Olá Pessoal
Tenho uma F-75 4x2 que está atirada no jardim durante muitos anos, pois bem, resolvi então me juntar a este mundo off-road. Adquiri um motor de f-1000 4.9i, o diferencial dianteiro de tração e a caixa de tração/redução, pneus não sei qual usar, e gostaria de cortar o chassis, para deixa-lá mais leve e bonita ao meu gosto.
Gostaria de encurtar a caçamba, deixar ela "Pitóca". O uso dela seria 1% cidade e o resto de tempo, embaixo do mal tempo.
Como faço para encurtar o chassis e onde encurtar?
Procure no Frota4x4 o Tópico do Dom Pedro do Leandro, é uma F75 que ele encurtou, não só isso, reformou inteira e tudo com fotos, você irá se divertir bastante nesse tópico.
Ae Narega!! Esse mundo é pequeno, é Cachoeira tomando conta do fórum!!! Será que nos conhecemos?? hauehauehauh... quero ve essa bixinha ai, posso te dar umas dicas de quem faz o serviço. Tu já estas no cachoeira jeep club?
[]'s cachoeirenses
Já ouvi dizer que não fica bom encurtar chassis, e que a F75 fica com pouca tração nas rodas traseiras, porque fica muito leve, e que o chassis fica fraco.
É verdade ou mito?
Possuo uma F-75 encurtada em 40 cm (20 cm no entre-eixos e 20 cm após o eixo traseiro). Estou com ela desde janeiro de 2003, tendo rodado mais de 30 mil km sem problemas com a confiabilidade no chassis... é meu carro de dia-a-dia, trabalho, casamentos, baladas, viagens, trilhas, passeios, casamentos, etc... agora,o serviço tem que ser bem feito!!!
Quanto à tração traseira, nunca tive problemas significativos, quando comparado a qualquer outra camionete 4x4.
No entanto, sou um pouco influenciado pelo fato de possuir pneus 33... só o peso deles já dá uma força nessa questão...
Atualmente, ela pesa aproximadamente 1500kg em cada eixo, aferidos naquela balança da vistoria do Imetro!!! Portanto, concluo que a falta de peso não deve influenciar a ponto de prejudicar a tração...
Não sei se é verdade ou mito, é apenas a minha vivência... hehehe
Valeu Loras!!!
É que tenho um amigo que é amigo de um engenheiro da Volvo aqui em Curtiiba, e ele disse que chassis cortado não presta.
Tenho um CJ6, mas estou pensando seriamente em trocá-lo por uma F75.
O jeep é meu carro do dia-a-dia, e no inverno aqui o bicho pega, e uma F75 é fechada, tem vidro, etc...
A Azulinha é exatemente o que penso em fazer, motor 6cc do Opala à alcool, GNV, etc... mas estava pensando em só cortar o chassis após o jumelo traseiro, não mexendo no entre eixos. Pelo menos fica mais barato, mas ainda é um projeto de looooonnnngo prazo...
Aliás, é uma das limitações que tenho com a Azulinha... preciso carregar um pranha rígida para remoção e resgate atrás, e as vezes a própria vítima deitada... nessas situações, ou carrego a prancha na diagonal, ou a tampa da caçamba tem que ficar aberta...
Vale lembrar que o cilindro de GNV acabou tirando os 30 cm que faltam...
De qualquer maneira, cortar após o jumelo somente, seria um serviço mais simples, e talvez mais adequado às suas necessidades!!!
Aliás, acho esse ponto importantíssimo!! Reflita bem quais as suas expectativas e necessidades em relação ao carro... o dono anterior da Azulinha teve que vender pois a família não conseguia mais ir junto nos passeios... então voltou a Camper!!!