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  • #1
    Usuário Avatar de bototucuxi
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    04/07/2007
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    Qual o mehor e mais economico motor: OHC 4cc ou Opala 4cc




    Ola a todos,

    Gostava de uma vossa opiniao acerca do motor OHC (penso do ford maverick??).


    Ja ouvi e li a respeito e tanbem no seu uso na rural..

    E possivel adaptar nma rural? e o desempenho da rural???

    E economico???

    E de facial adaptação??

    Qual a diferença do OHC com o 4cc do opala?

    Da tambem para instalar o 4cc do opala na rural?? Esse opala e economico e tem bom desempenho na rural?

    Um cara me disse que e um motor pequeno para puxar a rural..

    Espero vossos comentarios.

    Boto

  • #2
    Usuário Avatar de Dodger
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    O OHC é original na Rural tbém, de 76 pra cima. e pode ser instalado em qquer Rural ou jeep.
    Diferença no que vinha no Maverick era o carburador duplo Solex H-34 que lhe rendia uns Hp a mais.

    Mas essa lenga lenga de qual motor é melhor vai longe! ehehehe! Muito questão de gosto e bolso. Ambos puxam uma Rural com eficiencia porém não espere desempenho fantástico de nenhum dos dois.

    O OHC é mais moderno, tem fluxo cruzado de gases e comando no cabeçote.
    Eu acho ele mais forte e mais economico que o do opala. Problema dele é que a Ford o tirou do mercado quase que exatamente da mesma forma que o lançou em 1976, sem aprimoramento e sem explorar seu verdadeiro potencial . Já em outros paises(até nos EUA) ele foi utilizado e aprimorado até bem pouco tempo atras. Peças pra ele não são muito baratas nem muito fáceis de achar. Sem falar que não é qquer um que sabe mexer nele, daí vem o blá, blá, blá de que o motor não presta.

    O do opala é motor de concepção bem mais antiga e eu num preciso nem falar muito das vantagens como preço baixo do motor, manutenção e peças, etc, etc, etc, qquer mexânico de esquina é especialista nele, além de ser muito durável.

  • #3
    Usuário Avatar de bototucuxi
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    04/07/2007
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    Acha entao o motor do Opala um bom motor para adaptar na rural?.. quantos km roda por litro na estrada e cidade... gostava de fazer uma comparacao com o BF161 de 6cc que tenho na minha rural para ver se compensa a adaptacao do opala.

    Achei um por R$500.

  • #4

    Ohc

    Boto, o negócio é o seguinte. minha rural é 76 e tem esse motor OHC original de fábrica. tambem ja fiz essa pergunta varias vezes pra mim mesmo e até agora não decidi.
    sem dúvidas o OHC é moderno e superior ao do opala, mais achei um abuso o preço das peças desse motor. R$860,00 um jogo de pistões.
    por outro lado, se for adaptar um motor de opala sempre acaba gastando com mão de obra, flange, etc...
    no meu caso, ja que vou ter de fazer uma retífica completa no OHC vou aproveitar e rebaixar o cabeçote, preparar o comando, trocar o carburador e instalar sistema de ignição de alta potencia que segundo o pessoal aqui do fórum melhora bastante o rendimento e consumo.
    pra ser franco se fosse pra trocar de motor eu partiria pro diesel.

    abs. Vanderlei

  • #5
    Usuário Avatar de Dodger
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    Citação Postado originalmente por Vanderlei Ver Post
    Boto, o negócio é o seguinte. minha rural é 76 e tem esse motor OHC original de fábrica. tambem ja fiz essa pergunta varias vezes pra mim mesmo e até agora não decidi.
    sem dúvidas o OHC é moderno e superior ao do opala, mais achei um abuso o preço das peças desse motor. R$860,00 um jogo de pistões.
    por outro lado, se for adaptar um motor de opala sempre acaba gastando com mão de obra, flange, etc...
    no meu caso, ja que vou ter de fazer uma retífica completa no OHC vou aproveitar e rebaixar o cabeçote, preparar o comando, trocar o carburador e instalar sistema de ignição de alta potencia que segundo o pessoal aqui do fórum melhora bastante o rendimento e consumo.
    pra ser franco se fosse pra trocar de motor eu partiria pro diesel.

    abs. Vanderlei
    Pô! 860 num jogo de pistoes tá dolorido!!!hehehe
    se for fazer o motor mesmo, vê no http://www.maveco.com.br/motor4cc.htm
    pistão lá sempre foi na faixa dos 450/500 e tem quase tudo pro OHC e olha que lá o forte é peça pra Maverick que andam muito inflacionadas. estes pistoes são fabricados pela Metal leve, pode ver com um representante qquer tbém.
    Na www.nafil.com.br tbém tem algumas coisas lembro que comando novo original tava 95,00 ( já paguei bem mais caro que isso em comando de opala)

  • #6
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    Citação Postado originalmente por bototucuxi Ver Post
    Acha entao o motor do Opala um bom motor para adaptar na rural?.. quantos km roda por litro na estrada e cidade... gostava de fazer uma comparacao com o BF161 de 6cc que tenho na minha rural para ver se compensa a adaptacao do opala.

    Achei um por R$500.
    Amigo, normalmente o bf bem regulado é um dos motores mais economicos na rural. 5,5 na cidade e 8 na estrada com pneus e relação originais. O motor do opala tem vantagens por ser uma substituição barata (veja como o preço dos motores inflacionou), manutenção barata, preparação barata, mas não espere muito do consumo não.

  • #7

    Ohc

    bem dizia o velho "Chacrinha"; quem não se comunica se estrumbica.
    500 conto da pra encarar sem problema, vou dar uma pesquisada agora mesmo.
    valeu Dodger e eu não esqueci do carbura não, você ja vendeu?

    abs. Vanderlei

  • #8
    Usuário Avatar de bototucuxi
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    Quer dizer que o motor opala gasta mais gasolina que o BF??? Como isso e possivel se o BF e 6cc e o opala 4cc...

    Outra coisa interessante O motor de 3 cilindros do jeep Javali (acho que e MWN) a diesel e bom de adaptar na rural?? e economico??

    abs. boto

  • #9
    Usuário Avatar de Schuinka
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    Motor opala

    Olá amigos, estou montando um CJ3 com 4cc do opala, caixa do chevete 5 marchas e flange para adaptação da reduzida, o legal foi a capa seca do opala moderno que encaixa perfeitamente na caixa do chevette, vou fazer umas modificações, pois esse motor é dos mais antigos, então vou colocar pistão de 4", já que o que vem nele é de 3 7/8", biela mais curta, uma espécie de 2.7, 2.8 como o pessoal vem cometando, vamos ver o que dah! paguei R$ 500,00 no motor completo, funcionando, com alternador e até bobina, hehehe! depois de pronto posso dar uma opinião concreta, por enquanto só na expectativa, abraço

  • #10

    Ohc

    o Schuinka, era exatamente essa configuração que eu tinha em mente se fosse colocar o motor do opala. mais como ja tenho o motor resolvi investir no OHC.
    um amigo meu tem essa configuração a álcool num jeep 51 e ta satisfeito. a média de consumo é de 5/kml

    abs. Vanderlei

  • #11
    Sei que os amigos já conseguiram os respectivos motores, mas aproveito para lembrar aos que porventura leiam o tópico e achem "atrativo" um motor de opala por "500 contos", que possuo um 4 cil anunciado na parte de venda de peças, aqui no fórum mesmo.

    Abraços a todos.

  • #12
    Usuário Avatar de Dodger
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    Pra ficar economico mesmo só sacrificando o lado off-road da coisa. De resto ,num há milagre pra fazer um carro com tração, reduzida e diferencial curtinho ser tão economico quanto um carro de passeio. pode por 4 cil de opala, 6 , AP e o escambal, não tem muito pra onde correr.
    Meu pai tinha um Cj 51 que ganhou do meu avô, veio com toda a mecanica imprestável, então ele fez o transplante da mecanica completa(motor, caixa e diferencial) de um Maverick que ele tinha e tava com a lataria completamente podre. O carrinho andava muito e era relativamente economico, mas ou menos a mesma coisa de um maverick(médias de 8 a 10 km litro), mas adeus 4x4 reduzida, trilhas, etc. era só um carro alto, com suspensão e motor forte.

    do mesmo jeito que tem um jeep aqui perto com tudo do opala, inclusive suspensão, virou carro de passeio urbano...
    4X4 Brasil

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