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  • #1
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    Motor AP em jeep. Duvida




    Bom dia, primeiramente peço desculpas pelo tópico, sei que já foi debatido bastante sobre isso, mas como estou sem tempo para ficar pesquisando criei um tópico com todas minhas duvidas.
    Lá vai...
    Tenho um motor AP 1.8 injetado sobrando, o motor tem 96mil km originais, sei toda a procedência do motor (era de um escort que era meu), estava pensando em o que fazer com o motor, pensei em fazer uma gaiola, mas desisti da ideia por nao ter documentos, por nao poder rodar na rua, etc... Foi ai que me surgiu a idéia de botar em um jeep, para fazer trilhas leves e passeios (para trilhas pesadas tenho a toyota, heehe), mas como me conheço sei que em breve vou querer turbinar o APzinho, hehehe. Então peço para vcs mais experientes, fica boa essa adaptação?? sei que o motor nao tem muito torque, mas como o jeep é leve acho que o AP se vira bem, pretendo botar eixos de pickup no jeep para ganhar mais estabilidade, a suspenção penso em fazer um SPOA, mas com as molas originais do jeep (como vai ter eixos de pickup acho que da para deixar as molas originais), direção hidraulica pretendo botar do santana (fica bom?), a caixa da pra deixar original, ou preciso troca-la?? (se trocar, botar a de chevette?), pneus, pretendo usar uns 33 ou 31 recapados, nao vai faltar força pro motorzinho??
    Bom, por enquanto acho que é isso...
    Desculpa novamente pelo tópico.
    Toyota Bandeirante, OM-364 Turbo, SPOA, Pneus 35" BF Mud... Em breve k16 + intercooler...
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  • #2
    Citação Postado originalmente por junior888 Ver Post
    Bom dia, primeiramente peço desculpas pelo tópico, sei que já foi debatido bastante sobre isso, mas como estou sem tempo para ficar pesquisando criei um tópico com todas minhas duvidas.
    Lá vai...
    Tenho um motor AP 1.8 injetado sobrando, o motor tem 96mil km originais, sei toda a procedência do motor (era de um escort que era meu), estava pensando em o que fazer com o motor, pensei em fazer uma gaiola, mas desisti da ideia por nao ter documentos, por nao poder rodar na rua, etc... Foi ai que me surgiu a idéia de botar em um jeep, para fazer trilhas leves e passeios (para trilhas pesadas tenho a toyota, heehe), mas como me conheço sei que em breve vou querer turbinar o APzinho, hehehe. Então peço para vcs mais experientes, fica boa essa adaptação?? sei que o motor nao tem muito torque, mas como o jeep é leve acho que o AP se vira bem, pretendo botar eixos de pickup no jeep para ganhar mais estabilidade, a suspenção penso em fazer um SPOA, mas com as molas originais do jeep (como vai ter eixos de pickup acho que da para deixar as molas originais), direção hidraulica pretendo botar do santana (fica bom?), a caixa da pra deixar original, ou preciso troca-la?? (se trocar, botar a de chevette?), pneus, pretendo usar uns 33 ou 31 recapados, nao vai faltar força pro motorzinho??
    Bom, por enquanto acho que é isso...
    Desculpa novamente pelo tópico.
    Fala Junior, o que mais tem aqui no forum da parte de jeep é "caixa de chevette" e "motor ap", o moderador vai adorar seu tópico kkkkkk, mas vamos lá:
    AP 1.8 turbo tem bastante rodando por aí (originalmente aguenta mais do que o 2.0), pode fazer spoa deixando as molas originais, fica bom. DH do VW é fácil de instalar e aguenta bem o jeep (uso e recomendo), caixa original que vc diz é do jeep? já que vai mexer na posição do motor põe a caixa do chevette, ou como é só pra trilha (vai que vc invente puxar a bandeirante hehe) já poe uma clarck grande, de c10 ou a 240f 4m da d20, bonanza, f1000...tem gente usando pneu 37 com ap turbo rsrs

  • #3
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    Citação Postado originalmente por jipeirodesdepequeno Ver Post
    Fala Junior, o que mais tem aqui no forum da parte de jeep é "caixa de chevette" e "motor ap", o moderador vai adorar seu tópico kkkkkk, mas vamos lá:
    AP 1.8 turbo tem bastante rodando por aí (originalmente aguenta mais do que o 2.0), pode fazer spoa deixando as molas originais, fica bom. DH do VW é fácil de instalar e aguenta bem o jeep (uso e recomendo), caixa original que vc diz é do jeep? já que vai mexer na posição do motor põe a caixa do chevette, ou como é só pra trilha (vai que vc invente puxar a bandeirante hehe) já poe uma clarck grande, de c10 ou a 240f 4m da d20, bonanza, f1000...tem gente usando pneu 37 com ap turbo rsrs
    Certo... a caixa original que falo é a do jeep sim, e quanto a turbinar, nao vou turbinar logo (eu acho, rsrs), a caixa de c10 nao é muito longa para o AP?...
    E quanto a puxar a bandeirante, acho que nao, mais facil eu puxar o jeep com a band, hehehehe
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  • #4
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    Citação Postado originalmente por jipeirodesdepequeno Ver Post
    Fala Junior, o que mais tem aqui no forum da parte de jeep é "caixa de chevette" e "motor ap", o moderador vai adorar seu tópico kkkkkk, mas vamos lá:
    AP 1.8 turbo tem bastante rodando por aí (originalmente aguenta mais do que o 2.0), pode fazer spoa deixando as molas originais, fica bom. DH do VW é fácil de instalar e aguenta bem o jeep (uso e recomendo), caixa original que vc diz é do jeep? já que vai mexer na posição do motor põe a caixa do chevette, ou como é só pra trilha (vai que vc invente puxar a bandeirante hehe) já poe uma clarck grande, de c10 ou a 240f 4m da d20, bonanza, f1000...tem gente usando pneu 37 com ap turbo rsrs
    se vai turbinar o ap então tem que por um cambio que aguente ,no caso um clark 260f , se vai por pneuzão então tem que reduzir as relações de diferencial , no caso uma 9/53 por ser um ap e 1.8 .

  • #5
    a da C10 3m fica um pouco escalonada, dependendo do or$$amento já poe uma 260f de cara
    []'s

  • #6
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    e esse clack 260f é de que veiculo?? f1000?? e quanto custaria um cambio desse??
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  • #7
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    É facil fazer a instalação dos eixos de pickup?? seria só tirar os do jeep e botar os outros? ou tem que ajustar alguma coisa?
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  • #8
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    Penso eu que tem que ajustar no mínimo as barras de direção (e novamente se for fazer SPOA depois), linhas de freio, pinos do eixo (onde vai o feixe) e talvez cardãs.

  • #9
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    Junior a caixa 260F é a que saiu nas A/C 10 e primeiras A/C 20 são muito boas mas o pessoal ta esfolando no preço tem tambem a 240F que tem a 1ª seca e muito reduzida saiu nas D/10 tambem todas tambem equiparam as F-1000, qualquer uma ficara boa no jeep pois terá uma 1ª bem mais reduzida que a original do jeep que o motor vai apanhar para arrancar, quanto a suspensão original muda os feixes de molas traseiros para perto das rodas com isso o jeep vai ganhar muito em estabilidade na frente da para manter na mesma posição a diferença entre o jeep e a F-75 ou rural é muito pequena não vale a pena mudar suportes por +/- 7cm mas atras ja vale a pena fazer o suporte e colocar os feixes por fora do chassi (bem por fora) quanto mais longe melhor, nos eixos somente a retirada das sapatas de baixo para cima fiz em casa com ajuda de um nivel, retirei uma sapata e mantive a outra nivelei o diferencial pela sapata ainda na posição original e soldei a outra tambem no nivel no outro lado do tubo depois só virar o eixo retirar a outra original e pela que foi soldada nivelar novamente e soldar, muito facil isso para o diferencial dianteiro pois temos que ter muito cuidado para não afetar o angulo dos munhões no traseiro retirei as duas sapatas nivelei o diferencial a olho erguendo um pouco a flange da cruzeta para ficar um pouco mais alinhada com o cardã e soldei as sapatas niveladas, quanto a direção do santana é excelente no jeep mas não coloca ela direto na barra da direção tem que fazer uma guia para a saida da caixa e depois ligar a barra de direção pois tem alguns relatos de quebrar a carcaça da caixa que é de antimônio (ou alguma liga similar) que são materiais fracos para pandadas o que é algo bem comum em trilhas.

  • #10
    Usuário Avatar de junior888
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    Citação Postado originalmente por georgevalle Ver Post
    Junior a caixa 260F é a que saiu nas A/C 10 e primeiras A/C 20 são muito boas mas o pessoal ta esfolando no preço tem tambem a 240F que tem a 1ª seca e muito reduzida saiu nas D/10 tambem todas tambem equiparam as F-1000, qualquer uma ficara boa no jeep pois terá uma 1ª bem mais reduzida que a original do jeep que o motor vai apanhar para arrancar, quanto a suspensão original muda os feixes de molas traseiros para perto das rodas com isso o jeep vai ganhar muito em estabilidade na frente da para manter na mesma posição a diferença entre o jeep e a F-75 ou rural é muito pequena não vale a pena mudar suportes por +/- 7cm mas atras ja vale a pena fazer o suporte e colocar os feixes por fora do chassi (bem por fora) quanto mais longe melhor, nos eixos somente a retirada das sapatas de baixo para cima fiz em casa com ajuda de um nivel, retirei uma sapata e mantive a outra nivelei o diferencial pela sapata ainda na posição original e soldei a outra tambem no nivel no outro lado do tubo depois só virar o eixo retirar a outra original e pela que foi soldada nivelar novamente e soldar, muito facil isso para o diferencial dianteiro pois temos que ter muito cuidado para não afetar o angulo dos munhões no traseiro retirei as duas sapatas nivelei o diferencial a olho erguendo um pouco a flange da cruzeta para ficar um pouco mais alinhada com o cardã e soldei as sapatas niveladas, quanto a direção do santana é excelente no jeep mas não coloca ela direto na barra da direção tem que fazer uma guia para a saida da caixa e depois ligar a barra de direção pois tem alguns relatos de quebrar a carcaça da caixa que é de antimônio (ou alguma liga similar) que são materiais fracos para pandadas o que é algo bem comum em trilhas.
    certo georgevalle, obrigado pelas dicas, vc acha que eu gasto quanto nos eixos de pickup?? e sera que ganho quanto dos do jeep?
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