VLW demais mestre Antonio rsrs até a proxima duvuda rsrsr!!
Versão Imprimível
VLW demais mestre Antonio rsrs até a proxima duvuda rsrsr!!
Amigos acho que terei que trocar minha caixa de cambio,pois a minha está soldado aonde vai aquela alavanca lateral,ouvi dizer q tem diferença a caixa de cambio no acoplamento da caixa de traçao e reduçao uns tem um parafuso mais grosso outro mais fino isso procede ou nao?
Anexo 410729Anexo 410730Anexo 410731Rafael... a foto das duas caixas sincronizadas willys.
Anexo 410727Observe esta foto.... é uma caixa sem alavanca na coluna, com alavanca na tampa...
Esta caixa, vc vendo os furos que vc vê é os de fixação da caixa de reduzida...
Não sei porque mas os furos que têm rosca. o debaixo do pino o outro lateral e um acima à direita, estão com rosca de 1/2
Anexo 410728As duas caixas para fazer a comparação.............
a da esquerda é de uma caixa com alavanca na tampa. e o da direita o de 4 marchas com alavanca na coluna. coloquei em cima da caixa o controle que atravessa a caixa.. (controle do trambulador). a rosca onde é parafusado a caixa de reduzida, que no caso é uma caixa de 4x2, os furos com rosca no mesmo lugar da de 4 com reduzida é de medida 3/8.... Para prender o funil do cambio (prolongamento do eixo do cambio).... e tem furos para a passagem de óleo para o funil......
Esta caixa da foto de baixo... é a de 4 marchas com alavanca na tampa....
Tem 3 furos com rosca de 1/2 e dois passantes para a fixação da caixa de reduzida....
e não tem passagem de óleo , que no caso da de alavanca na coluna tem um furo de passagem de óleo quase ao meio da caixa.
Anexo 410726
Então Rafael qualquer coisa dá um toque.
até +
abçs.
antonio umino Tupã sp.
Antonio tem diferença da caixa do 4cc pra caixa do 6cc?
A caixa é a mesma... tanto na de 4 ou de 6 cil..
O que muda é as engrenagens. Muda a relação ou o numero de dentes das engrenagens..eixo piloto, penca (conjunto de engrenagens.) e todas as outras engrenagens, para casar com a penca. (numero de dentes das marchas de 4 e 6 cilindros são diferentes)
Fica sòmente o eixo entalhado os rolamentos e calços além da marcha a ré.. que é igual em 3 ou 4 marchas...
até mais.
abçs
Amigo entao eu consigo colocar as engrenagens do cambio do motor 6cc na carcaça do cambio do motor 4cc sem problemas?
Sim. Com toda a certeza..
Os que tem a primeira seca, somente serve para estes modelos anteriores a 1964 (até 1964 a primeira é seca).
Neste modelo a caixa de marchas tem diferença entre os de 4x2 (a caixa tem o engate de marchas pela lateral da caixa) e nos modelos de 4x4 o engate é feito pela tampa do cambio e não tem os furos da caixa para o engate de marchas lateral (é fechado).
A caixa de marcha tanto na de 3 e 4 marchas sincronizadas é igual..........................
O eixo entalhado nas de 4x2 como tem o prolongamento do cambio ele é mais comprido.
Nas caixas de 4x4 o eixo entalhado (mais curto) é igual para as duas caixas.
Na caixa de 3 marchas com a primeira marcha sincronizada que foi introduzida em 1965
As caixas de 4 marchas. tem o de 6 cilindros e outra para os de 4 cilindros. onde difere nas engrenagens, eixo piloto, penca (trem de engrenagens) e as outras engrenagens..
A caixa de cambio de 4marchas com motor de 4 ciindros foi usada nas camionetas F 100 com a alavanca de cambio no assoalho que é a mesma caixa do Jeep. com a diferença que na Ford F 100 não tinha a caixa de reduzida e usaram o mesmo Funil do cambio (prolongamento) do ford Maverick onde esta caixa tem diferença no eixo entalhado (Nas 4x2 rural e F 75 e Aero willys e Itamarati o entalhado tem rosca para prender a frange do cardam). e
Nas caixas da F 100 e Maverick no lugar da frange vai a luva de acoplamento do cardan direto no entalhado.
Mais uma diferença no funil do cambio. onde os antigos tem um retentor do piloto feito de feltro e borracha e nos mais modernos o retentor é colocado no funil.....
O Eixo entalhado é igual tanto na de 3 marchas como na de 4 marchas, como também todos os rolamentos e jogo de calços do cambio e retentores....
Rafael.... espero ter te ajudado. acho que te confundi te falando das Ford F 100 e maverick.
um abraço.
até +
Amigos ,vcs saberiam me dizer se eu irei conseguir utilizar a mesma traçao,da alavanca no assoalho,para alavanca no painel?
andei vendo q os pinos ta caixa de traçao/reduçao são um pouco diferentes e tem na minha tem um suporte para as alavancas q na outra nao tem.Grato.
Boa tarde!
também estou a procura de peças, a minha esta com o cambio em cima mas com muita folga e ao q parece ja foram feitas algumas adaptações!
Gostaria de saber se alguém tem o esquema ilustrado pra que possa tirar algumas duvidas!
Grande abraço!
Ricardo
Se vc usar a pesquisa vai encontrar um tópico semelhante com uma pagina das peças da alavanca de cambio na coluna.
Andei postando esta pagina e comentários a respeito da alavanca na coluna no tópico do Rafael off.
ok.
um abraço.
Obrigado Antonio!
Encontrei o tópico!
Abraço
O câmbio da minha rural também apresentava muita folga e chegou a travar a 4ª marcha...pensei que fosse a caixa.... era o CACHIMBO da alavanca do câmbio que apresentava uma folga"!quilométrica". Dá uma olhadinha nele.
João