
Ontem comprei uma nova tampa do radiador tbm por desencargo de consciencia....
Achei curioso a citação de que ele afoga naquela situação.... tinha uma f-75 antes, sai dela para fugir dos carburadores e agora isso... não mereço... hehehehehehe
Bom desde já agradeço as respostas...
Grande abraço a todos!!!!
Isso de o carro não pegar em subida também não é normal. Tem a ver com regulagem. Você já deve ter reparado que o samurai com o motor frio fica com a rotação elevada, e conforme o motor esquenta ela vai caindo até chegar num determinado nível (entre 800 e 1000 RPM). Pode ser que, pelo fato de o motor estar muito quente, esse comportamento tenha sido afetado.
O normal é ele pegar seja em subida, descida ou no plano.
Da uma olhada na termostática vê se ela não esta travada, as vezes quando colocamos aditivo em carros que só se usava aguá o aditivo tende a corroer alguns componentes...
abraços...