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  • #1
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    Pneus de Diametros diferentes na Grand Cherokee 95




    Olá pessoal

    Acabei de adquirir uma Grand Cherokee limited 95, e minha intenção é trocar os pneus dela. O Dono antigo, para por o carro pra vender, substituiu os penus traseiros por pneus mais novos Yokohama Geoland, o prolbema é q eles tem medidas BEEEEEEEM diferentes dos dianteiros.

    Traseiros: 265/70/15
    Dianteiros (medida original): 225/75/15

    Uma diferença de 4,66%!

    Não pretendo rodar mais até trocar os 4 pneus, mas gostaria de saber: Que problemas essa diferença poderia acarretar, sabendo que a cherokee possui 4x4 permanente?

  • #2
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    Segundo meus conhecimentos, por a Cherokee tem diferencial central não existe probabilidade de avarias no sistema, como aconteceria em outro jeep... mas acredito que fica um pouco desequilibrado e digamos... desproporcional...

  • #3
    Negativo, pode avariar sim.
    Se for um veiculo padrão importado legalmente:
    No caso da Grand Cherokee é um aclopamento viscoso que quando tem diferença de rotação vai transferir a tração para frente, pois normalmente ela é só traseira. Mas pode sozinha bloquear totalmente o diferencial central pela diferença de rotação.
    Não deve colocar a reduzida.
    Outra coisa, ele não é aro 16? Pelo que me lembro as Grand são todas aros 16...

  • #4
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    acho q só as 96 em diante sao 16...

    as 95, segundo uma loja de pneus chamada Roadstone, sairam com aro 15, nas medidas 225/70/15, 225/75/15 e 235/70/15

  • #5
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Qualquer 4x4 deve usar o mesmo diametro de pneus nas 4 rodas.
    []'
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  • #6
    Nem sempre... já vi um que usava pneus 33 na frente e 35 atrás, mas com relações de diferenciais diferentes para acertar.

  • #7
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    Wallace, Mas quando tem diferencial central, esse problema de pneus diferente é corrigido, não ?! (talvez a melhor palavra não seja corrigido)

    []´s quase de recuperação

  • #8
    Sim, mas a Grand Cherokee não tem propriamente um diferencial central como a Defender, o Niva, a Pajero e a Cherokee Automatica (Sport).
    Ela tem um acoplamento viscoso como falei acima.

  • #9
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    Pessoal, obrigado pelas respostas

    Acabei de trocar os pneus, e coloquei os antigos à venda

  • #10
    Usuário Avatar de Marcelo Carvalhal
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    Grand Cherokee
    As rodas originalmente vinham em qualquer modelo (LAREDO OU LIMITED) aro 15", somente a ediçao ORVIS", tinha opção de vir com aro 16", e os eram pneus 215/70/15", e na ORVIS" 225/75/R16" sempre GOODYEAR GSA
    Á parti de 96 os modelos LAREDO vinham com aro 15" e as LIMITED com aro 16", inclusive no estepe, lembrando quando modelos importado inicialmente pela antiga CHRYSLER.
    As variaçoes de diferenciais traseiros não existiam em 95, no caso de modelos, mesmo sendo limited mas 6 cilindros somente vinham com DANA 35, sem acoplamento viscoso, mas com tração positiva, nos modelos V8 canadenses era usado DANA 42, sem acoplamento viscoso e tração positiva
    O acoplamento viscoso só começou na linha JEEP em 1996, com DANA 44, lembrando que o acoplamento viscoso é no eixo traseiro e com funcionamento por fricção e temperatura, igual a sexo esquentou, acoplou engatou saiu, mas somente em 70 % de bloqueio
    A partir de 1996 é iniciado o cambio 44RH ou o QUADRATRACK, que distribuia a tração por meio do diferencial central em 70% na traseira e 30% na dianteira, esta distribuição é feita de maneira mecânica como nos câmbio tipo CVT de marcha ou o mesmo sistema das SCOOTER sendo diminuida em até 60% traseira e 40% dianteira na posição FULL TIME, 50% 50% em posiçao LOW
    Isto são dados reais sem chutes!!! é so confirmar em conssecionário autorizado CHRYSLER / JEEP, que hojem dia ficou com as revendas MERCEDES BENZ 8)
    Marcelo Carvalhal
    Jeep Dodge Crysler Especialist
    www.unionjeep.com.br compre seu JEEP em Itaipava !

  • #11
    Desculpa Marcelo, mas esta quase tudo errado!
    Muito chute, e quem costuma falar mais besteira é a autorizada!
    Recomendo fortemente a só ter como fonte material escrito pela propria fabrica, de preferencia preto no branco.
    Somente alguns poucos sites tem informação correta.

    Uma dica, quando alguem falar em % que não for 100% desconfie que 99% das vezes é besteira.

    Primeiro entenda que tem 3 coisas que nào tem nada a ver uma coisa com a outra fora serem montadas no mesmo veiculo.
    Eixo é uma coisa, caixa de transferencia é outra e cambio e outra.
    Acoplamento visco não tem nada a ver com Dana 44, Dana 35, Dana 42, Eixo ou bloqueio de diferencial.
    Acoplamento é da caixa de transferencia. O acoplamento viscoso é da caixa de transferencia Quadra Track sim, mas ela foi inicialmente usada na Wagonner de 1973!
    Ela normalmente transfere 100% da tração (ou torque) para o eixo traseiro.
    Quando ocorre diferença de rotação entre os cardans (normalmente porque o eixo traseiro esta com alguma roda patinando) os discos do acoplamento viscoso vão gerar calor o que vai fazer o silicone do acoplamento dilatar e assim começar a transferir a tração para o eixo dianteiro. 100% da tração (ou torque) pode ser enviada para o eixo dianteiro.
    Como pode ver nada de 30, 40, 60 ou 70% nem nada tipo CVT ou Scooter.
    Em reduzida como toda as caixas de transferencia da linha Jeep os cardans ficam ligados mecanicamente sendo obrigados a girar na mesma rotação (nada de 50%).

    Ao que me consta todas as ZJ importadas oficialmente no Brasil usam a Quadra Track.
    As WJ (em 99) usam a Quadra Track II (que é basicamente a mesma coisa da Quadra Track) e algumas Limited tem a Quadra Drive (normalmente as que tem teto solar).
    A Quadra Drive usam os gero rotores hidraulicos Vari lok tanto na caixa de transferencia como nos eixos, permitindo assim transferir 100% da tração (ou torque) para uma única roda.
    De 96 a 98 é tem a nova transmissão 44RE para as ZJ (Grand Cherokee Limited aqui no Brasil) com motor 5.2 em substityuição a 46RH que é usada de 93 a 95.
    As 5.9 usam a 46RE e as 4.0 usam a 42RE.
    E as WJ em 99 usam as 45RFE com os motores 4.7.

    O bloqueio de eixo ou de diferencial é o de deslizamento limitado (fora quando se tem o Vari-lok nas WJ) Trac lok da Dana. É um bloqueio de discos similar ao aqui chamado tração positiva da Ford. Este 70% que todos falam e não tem nada a ver com nada, e vem de uma propaganda antiga da Ford que falava que se ganhava em até 70% de tração com a tração positiva.

    O Dana 44 da ZJ (apartir de 95) não é mais interesante que o dana 35, pois é um dana 44 de aluminio na bola do diferencial!

    Dana 42 na linha jipe desconheço, mas tinha o dana 41 em alguns modelos de 46 a 50...

    Recomendo só confiar em fontes impressas e de preferencia da propria Jeep.
    Sites é onde se encontra muitas besteira, conheço poucos confiaveis.
    No boca a boca esquece... 99% é besteira...

    99% do que citei aqui tenho documentado em papel, normalmente da propria Jeep, muitas vezes em ingles.

  • #12
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Citação Postado originalmente por Wallace
    Nem sempre... já vi um que usava pneus 33 na frente e 35 atrás, mas com relações de diferenciais diferentes para acertar.

    Wallace

    Claro q se conseguir compensar na relação vc pode usar qualquer pneu.


    Em siruação NORMAL os pneus devem ser do mesmo tamanho, e de preferencia iguais, marca, modelo e até desgate.

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

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