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  • #1

    Ventoinha Elétrica




    Amigos , andei olhando uns tópicos , mas creio que não entendi direito , minha rural está com motor de opala 4 cilindros , o radiador é resfriado pelo ventilador do motor , eu posso colocar uma ventoinha eletrica como auxiliar?Ou eu tenho que retirar a outra?

    Ex.:

    Ventoinha Radiador E Condensador Universal Eletroventilador - R$ 78,00 en MercadoLibre

  • #2
    Usuário Avatar de Marcos Venicio Jankowski
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    Caro juliano, eu estava pensando em começar um tópico igual, pois estou com a mesma dúvida, Rural, motor opala 4, Helice, ventuinha, ventuinha externa?

  • #3
    Amigos, até onde ja pesquisei sobre o assunto, quem colocar a ventuinha elétrica, pode tirar a ventoinha do motor, pois vai ganhar uns poucos cavalos a mais de potencia.
    Resta saber qual ventoinha de que carro poder ser colocada, ja me falaram na do monza, vectra, etc.
    Mas para ligar a ventoinha, precisa instalar uma adaptação que era usada no tempra, algo como nome de adapatação verão para o tempra, que é na verdade um T de ferro com a rosca para instalar o cebolão de temperatura.

  • #4
    Sinceramente , pensei em algo bem mais simples amigos , ia comprar uma eletroventoinha universal que coubesse no suporte do radiador , colocaria um temporizador com botão e pronto , ao ligar o carro , depois de alguns segundos ela ligaria automatica , e o botão serve pra ligar ou desligar manualmente...sistema bem simples , apenas para "complementar" o sistema de refigeração normal..so queria saber se alguem ja fez e os resultados...

  • #5
    Usuário Avatar de Marcos Venicio Jankowski
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    Bem, segundo algumas informações a ventuinha elétrica refrigera menos d q a Hélice (caso eu não estiver correto alguém comente), e tenho um problema com lama, cada vez q entro em um lamaçal a hélice joga o barro até nos documentos, molhando distribuição etc....
    Minha intenção era colocar uma ventuinha com termostato entre o radiador e o motor e colocar outra (liganda manualmente) no lado de fora do radiador, assim antes do lamaçal vc ligaria a externa p refrigerar mais rápido e depois com as duas desligadas poderia passar sem jogar lama.
    Aguardo comentários.

  • #6
    Galera, na minha coloquei a ventoinha do Astra. Ela vai na frente do radiador, pro lado de fora, lá na frente ! Arranquei fora a que era direto no motor. Na troca, percebi um desempenho bem melhor do motor, ficou mais solto. Alguns parafusos que prendem o radiador serviram direitinho na furação da carcaça da ventoinha. Parte dela foi na fita hellermman mesmo. A Adaptação é relativamente simples...
    F 75: Ford Falcon 6cc 3.6 + Clarck 4m + WARM 9.000 + Fate 750 x 16 + um monte de coisas...

  • #7
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    Fotos.

    Citação Postado originalmente por Ricardo Bambhoo Ver Post
    Galera, na minha coloquei a ventoinha do Astra. Ela vai na frente do radiador, pro lado de fora, lá na frente ! Arranquei fora a que era direto no motor. Na troca, percebi um desempenho bem melhor do motor, ficou mais solto. Alguns parafusos que prendem o radiador serviram direitinho na furação da carcaça da ventoinha. Parte dela foi na fita hellermman mesmo. A Adaptação é relativamente simples...
    Boa noite, Ricardo, vc poderia colocar fotos da adaptação?? Ajudaria muito!!!

  • #8
    Usuário Avatar de Marcos Venicio Jankowski
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    Fotos realmente seriam úteis.

  • #9
    Citação Postado originalmente por Waldir Rodrigues de Lima Ver Post
    Boa noite, Ricardo, vc poderia colocar fotos da adaptação?? Ajudaria muito!!!
    Sabia que essa pergunta ia aparecer. Fiz isso há uns 7 anos e não tirei fotos. Agora a frente tá toda desmonatada pra botar a caixa de direção do maverick... Aproveitei e tirei tb alternador (acho que tb é do Astra, ou do Vectra) , distribuidor, polias, guincho, para-choque e etc pra revisar tudo. Quando montar novamente vou melhorar a adaptação e tirar fotos...
    F 75: Ford Falcon 6cc 3.6 + Clarck 4m + WARM 9.000 + Fate 750 x 16 + um monte de coisas...

  • #10

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