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Bototucuxi,
Eu não usaria a T-case willys se a viatura for pra uso diario.O Cambio 260V saiu original nas D10 um puta cambio mas se quer uma mecanica mais confiavel usa a T case da Band, tem kit pronto no mercado.
abraços!
Sim Roger, eu vou usar a rural diariamente pois e o unico veiculo que tenho por isso achas que devo usar a Tcase da bandirantes? E cara esse cambio...
Onde posso encontrar um cambio t-case da bandeirantes?
Cara, achar essa t-case, é semelhante a achar o pote de ouro no final do arco-iris!!!
Quando se acha, o preço é o mesmo do pote de ouro!!!!
Mais vale cada moeda!!
Bototucuxi, os motores perkins, desde que com funcionamento em ordem, funcionam perfeitamente nas rural/F-75. Aqui em Poços tem uma F-75 com motor Q-20b, cambio clarck240V e transferência engesa das picapes GM. O dono ando o dia inteiro nela. Também tem uma F-75 com motor Perkins 4.203(perquinho), e a camionete também anda muitíssimo bem. Até onde eu sei, a diferença entre o 4.203(perkinho) e o 4.236 é apenas na cilindrada, sendo que o 4.203 saíu apenas nas D-10 , já o 4.236 saíu na D-10 e D-20, sendo que depois foi subistituído nas D-20 pelos Q20b. O Q20b difere dos anteriores pelo cabeçote, e pelas peças internas mais resistentes. Também os últimos Q20b já vinham com a bomba injetora fabricada pela Bosch, enquanto os anteriores usavam bomba CAV.
Eu tenho visto camionetes D-20 com motores Q-20b em que algumas peças do motor são alteradas e ficam ótimos. Turbina-se o motor e colocam a bomba injetora com LDA. com essas poucas mudanças esses motores passam a funcionar como os Maxion S4t, em termos de rendimento e funcionamento.
Dalmo, existem muitas diferenças entre esses 2 motores,não só a cilindrada,são modelos completamente direntes entre sí. O motor 4203 teve sua versão veicular mas não vingou e sua utilização foi direcionada a utilização em máquinas e equipamentos agrícolas.Esse motor não saiu originalmente nas D10,elas já sairam com o 4236 que foi utilizado até 85 nas primeiras D20 ainda com bomba CAV e pouco depois entrou em cena o Q20B também com bomba CAV e algum tempo depois mudou para bosch.
Já tive um 4203 numa pick-up A20 e apesar de não ter dado problema no tempo em que usei, me matava de raiva qdo ia pra estrada por seu baixo rendimento,alonguei o diferencial mudei a bomba para veicular mas nada disso resolveu a contento e por mais que se mexa nele,não se consegue um rendimento satisfatório sem comprometer a sua durabilidade e mais, pela diferença de preço entre os dois não compensa, NA MINHA OPINIÃO,
optar pelo 4203.Mas....cada um sabe do seu bolso e necessidade...Por outro lado é um motor super econômico e relativamente barato.
[]´s
Alguns dados sobre 4203 4236:
Perkins AD4203 (injeção direta)
cilindrada total : 3.33 litros
potencia agrícola: 61 cv a 2000rpm
Torque: 23,4 mkgf a 1300 rpm
peso aproximado: 290kg*
Rotação máx.: 2150 rpm
Marcha lenta: 650 rpm
Perkins 4236
cilindrada: 3.86 litros
potencia veicular: 83cv a 2800rpm
Torque : 26,3mkgf a 1400 rpm
peso aproximado: 310kg*
Fonte:Manual Perkins
*peso na versão agrícola,a veicular é um pouco mais leve.
Ola amigos,tambem estou montando uma Rural 65 com motor 4203 tirado de um gerador de energia,é meu primeiro 4x4 ,eu não pretendo fazer trilhas mas quero viajar muito com ela,minha duvida é sobre qual relação usar no diferencial e qual caixa de marchas,eu tenho uma caixa 240 4marchas pesada e uma2205A e para o diferencial tenho o original,um 3,07:1 e um 3,54:1 qual a opinião de voces.
Roger, obrigado pela explicação, eu não sabia das difereneças em detalhes. Sobre o uso veícular dos motores 4.203, eu conheço uma F-75 com esse motor, sei que o dono não pega estrada para viagem longa, mas usa a camionete na cidade em nas estradas de terra. Mas entre eles eu ficaria com o Q20b, com certeza.