Pessoal, estou quase chegando a conclusão que a band tem uma distribuição de peso muito deslocada para o eixo dianteiro (devido ao motor/câmbio muito pesados). Ou seja, traseira muito leve.
Estes dias na trilha tinha uma curva de baixíssima velocidade (era muito fechada, tive que manobrar 2 vezes para fazer a curva) e em seguida já iniciava uma subidinha pouco inclinada e sem erosão mas com aquela lama superficial que empasta o pneu (VJ910 mud). Portanto tive que iniciar a subida com velocidade zero.
Tentei subir diversas vezes... em primeira reduzida pisando bem leve... pisando forte... depois tentei em segunda reduzida e até tentei passar terceira marcha também..... pegando embalo... tentei dar umas pisadinhas no freio pq de vez em quando um dos pneus parava e o oposto patinava. Não tinha maneira, os pneus ficavam girando e ela não saia do lugar. Só não tentei de ré pq não tinha espaço para manobrar direito....rs
E logo na minha frente tinham passado 2 jeeps com pneu fronteira sem o menor problema.
Já estava quase partindo para o guincho quando me lembrei de uma outra trilha que fiz perto de Osasco no início do ano. Nesta trilha de Osasco fui com o carro todo carregado com zequinha e com 2 pessoas "fortinhas" nos bancos traseiros, provavelmente uns 80kg cada um. E essa trilha fiz inteira sem o menor problema.... em subidas com muita erosão e molhada onde diversos carros sofriam eu passei sem muito esforço.
Aí com essa idéia de colocar peso na traseira pedi pro meu zequinha subir no parachoque traseiro. (nesse dia estava sem ninguém nos bancos traseiros). Na hora resolveu o problema.... os pneus patinavam muito ainda mas aos poucos ela ia subindo, fui dando uns toques no freio e ela foi subindo.
Alguém tem acesso fácil a uma balança para testar a distribuição de peso da band???? Primeiro sobe na balança só com os pneus dianteiros.... depois só com os pneus traseiros.... com isso dá pra ter uma idéia da distribuição para saber se essa idéia tem fundamento ou não.
To quase arrumando uns pesos pra colocar na band quando for fazer trilha.... estimo que pra ficar equilibrada precise uns 100~150kg na traseira.... lembrando que é uma band curta... alguém tem uma idéia??? Uns haltéres de academia.... um tanque de água.... sacos de areia.... o problema é qq coisa que se coloque ali atrás vai ocupar muito espaço. Talvez seja possível colocar algo por baixo da carroceria onde costumava vir o estepe das bands antigas.
Até mesmo em relação ao bloqueio de diferencial. Já que o eixo dianteiro é quem mais traciona, ele é que deveria receber um bloqueio de diferencial e não o traseiro.