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Tópico: Dicas Funilaria

  • #1
    Usuário Avatar de jdutra
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    Dicas Funilaria




    Pessoal,

    Resolvi dar uma restaurada na minha Rural internamente. Comecei tirando bancos, forros, etc...está na lada.

    Minha idéia, pelo menos para o chão é o seguinte:

    - lixar com esmirilhadeira com lixa ou com escova de aço e depois pintar com primer e bate pedra....a idéia do chão é rústica mesmo é para evitar o apodrecimento e proteger.
    - nas laterais, internamente ao forro também estou pensando nisso.

    Devo passar algum produto antiferrugem após o lixamento?

    O que acham da idéia?

    Vi vários inicios de ferrugem, por exemplo nos parafusos que prendem o chão de madeira na traseira dela e nas portas e alguns cantos.

    A dobradiça da tampa traseira também está triste. Acho que vou mandar fazer outra igual à original e substituir....

    Abraços,

    Jonas

  • #2
    Por aqui o interior das laterais é original, somente com bastante graxa. O assoalho uma lixada localizada nas partes com ferrugem e posterior pintura ajuda.
    Se fosse vosse colocava graxa nas laterais e lixava o assolho, limpava bem e passava um emborrachamento, com posterior pintura de vermelho (tom da sua rural) e deixava sem essas madeiras.
    Vou colocar a fechadura de inox de porta residencial na tampa traseira do minha...
    []'s
    FILIPE BARROS
    Turma do Esmeril 4x4


  • #3
    na tampa traseira da nossa rural...depois que foi reformada...sempre tem graxa laah....sempre deixamos com graxa...claro..fica um pouco de graxa pra fora, mas nao da nada, e, pelo menos, nao apodrece, coisa que nas rurais gosta de acontecer...

  • #4
    Usuário Avatar de jdutra
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    Hoje comecei a lavagem interna. Muito barro.

    Atrás dos forros das laterais traseiras, tem um buraco em cada lado (acredito que seja original para sair a água) só que por ali entra muito barro em função do pneu traseiro. Estou pensando em uma solução para isso.

    O chão vai ser lixado, primer, bate pedra e talvez tinta por cima. Talvez ficará direto o bate pedra.

    Nas laterais acho que não vou lixar, até porque aparentemente está boa a lata, então só escovão para lavar e depois graxa como os amigos orientaram.

    A tampa traseira dependerei de um funileiro para resolver a questão da dobradiça, ali realmente está muito podre e pelo que notei a dobradiça é fixada na camionete por parafusos, mas na tampa parece que é soldado.

    Os vidros traseiros dá vontade de colocar um inteiriço, pois o que abre faz muito barulho, entra barro, incomoda, .... onde me recomendam comprar borrachas, etc.. do vidro traseiro da Rural (das laterais do banco traseiro) ?

    O restante dos vidros blz...o forro em cima não vou mexer....

    O teto eu vou lixar e pintar com primer e depois branco que é a cor original.

    Qualquer dica é válida na empreitada.

    Depois se der tiro umas fotos internamente para mostrar como está o estado atual.

    Abraços,

    Jonas

  • #5
    Usuário Avatar de jdutra
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    Mais uma dúvida....

    Uso wash primer após o lixamento ou direto o primer....fiz um teste direto com primer e blz...mas lendo na internet parece que o wash primer possui mais propriedades anticorrosivas...é isso?

    Quantas mãos de primer, bate pedra e tinta?

    Em locais onde há muita corrosão estou pensando em soldar um pedaço de chapa de aço para reforço, como por exemplo onde os bancos dianteiros são fixados......que tipo chapa de aço devo comprar para isso?

  • #6
    Usuário Avatar de Lopes
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    O Wash primer é para chapa crua no ferro para efeito fosfatizante,
    por exemplo;
    você deve lixar com a lixadeira se for preciso,escova de aço e etc. o importante e eliminar no maximo a ferrugem, limpar bem passar ferrox aguardar o tempo do produto passar escova de aço lavar com agua e sabão
    eu uso de coco de pedra com uma esponja scot-brite secar ai vem Wash Primer, fazer algumas correções com massa poliester,primer PU, pequenas
    correções com massa poliester,cobrir as correções com primer PU sequencia
    de lixas 220, 360, 800 eu uso seca agora 3 demãos de tinta PU para pintura cor lisa, poliester para cor metalica, é assim que faço abraço...

  • #7
    Usuário Avatar de Lopes
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    a esqueci, o primer eu aplico tres demãos ou vou aplicando ate adquirir a superficie do jeito que gosto é logico que tento chegar nas tres, uma dica
    não afine muito, mas também não muito grosso eu uso o da deck solda é
    bom para lixar, o bate pedra manda no pincel também não afinar muito e
    uma dica compre um rolinho de textura aquele com efeito meio granulado
    você aplica o bate pedra em uma area pequena e passa o rolinho e ai vai,
    o meu ficou show de bola, todos perguntam como fiz, depois da secagem
    do bate-pedra se for cor clara você deve aplicar mais primer e depois tres
    demão de tinta é o suficiente mas você pode aplicar até cinco depende do
    bolso e para que finalidade, veja bem essa é a minha forma de trabalhar não
    sou proficional e não tenho oficina aprendi pesquizando assim como você e ja pintei
    minha f-75 e um Polo classic 2001 e ficaram muito bom, no orkut tem
    comunidades bem bacanas aprendi muito lá dois anos de brincadeira,

  • #8
    Usuário Avatar de Lopes
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    Em relação a chapa, procure comprar a chapa da mesma espessura da do carro e nunca coloque a chapa por cima da outra, corte a parte podre e
    com um papelão e um lapis faça um modelo e com o modelo corte a chapa exatamente igual e ai solde e depois das soldas use os procedimentos
    citados anteriormente é importantissimo,

    OBS: chapas para finalidade automotivas ja vem fosfatizada é outra coisa.

  • #9
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    Fala Jonas,



    Se quiser se livrar dos problemas causados pela ferrugem,após o lixamento vc deve aplicar TF7 é um produto comprado em casas de tintas que converte a ferrugem e fosfatiza a chapa.Só que deve ser aplicado onde não existe tinta ou graxas.Após a secagem vc pode aplicar um bate pedra direto que fica show.Não é indicado para partes móveis como porcas e parafusos e também não poder deixar de aplicar algum tipo de cobertura sobre ele,senão volta a enferrujar.

  • #10
    Usuário Avatar de Dodger
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    O procedimento tanto para chapa nova quanto onde houve intervenção(corte,solda, lixadeira) é limpar, wash primer, primer e tinta.

    Esquece esse negocio de bate pedra, isso é coisa do passado e a maioria ainda é a base dágua, ou seja, metal+água= inicio imediato de oxidação da chapa, e como é comum ver o pessoal fazendo isso...

    Como sou eu que faço os carros véio aqui, sei o quanto é chato raspar e fazer assoalho, principalmente po baixo. Eu uso tinta epoxi pra equipamento industrial e meto graxa sem dó por baixo, por dentro ainda bato KPO com pincel e aplico manta asfaltica com maçarico. Parece matar musquito a canhão, mas nunca mais vc mexe com assoalho. hehehe.

  • #11
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    Boa noite dodger será que consigo fazer as soldas p/ reforma da minha F75 com solda eletrica pois é o que tenho na minha garagem vai ficar dificil conseguir outro tipo de solda p/ fazer a reforma da viatura

  • #12
    Usuário Avatar de Lopes
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    eu fiz 90% da minha f-75 com solda eletrica, ela é um pouco rigida mas até
    agora não trincou nada ficou melhor que oxi- acetileno tenho as duas prefiro
    a eletrica, no futuro vou comprar uma mig ai é bom, também sou contra bate
    pedra, ante ruido e etc, só que o cara disse que ja estava fazendo então
    tentei ajudar na questão Wash-Primer....

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