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  • #1
    Usuário Avatar de phmatheus
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    Duvidas sobre Sportage Diesel 2000 comprada em Leilão




    Pessoal, nesse final de semana arrematei uma sportage diesel em um leilão, visualmente ela está muito boa para um carro com 13 anos de vida, precisando fazer algumas coisas pequenas e para isso eu gostaria da opinião e ajuda de vocês sobre o que verificar antes de tentar ligar ela.

    Sei que ela deve estar parada a um bom tempo pois os quatro pneus estão arriados no chão.

    Consta no edital do leilão que ela está sem chave, e pelo que pude ver ela está sem o miolo da chave também, então partida somente na ligação direta. A Sportage tem algum sistema que corta o diesel tipo uma chave codificada ?

    Antes de ligar, pretendo fazer o seguinte:

    Trocar o filtro e o óleo do motor,
    Trocar o filtro de diesel,
    Esgotar o tanque de combustível e lavar ele antes de colocar diesel.

    Alguém sabe o óleo e a quantidade de óleo que vai no cambio dela, pois vou aproveitar para trocar também, ela tem filtro de óleo de cambio ?

    O óleo de cambio é o mesmo da tração ? eles se comunicam ou tem que ser trocado em separado ?

    Os diferenciais tem junta ? Se tiver essa junta precisa ser trocada quando abrir o diferencial para trocar o óleo ?

    Li no tópico sobre motor fervendo que não se deve utilizar somente água no sistema de refrigeração, então gostaria de saber qual a medida correta para se utilizar pois li no tópico que alguns utilizam 40% de anticongelante, outros 60%, outros utilizam água destilada, etc. Dependendo de como estiver a água do radiador vou mandar limpar e vareta o radiador dela, ai já coloco a proporção correta de aditivo e água.

    Olhando o motor dela, percebi que o antigo proprietário removeu a caixa com o filtro de ar do motor, ligando direto aquela mangueira que capta o ar próximo a entrada do capô na turbina.

    Gostaria de saber se a caixa do filtro de ar de algum carro pode ser utilizada para substituir a original.

    Ela está sem bateria, alguém sabe informar de quantos amperes é a bateria dela, e qual o lado positivo negativo ?

    Depois de ligar ela, vou para outros detalhes como os retrovisores que estão quebrados, Rodas e Pneus.

    Bom pessoal, por hora é só fico no aguardo de dicas e sugestões.

    Grande abraço
    Pedro

  • #2
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    Prezado Pedro,

    Um bom dia !
    Se vc for no site https://www.kiatechinfo.com/ vai encontrat todas as informações, manuais, diagramas elétricos, instruções de manutenção, etc da Sportage. Basta um cadastro on-line grátis. Tenho por aqui a Sportage 2001 e terei o maior prazer em encaminhar o manual e as informações que disponho, pois creio que é o mesmo carro. Basta informar seu e-mail.

    Um abraço,

    Claudio Magnanini

    PS : Não tem chave codificada, não tem filtro do câmbio mas em compensação no motor são dois. . .., bateria utilizo 75 Ah, não precisa abrir os diferenciais para trocar o oleo (dois bujões), se possível troque logo a tampa do radiador e o acoplamento viscoso da ventoinha do motor . . .

  • #3
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    Opa Claudio obrigado pela resposta, já me cadastrei no site da kia, inclusive tem um bug no site, e tive que fazer uma gambiarra para concluir o cadastro.

    Mas lá Só tem os manuais e informações das Sportages 1995 - 2005 somente do motor DHOC (gasolina), ficaria muito grato se você me enviar por e-mail a documentação que você tem ai. meu e-mail é phmatheuscf@gmail.com

    Grande Abraço
    Pedro
    4X4 Brasil Razão: Alteração de Conteudo

  • #4
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    Citação Postado originalmente por phmatheus Ver Post
    Opa Claudio obrigado pela resposta, já me cadastrei no site da kia, inclusive tem um bug no site, e tive que fazer uma gambiarra para concluir o cadastro.

    Mas lá Só tem os manuais e informações das Sportages 1995 - 2005 somente do motor DHOC (gasolina), ficaria muito grato se você me enviar por e-mail a documentação que você tem ai. meu e-mail é phmatheuscf@gmail.com

    Grande Abraço
    Pedro

    Prezado Pedro,

    Encaminhei pelo gmail (5 msg ) os arquivos que disponho. E vc tem razão, somente achei no site o motor DHOC e não o nosso turbo diesel 2.0. Vou ver se localizo maiores dados do mesmo - o essencial vc tem no manual do usuário. De qualquer forma, o restante é semelhante ou igual no gasolina ou diesel (muda a relação das marchas e dos diferenciais).

    Um abraço,

    Claudio Magnanini

  • #5
    Usuário Avatar de phmatheus
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    Muito Obrigado Claudio, eu recebi o material no meu e-mail.

    Muito obrigado mesmo pela ajuda.

    Grande Abraço
    Pedro

  • #6
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    Pedro, fico a inteira disposição no que puder ajudar. Tenho pouco conhecimento e experiencia no assunto - estou com a minha viatura há seis meses - mas no forum tem muita gente boa com muito conhecimento para partilhar. Tenho em algum lugar o manual do motor diesel - vou procurar para enviar, OK ? Parece que o ponto fraco de nossas Sportages é o aquecimento. Estou com a minha original, somente tendo modificado a valvula termostática fazendo 3 furinhos de 1/8 de polegada na mesma e instalado um medidor de temperatura no bloco do motor. Realmente o medidor original marca a mesma coisa - ligeiramente abaixo do traço central - de 65 até 92 graus. . .

    E confesso que me arrependi de ter comprado a Sportage. . . . . . me arrependi de não ter comprado antes . . . . . .

    Viatura compacta, fácil de andar - e estacionar - no transito congestionado do Rio de Janeiro, confortável e muito econômica - faço a média de 12,5 a 13,2 km/litro diesel com transito pesado. E muito resistente - levante a sua e veja por vc mesmo a robustez do chassis, suspensão, etc . . - a minha está com 300.000 km e acho que roda bem pelo menos mais uns 100.000 km . . . .

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Pardal01 Ver Post
    Pedro, fico a inteira disposição no que puder ajudar. Tenho pouco conhecimento e experiencia no assunto - estou com a minha viatura há seis meses - mas no forum tem muita gente boa com muito conhecimento para partilhar. Tenho em algum lugar o manual do motor diesel - vou procurar para enviar, OK ? Parece que o ponto fraco de nossas Sportages é o aquecimento. Estou com a minha original, somente tendo modificado a valvula termostática fazendo 3 furinhos de 1/8 de polegada na mesma e instalado um medidor de temperatura no bloco do motor. Realmente o medidor original marca a mesma coisa - ligeiramente abaixo do traço central - de 65 até 92 graus. . .

    E confesso que me arrependi de ter comprado a Sportage. . . . . . me arrependi de não ter comprado antes . . . . . .

    Viatura compacta, fácil de andar - e estacionar - no transito congestionado do Rio de Janeiro, confortável e muito econômica - faço a média de 12,5 a 13,2 km/litro diesel com transito pesado. E muito resistente - levante a sua e veja por vc mesmo a robustez do chassis, suspensão, etc . . - a minha está com 300.000 km e acho que roda bem pelo menos mais uns 100.000 km . . . .


    300 mil km???????????? original? show de bola... a minha fez 123mil hj... voltando de juiz de fora... se aguentar os 300 da sua ta otimo.... a sua mesmo com essa kilometragem não baixa agua e continua durinha ainda... e a suspensão... deu muita manutenção...

    parabens ai..

  • #8
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    27/07/2012
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    Olá André,

    Bem, 300.000 km de rodagem . . . mas motor com 45.000 km . . . comprei de um amigo muito cuidadoso com a viatura (segundo dono - o primeiro foi um amigo dele em Salvador que despachou o carro para o Rio de Janeiro de cegonha), que emprestou a Sportage para uma viagem Rio-Brasília. . . . no meio da viagem pararam a noite para abastecer, um lanche, completar o diesel, etc . . e parece que o frentista não fechou a tampa do radiador. . . . pegaram a estrada a 140, a temperatura começou a subir acima da metade do marcador, chegou a 3/4, mas o motorista nem ligou. . . talvez por não conhecer a viatura ou ficar com receio de parar na beira da estrada a noite. . . resultado. . . .o marcador chegou ao fim da escala e a viatura parou . . com o motor travado . . . . sem água e sem a tampa do radiador. . . e ai só de reboque pela manhã para a concessionária mais próxima. . . o resultado vc já imagina . . . motor praticamente todo refeito. . .
    Pelo ocorrido e prejuizo . . . imagine refazer o motor na conce$$$ionária - por falha humana, logo ele todo cuidadoso - quase que tb perde o amigo (bem, certamente não empresta mais nenhum carro para o mesmo...) . . . ele passou a Sptg para um irmão que não tinha onde guardar a viatura por falta de vaga no condomínio . . . foi ai que negociei a mesma. . .
    Realmente este motor mazda é muito bom . . . não baixa a água (tenho no porta malas um litro de água destilada lacrada há seis meses. . . ), o aspeco da água inclusive está limpinha, e tb não consome óleo. . . . troco rigorosamente a cada 5.000 km com todos os filtros. . . apesar de um pequeno vazamento . . .algumas gotas de óleo provavelmente pelo retentor do volante do motor. . . com relação a suspensão vou trocar agora as balanças dianteiras, que estão com uma pequena folga. Troquei tb as molas traseiras pelas do Celta GNV, o que deu uma levantada na traseira (uma estava com um elo quebrado e as originais estavam muito cara$$$).
    E em dezembro troquei a embreagem, que estava já com 120.000 km de uso. . . . ainda rodava, mas já sentia patinar quando muito solicitada.

    Com isto tudo concluo que o Pedro deve ter feito um ótimo negócio . . é dar um trato na viatura, seguir com a manutenção normal, se possivel instalar um medidor auxiliar de temperatura (preferi instalar no bloco, pois independe do nível ou existencia ou não de água, outros no forum recomendam monitorar a temperatura do óleo... ) e curtir a viatuara. Creio que atualmente a Sptg Diesel é a opção de melhor custo/benefício no mercado . . .

    Um abraço e um bom dia para todos,

    Claudio Magnanini

  • #9
    Usuário Avatar de phmatheus
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    Opa Claudio, não sei se fiz um bom negocio, mas tenho margem para deixar a viatura 0Km. Paguei no Leilão R$ 8.500 já com as taxas e comissão do leiloeiro. Tenho quase certeza que terei de fazer o motor, pois do jeito que o infeliz ligou a entrada de ar sem o filtro duvido que o motor esteja bom.

    O Negocio ainda está em aprovação, devo ter a resposta até a quinta feira, como o lance ficou abaixo do minimo ele está em condicional aguardando aprovação da financeira.

    Vou colocar as fotos dela aqui no site, uma vez que achei as fotos no google images.

    Anexo 391128Anexo 391130Anexo 391129Anexo 391131Anexo 391132Anexo 391133

    Perguntei da chave pois foi arrancado o miolo e uma parte do painel, se a Sportage fosse igual os carros novos a gasolina, que a chave é codificada eu tava ferrado

    Bom espero que seja aprovado, e possa pegar logo a danada para dar um trato nela assim posso voltar ao mundo 4x4 depois de 10 anos parado

    Grande abraço
    Pedro

  • #10
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    O painel dela está bem incompleto,

    uma dica,
    mutios botões, e peças que faltam ali você encontra no ebay

  • #11
    Usuário Avatar de Claudio_Mag
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    Ok Pedro, realmente é um tiro no escuro. . . espero que vc acerte o alvo na mosca ! Uma boa sorte !!
    Alem da ótima dica do rDuran (nunca comprei peças automotivas no e-bay, mas para eletrônicos, etc é ótimo), existe tb a www.koreaps.com e a www.kiapartsoverstock.com (dicas no forum . . . tb nunca comprei. . . ). Um local que tive um ótimo atendimento foi o Ferro Velho Pedroso - (47) 33391703 - pedrosocaminhonetes@hotmail.com. Encontrei por acaso no Mercado Livre quando estava pesquisando a sede da válvula termostática - minha primeira ideía para instalar o sensor auxiiar de temperatura seria abrindo rosca próximo da válvula termostática, mas como fiquei com receio de trincar a peça, etc, acabei comprando uma para testar . . .e acabei mudando de idéia. O Pedroso atende rápido, tem muita coisa em estoque e o preço é muito bom . . . deve ter as partes do painel, etc . . . não custa consultar . Outro site interessante é o www.pecasonline.com.br.

    Um abraço,

    Claudio

  • #12
    Usuário Avatar de phmatheus
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    Pessoal, agradeço as Dicas, mas a financeira não aprovou meu lance, e o carro vai voltar para leilão, acabei de ter a resposta.

    Bom, mais uma vez muito obrigado pelas dicas, quem sabe quando ela for a leilão novamente eu tente arrematar ela.

    Grande Abraço
    Pedro

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