A unica coisa que pode ser eh o seguinte: se voce esta considerando que o distribuidor roda no sentido horario (mas na verdade roda anti horario) entao voce iria pensar que os cabos 4-5 e 3-2 estavam trocados...
Da uma conferida ai amigo...
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A unica coisa que pode ser eh o seguinte: se voce esta considerando que o distribuidor roda no sentido horario (mas na verdade roda anti horario) entao voce iria pensar que os cabos 4-5 e 3-2 estavam trocados...
Da uma conferida ai amigo...
NO anti horario. o relogio virando atrazando, em vez de olhar o relogio virando para a direita, o distribuidor vira a esquerda. antihorario., então estando o cilindro numero hum no ponto de ignição,todo o pistão para cima. com a polia do virabrequim na marca do 5 grau, achou o primeiro cabo de vela, agora olhando a tampa do distribuidor, o segundo na ordem seria o cilindro numero 5, (sempre contrario ao relogio), agora o numero 3, depois, o 6 mais o 2 e por ultimo o 4 terminando. a ordem seria 1 5 3 6 2 4. Para alguns é dificil achar o primeiro se não tiver nenhum cabo de vela conectado. Para achar tem que por o primeiro cilindro (Frente pra traz.) no ponto de ignição. Dica. tira as velas. roda o motor. tampa o primeiro cilindro. quando começar a soprar, veja na polia a marcação dos graus. vai rodando e com a flexa no 5 grau tá no ponto de ignição. Ok. espero ter ajudado.
Falou tudo o Antonio, não respondi antes porque fiquei matutando como poderia ser invertido esta ordem, ate rodei um motor velho que tenho aqui para verificar se um mecanico conseguiu estrangular uma valvula e soltar outra, mas não dá não, teria que refazer toda a arvore de manivelas e depois sincronizar o eixo de acionamento das valvulas, é uma coisa impensável.
Confere aí o lado que está olhando esta regulagem e dá um alô que estou curioso.
Marcelo Caio
Antônio, com todo respeito, assim não dá não.
Primeiro, é preciso ter em mente que enquanto o vira dá 2 voltas, o comando dá só uma.
O Felipe vai ter que aprender a achar o ponto da viatura......
Pra isso, deve-se retirar a vela do primeiro cilindro, o mais próximo do radiador;
- faça uma bucha resistente com estopa e faça um tampão com ela no buraco da vela que vc retirou;
- retire o cabo que vai da bobina ao distribuidor; lembre-se a sua intenção nesse momento não é funcionar o motor;
- depois que o tampão estiver colocado, gire a chave como se fosse ligar o motor;
- no momento em que seria a iginção do primeiro cilindro, o pistão estará no topo e provocará a expulsão do tampão que vc colocou;
- ao acontecer isso, desvire a chave imediatamente...imediatamente mesmo;
- o pistão terá descido um pouco; pegue uma chave de fenda, introduza no bjuraco da vela retirada; rodando a polia do motor com a mão, faça o pistão subir até seu ponto máximo;
- nesse ponto, verá que a marcação do ponto da polia deverá estar coincidente com a marcação do ponto no bloco do motor;
- Esse é o correto ponto de ignição do 1o cilindro;
- abra o distribuidor e veja se o rotor está direcionado a mandar a centelha ao primeiro cilindro; se não estiver, será necessário retirar o distribuidor e recolocá-lo na posição correta;
- a partir daí ficou fácil...é só colocar os cabos na sequência que os amigos disseram;
- não há como o motor funcionar com a sequência errada, porque seu funcionamento é determinado por uma relação mecânica/elétrica, ou seja, a centelha (elétrica) vai pra vela cujo cilindro está em compressão (mecânica);
não há como trocar um cabo que seja e o motor funcionar.
Preste atenção no detalhe que falei no início...enquanto o virabrequim dá duas voltas, o comando dá só uma....daí a importância de achar o ponto de IGNIÇÃO. Isso significa dizer que não basta verificar quando o pistão do 1o cilindro está em cima pra por no ponto:discordo:; ele vai subir uma vez pra fazer escapar os gases, e uma seguinda vez pra comprimir a mistura e detonar, ou seja, serão duas voltas no vira, enquanto será apenas uma volta do comando. É esse momento que te interessa para o ponto.
Espero ter ajdado e qq coisa grita aí.
Boa sorte:concordo:
bom , tudo oq foi citado aqui foi feito antes, e ainda continuava com o problema , conversando com um mecanico , ele disse q a engrenagem do comando deve ter sido posicionada errada , e dai , houve a necessitade de caçar a nova sequencia...
o engraçado , é que eu tenho um fusquinha , e qdo eu comprei ele rodava com os cabos invertidos tbm...
notei q ela está meia fora de ponto ainda , mas vou xecar dinovo , e firmar melhor a sequencia dos cabos , pra ver se eu n marquei errado , mas uma coisa é certeza , a sequencia n é a que manda o manuel !
Fernando. é isso aí. vc detalhou muito mais que eu, mas o sentido é o mesmo, tentar ajudar o amigo forista. É que eu não detalhei como fazer. Mas foi muito melhor detalhado o seu inform . Mas valeu o forum é pra isso mesmo. abraços.
Felipe
Com todo respeito, voce deve estar vendo a sequência de uma forma errada...dois carros trabalhando com sequencia errada?:pensativo: Como disse os colegas acima, é impossivel o carro funcionar com qualquer cabo invertido...
Mesmo se a engrenagem do comando estiver fora da posicao a sequência da explosao seria a mesma, mudaria apenas a posição do distribuidor (primeiro cilindro ao inves de estar na posicao meio dia estaria na posicao 5 horas por exemplo mas ele continuaria rodando na sequência).
Sugiro voce consultar outro mecanico para tirar a duvida...:concordo:
abração
E ai Felipe...descobriu alguma coisa? Estamos curiosos com o final dessa historia...
abracao:pipoca:
fuçei de novo e está rodando na seguinte sequencia : 156324
vou tentar trocar o 3 pelo 6 e ve noq dá
se trocar só tem lenta , e falhando ainda , acelera ela tripica demais