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Convex Datacenter
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  • #1
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    20/11/2010
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    Tô querendo trocar meu Celta numa Rural Willys 67, mas tô com cagaço!! Aconselhem-me.




    Em 1º lugar, gostaria de dar um grande olá a todos, já que é o meu 1º post aqui no fórum.

    Moro no Rio de Janeiro, e como o título do tópico já diz, estou de olho numa Rural 67 4x2, toda verde, aparentemente impecável, que está há 10 anos com o mesmo dono (que também mora no Rio) e está pedindo R$18.000,00 no carro, que é mais ou menos o preço que está valendo o meu Celta 2006/2007, o qual estou pensando em vender pra pegá-la. Já pesquisei um bucado na internet e pela média de preço a Rural dele parece estar valendo a pena.

    Ainda não sei o que é e o que não é original nela. Ele diz estarem o chassi e a carroceria nota 10, banco de couro, dentre outras mil coisas na mecânica, GNV etc (com nota fiscal de tudo). Vou conferir tudo amanhã.

    O problema é que eu sou leigo em mecânica (apesar de admirar), então tudo que eu poderei avaliar é referente ao que li e pude assimilar destas "dicas de compra rural willys" do site Rural Willys Brasil: http://ruralwillys.tripod.com/diversos/dicascompra.htm

    Vou tirar umas fotos do carro e vou anotar tudo que ele disser a respeito da parte mecânica e depois virei aqui pedir a ajuda de vocês? Vocês me ajudam?

    Poderiam começar me dando o seguinte conselho: estou querendo esta Rural, pois começarei a trabalhar somente como Guia Ecológico, tendo como foco turistas gringos. Pergunta: vocês acham que está Rural é uma boa pedida pra esse tipo de trabalho?

    2 - Os meu planos para longo prazo (2 anos + ou menos) é de sair da cidade e ir morar no mato, que é meu habitat natural. Pergunta: devo ir fundo nessa troca ou não?

    3 - Vocês acham que um leigo em mecânica consegue aprender o necessário em quanto tempo pra tomar conta dos problemas de dia a dia de uma Rural?

    Grande abraço, meus amigos!
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de Marco-Maga
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    Citação Postado originalmente por ferujo Ver Post
    Em 1º lugar, gostaria de dar um grande olá a todos, já que é o meu 1º post aqui no fórum.

    Moro no Rio de Janeiro, e como o título do tópico já diz, estou de olho numa Rural 67 4x2, toda verde, aparentemente impecável, que está há 10 anos com o mesmo dono (que também mora no Rio) e está pedindo R$18.000,00 no carro, que é mais ou menos o preço que está valendo o meu Celta 2006/2007, o qual estou pensando em vender pra pegá-la. Já pesquisei um bucado na internet e pela média de preço a Rural dele parece estar valendo a pena.

    Ainda não sei o que é e o que não é original nela. Ele diz estarem o chassi e a carroceria nota 10, banco de couro, dentre outras mil coisas na mecânica, GNV etc (com nota fiscal de tudo). Vou conferir tudo amanhã.

    O problema é que eu sou leigo em mecânica (apesar de admirar), então tudo que eu poderei avaliar é referente ao que li e pude assimilar destas "dicas de compra rural willys" do site Rural Willys Brasil: http://ruralwillys.tripod.com/diversos/dicascompra.htm

    Vou tirar umas fotos do carro e vou anotar tudo que ele disser a respeito da parte mecânica e depois virei aqui pedir a ajuda de vocês? Vocês me ajudam?

    Poderiam começar me dando o seguinte conselho: estou querendo esta Rural, pois começarei a trabalhar somente como Guia Ecológico, tendo como foco turistas gringos. Pergunta: vocês acham que está Rural é uma boa pedida pra esse tipo de trabalho?

    2 - Os meu planos para longo prazo (2 anos + ou menos) é de sair da cidade e ir morar no mato, que é meu habitat natural. Pergunta: devo ir fundo nessa troca ou não?

    3 - Vocês acham que um leigo em mecânica consegue aprender o necessário em quanto tempo pra tomar conta dos problemas de dia a dia de uma Rural?

    Grande abraço, meus amigos!

    Ferujo,

    Seja bem vindo..

    Eu particularmente não trocaria, teria a Rural como segundo carro.

    Mas caso não de para vc ter dois, compre uma que seja 4x4.

    Pelo seu relato, vc vai precisar de tração para fazer o seu trabalho e futuramente poder morar e chegar na sua casa.

    Outra coisa, essa rural deve ser motor 6cc, esse motor não é de velocidade e sim de força.. Anda na estrada no max 70 km p/h

    Esperamos as fotos...

    Boa sorte!
    Marco Maga
    Gv 01,Pneus 235/70/16 BL 2" - F 75 /76 4cc pneus 33" PX2y8803-01

  • #3
    Usuário
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    Opa Marco,

    A profissão de Guia Ecológico no Rio não exige pegar estradas acidentadas o suficiente pra uma 4x4. Como eu vou andar muito mais no asfalto, creio que neste caso a 4x2 seja a ideal pra mim. Quando eu for pro mato, também não estarei em terrenos tãão acidentados.

    Essa questão do motor foi bom você salientar. Já vou checar logo isso amanhã! Mas acho que lembro dele ter falado que esse modelo dele foi um modelo lançado pra se rodar na estrada...

    Lembrei que ele disse também que o modelo do carro não é daqueles com suspensão dianteira de mola helicoidal e sim com feixe de molas.
    4X4 Brasil

  • #4
    Usuário Avatar de pmarc
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    Sobre 4x4:

    Melhor ter e não precisar do precisar e não ter.
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por pmarc Ver Post
    Sobre 4x4:

    Melhor ter e não precisar do precisar e não ter.

    Hahahahahahahaha... Muito boa essa!!!! Com certeza! Certíssimo pmarc!
    Mas achei cara tb! E como carro único... Sevc não for muito estressado, quem sabe!
    nogueiras4x4@bol.com.br JUNTE SUA TURMA E AGENDE SEU PASSEIO OFF-ROAD! Alto Estilo!!!

  • #6
    Usuário Avatar de Marco-Maga
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    Citação Postado originalmente por ferujo Ver Post
    Opa Marco,

    A profissão de Guia Ecológico no Rio não exige pegar estradas acidentadas o suficiente pra uma 4x4. Como eu vou andar muito mais no asfalto, creio que neste caso a 4x2 seja a ideal pra mim. Quando eu for pro mato, também não estarei em terrenos tãão acidentados.

    Essa questão do motor foi bom você salientar. Já vou checar logo isso amanhã! Mas acho que lembro dele ter falado que esse modelo dele foi um modelo lançado pra se rodar na estrada...

    Lembrei que ele disse também que o modelo do carro não é daqueles com suspensão dianteira de mola helicoidal e sim com feixe de molas.

    Pode ser que a relação seja longa por ser 4x2, mas mesmo assim vc sofre no asfalto, outra coisa é o freio, que é cilindro mestre e tambor e não hidrovacuo e disco.

    Não tão confiaveis, ja que vc vai estar transportando clientes.

    E como disse o Pmarc, antes ter e não precisar usar, do que ter que usar e não ter...
    Marco Maga
    Gv 01,Pneus 235/70/16 BL 2" - F 75 /76 4cc pneus 33" PX2y8803-01

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Marco-Maga Ver Post
    Pode ser que a relação seja longa por ser 4x2, mas mesmo assim vc sofre no asfalto, outra coisa é o freio, que é cilindro mestre e tambor e não hidrovacuo e disco.

    Não tão confiaveis, ja que vc vai estar transportando clientes.

    E como disse o Pmarc, antes ter e não precisar usar, do que ter que usar e não ter...
    Ah, ele disse também que está com freios a disco (ehhehe, aos poucos to lembrando dos detalhes).

    Mas por outro lado, se for 4x4, naquelas dicas salienta as seguintes desvantagens também:
    1- Tem maior custo de manutenção e lubrificação devido ao eixo dianteiro com tração que requer óleo, graxa e eventuais reparos.
    2- Menor confiabilidade devido ao maior numero de peças e engrenagens (eixo dianteiro e caixa de transferência)
    3- Maior consumo de combustivel devido ao maior peso, maior atrito do eixo dianteiro

    Isso confere?

    E outra coisa, lembro dele ter falado que a tração é na frente. Pode isso? Lembro dele ter falado algo sobre o carro já estar preparado para ser 4x4, só faltando não sei o que. Será que era originalmente 4x2 e ele começou a adaptar pra 4x4 ou o contrário?
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de Marco-Maga
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    Citação Postado originalmente por ferujo Ver Post
    Ah, ele disse também que está com freios a disco (ehhehe, aos poucos to lembrando dos detalhes).

    Mas por outro lado, se for 4x4, naquelas dicas salienta as seguintes desvantagens também:

    Quem disse isso

    1- Tem maior custo de manutenção e lubrificação devido ao eixo dianteiro com tração que requer óleo, graxa e eventuais reparos.

    Não. não tem custo maior, no eixo vai 1 litro de oleo 90

    2- Menor confiabilidade devido ao maior numero de peças e engrenagens (eixo dianteiro e caixa de transferência)

    Muito pelo contrario, maior confiabilidade, por ser 4x4

    3- Maior consumo de combustivel devido ao maior peso, maior atrito do eixo dianteiro

    Negativo, o atrito do eixo dianteiro só se dará se o 4x4 estiver ligado, se não, não e o peso é só a bola e engrenagens do diferencial dianteiro que não é nada.

    Isso confere?

    E outra coisa, lembro dele ter falado que a tração é na frente. Pode isso? A Rural 4x2 possui o diferencial geralmente no eixo traseiro, ou nem por isso?

    Imagina, tanto a rural como s F 75 são tração traseiras

    E fora o preço, vc paga mais caro numa 4x4 do que numa 4x2, eu particularmente não compraria uma 4x2 e fora que pra vc vender depois é um casamento.

    E vc consegue umas boas 4x4 no mesmo preço e quem sabe até mais barata.


    Marco Maga
    Gv 01,Pneus 235/70/16 BL 2" - F 75 /76 4cc pneus 33" PX2y8803-01

  • #9
    Citação Postado originalmente por ferujo Ver Post
    Em 1º lugar, gostaria de dar um grande olá a todos, já que é o meu 1º post aqui no fórum.

    Moro no Rio de Janeiro, e como o título do tópico já diz, estou de olho numa Rural 67 4x2, toda verde, aparentemente impecável, que está há 10 anos com o mesmo dono (que também mora no Rio) e está pedindo R$18.000,00 no carro, que é mais ou menos o preço que está valendo o meu Celta 2006/2007, o qual estou pensando em vender pra pegá-la. Já pesquisei um bucado na internet e pela média de preço a Rural dele parece estar valendo a pena.

    Ainda não sei o que é e o que não é original nela. Ele diz estarem o chassi e a carroceria nota 10, banco de couro, dentre outras mil coisas na mecânica, GNV etc (com nota fiscal de tudo). Vou conferir tudo amanhã.

    O problema é que eu sou leigo em mecânica (apesar de admirar), então tudo que eu poderei avaliar é referente ao que li e pude assimilar destas "dicas de compra rural willys" do site Rural Willys Brasil: http://ruralwillys.tripod.com/diversos/dicascompra.htm

    Vou tirar umas fotos do carro e vou anotar tudo que ele disser a respeito da parte mecânica e depois virei aqui pedir a ajuda de vocês? Vocês me ajudam?

    Poderiam começar me dando o seguinte conselho: estou querendo esta Rural, pois começarei a trabalhar somente como Guia Ecológico, tendo como foco turistas gringos. Pergunta: vocês acham que está Rural é uma boa pedida pra esse tipo de trabalho?

    2 - Os meu planos para longo prazo (2 anos + ou menos) é de sair da cidade e ir morar no mato, que é meu habitat natural. Pergunta: devo ir fundo nessa troca ou não?

    3 - Vocês acham que um leigo em mecânica consegue aprender o necessário em quanto tempo pra tomar conta dos problemas de dia a dia de uma Rural?

    Grande abraço, meus amigos!
    Olá, Ferujo!

    Embora eu não tenha chegado a trabalhar profissionalmente com turistas estrangeiros, fui um guia informal de americanos e ingleses durante os cerca de 9 anos em que trabalhei em uma empresa, há alguns anos. Eu os conduzia em São Paulo e em viagens para visitar clientes, e sei que, embora não sejam excessivamente exigentes, têm, via de regra, em comparação aos turistas brasileiros, pouco jogo de cintura para certos desconfortos.

    Posto isto, vamos ao que interessa: se o seu foco são os turistas estrangeiros, esqueça a Rural! O motivo é simples: a Rural tem apenas duas portas, o que torna extremamente desconfortável o embarque e desembarque de passageiros do banco traseiro, particularmente quando são idosos e obesos (ou seja, a enorme maioria dos turistas estrangeiros!). Some-se a isto o fato da Rural ser bastante antiga (portanto propensa a problemas mecânicos, por mais cuidadosa que seja a sua manutenção) e não ter ar condicionado (outro item muito valorizado por turistas estrangeiros).

    Se você acha que uma Rural 4x2 é suficiente para você, uma van ou mesmo uma Kombi VW também poderão atendê-lo. Mas se o objetivo é criar um clima de "aventura", de "adrenalina", não haverá como você escapar dos 4x4 maiores e mais caros, como, por exemplo, os Defender, as Toyotas Hilux SW, ou mesmo alguma picape de cabine dupla (que, entretanto, são tremendamente desconfortáveis para os passageiros do banco traseiro, particularmente se são obesos ou altos, ou seja, novamente, para a maioria dos estrangeiros!).

    Resumindo: respire fundo e contenha a sua vontade de trocar o Celta por uma Rural. Dê um tempo, faça suas contas, pesquise as opções que poderão atendê-lo dentro do seu orçamento, para não ficar com um enorme mico em suas mãos!

    [ ]s e boa sorte!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #10
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    20/11/2010
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    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Olá, Ferujo!

    Embora eu não tenha chegado a trabalhar profissionalmente com turistas estrangeiros, fui um guia informal de americanos e ingleses durante os cerca de 9 anos em que trabalhei em uma empresa, há alguns anos. Eu os conduzia em São Paulo e em viagens para visitar clientes, e sei que, embora não sejam excessivamente exigentes, têm, via de regra, em comparação aos turistas brasileiros, pouco jogo de cintura para certos desconfortos.

    Posto isto, vamos ao que interessa: se o seu foco são os turistas estrangeiros, esqueça a Rural! O motivo é simples: a Rural tem apenas duas portas, o que torna extremamente desconfortável o embarque e desembarque de passageiros do banco traseiro, particularmente quando são idosos e obesos (ou seja, a enorme maioria dos turistas estrangeiros!). Some-se a isto o fato da Rural ser bastante antiga (portanto propensa a problemas mecânicos, por mais cuidadosa que seja a sua manutenção) e não ter ar condicionado (outro item muito valorizado por turistas estrangeiros).

    Se você acha que uma Rural 4x2 é suficiente para você, uma van ou mesmo uma Kombi VW também poderão atendê-lo. Mas se o objetivo é criar um clima de "aventura", de "adrenalina", não haverá como você escapar dos 4x4 maiores e mais caros, como, por exemplo, os Defender, as Toyotas Hilux SW, ou mesmo alguma picape de cabine dupla (que, entretanto, são tremendamente desconfortáveis para os passageiros do banco traseiro, particularmente se são obesos ou altos, ou seja, novamente, para a maioria dos estrangeiros!).

    Resumindo: respire fundo e contenha a sua vontade de trocar o Celta por uma Rural. Dê um tempo, faça suas contas, pesquise as opções que poderão atendê-lo dentro do seu orçamento, para não ficar com um enorme mico em suas mãos!

    [ ]s e boa sorte!
    Olá, Girti! Muito boa a sua palavra! Gostei.

    Bom, meu foco é mesmo nos gringos, mas, dentro dos gringos, o público alvo é até meia-idade. É ecoturismo e ainda mais inclinado pra aventura mesmo, e a maioria dos mais velhos não tem disposição física pra tal.

    Os estrangeiros são mais exigentes mesmo, mas os que eu tenho levado no meu Celta não tem reclamado. Eles sacam que a onda é mais alternativa.

    Agora o lance que você falou dos problemas mecânicos e do ar-condicionado são uma verdade mesmo. E é justamente isso que tem me deixado encucado.

    Eu só tenho mais essa Rural na manga. Se não for amor à primeira vista, vou deixar essa pesquisa toda mais pra frente mesmo.

    Muito obrigado pelo toque, foi uma chamada responsa!

  • #11
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    28/05/2004
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    rural

    Ferujo, aqui em Campos tem um guia ecológico que usa uma rural para o transporte de turistas assim como vc está pensando em fazer. A rural que ele adquiriu era impecável em todos os aspectos, 100% original 4x4 e muito,mas muito inteira mesmo. Mas nem por isso ele deixou de ter muitos problemas mesmo mantendo a manutenção em dia ,ele ficou na mão algumas vezes e o pior, com clientes dentro. Não sei exatamente qto tempo ele está com ela mas sei que já trocou o motor original pelo Opala 6cc, instalou direção hidráulica, trocou o cambio, já reformou a caixa de tração várias vezes, freio a disco... teve problema com semi eixo traseiro que soltou duas vezes se não me engano.Além do dinheiro para adquiri-la, vc ainda vai gastar uma grana considerável pra deixá-la confiável, segura e com algum conforto como o ar condicionado por exemplo.
    O Girti foi muito feliz na sua esplanação sobre o assunto e concordo com ele!
    Em que parte do Rio vc está? Se eu puder te ajudar em alguma coisa é só falar.

    abraço

  • #12
    Usuário
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    20/11/2010
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    Citação Postado originalmente por Roger Nunes Ver Post
    Ferujo, aqui em Campos tem um guia ecológico que usa uma rural para o transporte de turistas assim como vc está pensando em fazer. A rural que ele adquiriu era impecável em todos os aspectos, 100% original 4x4 e muito,mas muito inteira mesmo. Mas nem por isso ele deixou de ter muitos problemas mesmo mantendo a manutenção em dia ,ele ficou na mão algumas vezes e o pior, com clientes dentro. Não sei exatamente qto tempo ele está com ela mas sei que já trocou o motor original pelo Opala 6cc, instalou direção hidráulica, trocou o cambio, já reformou a caixa de tração várias vezes, freio a disco... teve problema com semi eixo traseiro que soltou duas vezes se não me engano.Além do dinheiro para adquiri-la, vc ainda vai gastar uma grana considerável pra deixá-la confiável, segura e com algum conforto como o ar condicionado por exemplo.
    O Girti foi muito feliz na sua esplanação sobre o assunto e concordo com ele!
    Em que parte do Rio vc está? Se eu puder te ajudar em alguma coisa é só falar.

    abraço
    Bom, nada como dar ouvidos à voz da experiência. Taí o Girti falando que vai me dar dores de cabeça e você também! Vou deixar esse negócio de Rural só pra quando eu for morar no mato mesmo, então. Por enquanto vou ficando com meu Celtinha, que cuidei com tanto esmero.
    4X4 Brasil

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