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Convex Datacenter
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  • #1
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    16/11/2007
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    Question Motor BF161 fumando




    A junta do cabeçote do meu BF161 queimou, aproveitei para fazer o cabeçote, trocar todas as valvulas de admissão e a junta, mas agora esta saindo muita fumaça branca pelo escapamento...
    Estou com duvida se vou precisar fazer o motor ou nao pois a fumaça que sai é branca entao acredito que nao seja anel...estou desconfiado que a junta pode ter queimado de novo ou o mecanico fez alguma merda quando montou...
    Antes de abrir o motor gostaria da opinião dos amigos entendidos daqui do forum...voces podem me ajudar? Sera que é o motor ou o cabeçote de novo?

    abraço

  • #2
    Amigo, se me permite minha opinião, com todo respeito, não faça como eu: tive dezenas de camaradas me dizendo pra nao investir no velho bf e eu teimei e fiz o motor, gastei uma nota (que dava pra ter comprado um opala 4 ou ate um 6) e o motor continua a mesma m%rda e sempre dando problema. BF quando nao esta amaciando está no fim da vida, nao vale a pena. Como já ouvi aqui pelo fórum "pinta de verde e joga no mato". kkkk

    Abração!

  • #3
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    16/11/2007
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    Question

    Pois é....ja pensei nisso... mas trocar motor nao é tao simples assim...quando começo a pensar nisso desanima: primeiro tem que achar um motor bom (o que ja é dificil pois vc so sabe se esta bom quando liga ele) com nota fiscal senao nao da para legalizar a documentação , depois tem que mexer no cambio pq o velho nao aguenta o motor, depois um monte de adaptacões para colocar o conjunto todo, acertar documentação, vistoria etc etc etc
    Eu não sou mecanico entao tem que pagar um cara bom para fazer e la vai mais $$$$
    Cara...realmente não sei o que eu vou fazer...to torcendo para que isso seja somente o cabeçote...vamos ver...

    abraço

  • #4
    Tudo bem, eu entendo teu caso. Se te ajuda, no meu eu mandei brunir as camisas, troquei juntas e aneis, melhorou com relacao ao que estava, porem continua vazando oleo por tudo que eh lado. Por acaso tu viu como estavam os aneis? pq se estiverem desgastados como estavam os meus, o oleo sobe. Da uma olhada no arrefecimento tb, ve se nao ta vazando agua pra dentro do cofre. A água do radiador nao pode ser a da torneira, o bom mesmo eh juntar a água da chuva que é mais pura. Eu coloquei tb etilenoglicol no radiador na proporcao de 60% agua + 40% etilenoglicol.

    Espero ter ajudado um pouco, 120% do que aprendi de mecanica foi pesquisando muito aqui no forum, a galera eh gente fina e genial.

    Abração.

  • #5
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    16/11/2007
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    Question

    Sera que o motor não presta mesmo ou tem poucas pessoas que sabem mexer com esse motor antigo? Ou as peças de reposição que sao ruins de ma qualidade ou feitas em fundo de quintal?

  • #6
    Citação Postado originalmente por Kakiko Ver Post
    Sera que o motor não presta mesmo ou tem poucas pessoas que sabem mexer com esse motor antigo? Ou as peças de reposição que sao ruins de ma qualidade ou feitas em fundo de quintal?
    Cara, pela minha experiência:

    1- O projeto desse motor é muito antigo, ele é muito ineficiente, imagina um motor de 6 cilindros gerar somente 90 cavalos (o opala 4 gera 95 pra teres ideia). Ele gasta combustível demais, da manutenção toda hora, perde a regulagem fácil fácil. A única vantagem é que ele é tão simples que dá pra aprender tudo sobre ele pra não ficar na mão.

    2- Peças originais até se acha, mas custam muito caro. A gente acaba apelando pro amigo frances aqui do forum, o "Jaque" (Já que não deu isso eu coloco aquilo... Já que fiz isso, eu faço aquilo...). Tem muita coisa que dá pra adaptar (exceto no coração do motor, é claro).

    3- Quanto ao meca, como te falei antes, é tão simples a mecânica dele que há 9 meses atrás qdo comprei a minha rural eu não sabia nada, zero. Hoje em dia sei o funcionamento dela de cabo a rabo, não tem o que eu não mexa.

  • #7
    Usuário Avatar de Marco-Maga
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    Citação Postado originalmente por Kakiko Ver Post
    Pois é....ja pensei nisso... mas trocar motor nao é tao simples assim..

    É simples sim
    .quando começo a pensar nisso desanima: primeiro tem que achar um motor bom (o que ja é dificil pois vc so sabe se esta bom quando liga ele) com nota fiscal senao nao da para legalizar a documentação

    O seu motor já é cadastrado no Doc? se não for ai é facil, nem nota fiscal vc precisa é só colocar e depois quando for o caso cadastra no doc, vc só tem que comprar um motor que ainda não seja cadastrado.

    , depois tem que mexer no cambio pq o velho nao aguenta o motor,

    Cambio, pode colocar o do chevette 5m do 1.0 ou 1.6, facil de achar.

    depois um monte de adaptacões para colocar o conjunto todo

    ´Pra adaptar vc só vai precisar da capa seca do opala e da flange se for 4x4.

    , acertar documentação, vistoria etc etc etc

    Vistoria não precisa caso seu motor ainda não esteja cadastrado no doc.
    Eu não sou mecanico entao tem que pagar um cara bom para fazer e la vai mais $$$$

    Vc vai gastar nisso tudo incluindo tirar um e colocar outro R$ 700,00 motor, R$ 600,00 cambio com capa seca e uns R$ 500,00 de mo pra tirar um e colocar o outro.

    Cara...realmente não sei o que eu vou fazer...to torcendo para que isso seja somente o cabeçote...vamos ver...

    abraço

    Kakito,

    Vc gasta R$ 1800,00 e não tem mais dor de cabeça..

    Qq duvida é só perguntar..
    Marco Maga
    Gv 01,Pneus 235/70/16 BL 2" - F 75 /76 4cc pneus 33" PX2y8803-01

  • #8
    Usuário
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    Question

    Citação Postado originalmente por Marco-Maga Ver Post
    Kakito,

    Vc gasta R$ 1800,00 e não tem mais dor de cabeça..

    Qq duvida é só perguntar..
    Meu motor esta cadastrado no doc...

  • #9
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Kakiko. Já que o motor esta cadastrado. e vc mecheu faz pouco tempo ::::::
    Roda com ele, vj se abaixa agua, esquenta e coisa e tal. Também verifique o nivel do oleo do motor, depois disso se estiver ruim aí pense em adaptação. Fumaça branca no escape, pode ser junta queimada. O bf. tem 3 linhas de parafusos no cabeçote, o do meio está debaixo do balanceiro. Muitas vezes AO REAPERTAR O CABEÇOTE, fazem o aperto dos laterais, e não fazem reaperto os que estão debaixo do eixo balancim. Então acontece de queimar junta do cabeçote, pois para apertar precisa retirar o balanceiro, e fazer a regulagem das valvulas. (não fazem) e liberam o veiculo, aí queima a junta do cabeçote. Ok......

  • #10
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    oi amigo pelo que sei esse motor é muito bom ele gasta o mesmo que um motor de opala 4 cil e tem quase a mesmo potencia pq a cilindrada é compativel pois o bf 161 é 2.6 e o opala é 2.5. agora ao defeito verifica as velas retire elas e veja se estiverem neladas de oleo é oleo passando ai volta na oficina e faz uma retifica completa não economiza q1ue ai vc vai ter um motor por muito tempo!

  • #11
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    Question

    Oi pessoal
    Fiz uma analise melhor removendo cada vela e realmente estava melada de oleo...cilindros 5 e 6...
    Bem pedi para o mecanico abrir o motor para avaliarmos como estavam os aneis, bronzinas etc etc Resultado:
    Medidas do pistao estao standard...nunca foi mexido, bronzinas/mancal esta tudo bem (o motor nao raja nada), cilindro sem risco sem problemas, os aneis estao gastos...entao decidimos fazer uma coisa que muitos vao condenar aqui: trocar apenas os aneis e ver no que da...
    Para fazer uma retifica completa nesse motor gasta uns 4 paus, trocar de motor vai me dar muita dor de cabeca, sem contar que nao sei como esse motorvai estar tambem...meu motor esta muito bom somente queimando oleo entao vou arriscar fazer isso pois o gasto 'e pouco e se nao der ai sim parto para outra decisao...
    Juntas vou trocar todas pela Sabo, e aproveitei comprar tambem uma helice de 6 pas para melhorar o arrefecimento...
    Alguem aqui no forum ja teve experiencia semelhante?

    abracao a todos

  • #12
    Usuário
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    04/11/2005
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    rio de janeiro/RJ
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    amigo vc verificou com alguma equipamento de medição como estão as medidas poderia mandar pelo meno brunir as camisas ou so retificar as camisas aproveita o motor aberto e troca as brozinas pois num acho que deva ser tão caro

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