Pessoal,
Estou precisando da ajuda de alguém que já trocou a relação da sua bandeirante para 12x35.
A minha bandeirante é curta, ano 96, relação original. Estou aproveitando e trocando o eixo para flutuante, aproveitando o diferencial.
Adquirida CONIFLEX, conceituada empresa em São Paulo, as relações (eixo e pinhão). Custo: R$ 2300,00 - dois conjuntos (frente e traseiro) com rolamentos internos. Os rolamentos externos, tive que comprar a parte.
Ferramentas compradas para o serviço:
- 01 torquímetro R$ 29,00
-01 balança digital de peixe R$ 40,00
-01 tampão para tubo de esgoto 100mm R$ 5,00
Prerrogativas: tive que ler e rever o manual de serviço da Bandeirante como instrução para execução do serviço. Também aproveitei o vídeo do colega que fez a troca do pinhão e coroa a seguir:
regulagem coroa e pinão no olho - YouTube
Início dos trabalhos: ao iniciar os trabalhos, verifiquei que o flange do cardam não encaixava perfeitamente no pinhão. Também o rolamento externo entrava com muita pressão. Resultado: tive que levar o pinhão num torneiro para que ele lixasse a base do pinhão onde se encaixa o rolamento externo e frisar ainda mais os sulcos das estrias da cabeça do pinhão. Custo: R$50,00.
Depois de passar por essa primeira dificuldade, reiniciei a montagem do conjunto. Rolamentos internos e externos instalados perfeitamente na carcaça e no pinhão, flange instalado conforme o manual da Toyota Bandeirante e pré-carga executada conforme vídeo.
Tudo ia dando certo até a coroa ser instalada, motivo pelo qual posto o vídeo a seguir onde exponho minha dificuldade.
Então pessoal, aguardo ajuda de alguém!
Abs
OBS: Quero aqui esclarecer que ao adquirir a relação 12x35 com o pessoal da CONIFLEX, fui muito bem atendido por eles. No entanto, ficou bem claro que eu ia aproveitar o diferencial original da bandeirante. Acreditava que seria “plug and play”, ou seja, retirar a coroa e pinhão original sem nenhuma dificuldade, portanto fica aqui este alerta para quem for fazer esse serviço futuramente.