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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de bototucuxi
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    Qual o mehor e mais economico motor: OHC 4cc ou Opala 4cc




    Ola a todos,

    Gostava de uma vossa opiniao acerca do motor OHC (penso do ford maverick??).


    Ja ouvi e li a respeito e tanbem no seu uso na rural..

    E possivel adaptar nma rural? e o desempenho da rural???

    E economico???

    E de facial adaptação??

    Qual a diferença do OHC com o 4cc do opala?

    Da tambem para instalar o 4cc do opala na rural?? Esse opala e economico e tem bom desempenho na rural?

    Um cara me disse que e um motor pequeno para puxar a rural..

    Espero vossos comentarios.

    Boto

  • #2
    Usuário Avatar de Dodger
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    O OHC é original na Rural tbém, de 76 pra cima. e pode ser instalado em qquer Rural ou jeep.
    Diferença no que vinha no Maverick era o carburador duplo Solex H-34 que lhe rendia uns Hp a mais.

    Mas essa lenga lenga de qual motor é melhor vai longe! ehehehe! Muito questão de gosto e bolso. Ambos puxam uma Rural com eficiencia porém não espere desempenho fantástico de nenhum dos dois.

    O OHC é mais moderno, tem fluxo cruzado de gases e comando no cabeçote.
    Eu acho ele mais forte e mais economico que o do opala. Problema dele é que a Ford o tirou do mercado quase que exatamente da mesma forma que o lançou em 1976, sem aprimoramento e sem explorar seu verdadeiro potencial . Já em outros paises(até nos EUA) ele foi utilizado e aprimorado até bem pouco tempo atras. Peças pra ele não são muito baratas nem muito fáceis de achar. Sem falar que não é qquer um que sabe mexer nele, daí vem o blá, blá, blá de que o motor não presta.

    O do opala é motor de concepção bem mais antiga e eu num preciso nem falar muito das vantagens como preço baixo do motor, manutenção e peças, etc, etc, etc, qquer mexânico de esquina é especialista nele, além de ser muito durável.

  • #3
    Usuário Avatar de bototucuxi
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    Acha entao o motor do Opala um bom motor para adaptar na rural?.. quantos km roda por litro na estrada e cidade... gostava de fazer uma comparacao com o BF161 de 6cc que tenho na minha rural para ver se compensa a adaptacao do opala.

    Achei um por R$500.

  • #4

    Ohc

    Boto, o negócio é o seguinte. minha rural é 76 e tem esse motor OHC original de fábrica. tambem ja fiz essa pergunta varias vezes pra mim mesmo e até agora não decidi.
    sem dúvidas o OHC é moderno e superior ao do opala, mais achei um abuso o preço das peças desse motor. R$860,00 um jogo de pistões.
    por outro lado, se for adaptar um motor de opala sempre acaba gastando com mão de obra, flange, etc...
    no meu caso, ja que vou ter de fazer uma retífica completa no OHC vou aproveitar e rebaixar o cabeçote, preparar o comando, trocar o carburador e instalar sistema de ignição de alta potencia que segundo o pessoal aqui do fórum melhora bastante o rendimento e consumo.
    pra ser franco se fosse pra trocar de motor eu partiria pro diesel.

    abs. Vanderlei

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Vanderlei Ver Post
    Boto, o negócio é o seguinte. minha rural é 76 e tem esse motor OHC original de fábrica. tambem ja fiz essa pergunta varias vezes pra mim mesmo e até agora não decidi.
    sem dúvidas o OHC é moderno e superior ao do opala, mais achei um abuso o preço das peças desse motor. R$860,00 um jogo de pistões.
    por outro lado, se for adaptar um motor de opala sempre acaba gastando com mão de obra, flange, etc...
    no meu caso, ja que vou ter de fazer uma retífica completa no OHC vou aproveitar e rebaixar o cabeçote, preparar o comando, trocar o carburador e instalar sistema de ignição de alta potencia que segundo o pessoal aqui do fórum melhora bastante o rendimento e consumo.
    pra ser franco se fosse pra trocar de motor eu partiria pro diesel.

    abs. Vanderlei
    Pô! 860 num jogo de pistoes tá dolorido!!!hehehe
    se for fazer o motor mesmo, vê no http://www.maveco.com.br/motor4cc.htm
    pistão lá sempre foi na faixa dos 450/500 e tem quase tudo pro OHC e olha que lá o forte é peça pra Maverick que andam muito inflacionadas. estes pistoes são fabricados pela Metal leve, pode ver com um representante qquer tbém.
    Na www.nafil.com.br tbém tem algumas coisas lembro que comando novo original tava 95,00 ( já paguei bem mais caro que isso em comando de opala)

  • #6
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    Citação Postado originalmente por bototucuxi Ver Post
    Acha entao o motor do Opala um bom motor para adaptar na rural?.. quantos km roda por litro na estrada e cidade... gostava de fazer uma comparacao com o BF161 de 6cc que tenho na minha rural para ver se compensa a adaptacao do opala.

    Achei um por R$500.
    Amigo, normalmente o bf bem regulado é um dos motores mais economicos na rural. 5,5 na cidade e 8 na estrada com pneus e relação originais. O motor do opala tem vantagens por ser uma substituição barata (veja como o preço dos motores inflacionou), manutenção barata, preparação barata, mas não espere muito do consumo não.

  • #7

    Ohc

    bem dizia o velho "Chacrinha"; quem não se comunica se estrumbica.
    500 conto da pra encarar sem problema, vou dar uma pesquisada agora mesmo.
    valeu Dodger e eu não esqueci do carbura não, você ja vendeu?

    abs. Vanderlei

  • #8
    Usuário Avatar de bototucuxi
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    Quer dizer que o motor opala gasta mais gasolina que o BF??? Como isso e possivel se o BF e 6cc e o opala 4cc...

    Outra coisa interessante O motor de 3 cilindros do jeep Javali (acho que e MWN) a diesel e bom de adaptar na rural?? e economico??

    abs. boto

  • #9
    Usuário Avatar de o cara da rural 67
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    16/11/2007
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    novo hamburgo/RS
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    Amigos
    Tenha uma rural 6cilindros original, e ela faz em torno de 6 por litro na cidade, mais ou menos o mesmo consumo que um opala 4cilindros, ou um motor OHC. Na verdade o consumo depende mais da preparação e do pé da criança, e sem duvida que uso vc esta dando para a rural. Afinal, quem tem rural sabe que o combustivel é um dos menores custos que vc vi ter
    abraços

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