Prezados proprietarios de Ford Rural com motor a diesel e com doc legalizado,
Estou tentando mudar meu motor para diesel mas tenho vindo a ter dificuldades com o detran que parecem nao entender a portaria de 94...
Estou necessitando muito a vossa ajuda no seguinte:
Aqui no Detran (Para) estao me exigindo procurar por placas e renavans de veiculos ford rural que tenham sido modificados de motor gasolina original para motor a diesel. Dizem eles que como nunca fizeram essa adaptacao necessitam de saber se no pais alguem ja fez por isso me disse um senhor "Olha procura rurais que tenham motor a diesel e depois a gente comprova com o delegado que e possivel.".
Sendo assim e por ser a unica maneira de conseguir obter ordem para mudar de motor venho muito respeitosamente vos pedir ajuda e pedir que me enviem o vosso numero de placa e renavam da vossa rural para meu email "botoinia=arroba-gmail.com" ou atraves de uma mensagem privada aqui no forum.
Os vossos dados serao apenas usados para comprovar e mostrar ao detran que e possivel mudar de motor para ter a rural a diesel.
Ja tenho algumas placas e renavans mas necessito de mais placas legalizadas de quantos mais estados melhor. Quantas mais provas melhor sera para o delegado ver que e possivel a troca de motor.
Olha boto esse negocio do detran mandar vc procurar outras pessoas que fizeram a transformaçao e fria,que orgao e esse fiscalizadorque se diz DETRAN PA sera que nao tem informaçoes junto ao denatran,olha aqui em PORTO VELHO RONDONIA eles explicam bem sobre a transformaçao de gasolia/diesel,deve carregar acima de 1.050kg ou ser 4x4 de fabrica isso e lei de 94 do DNP departamento nacional do petroleo,o chefe dai do renavam deve ter a relaçao dos chassis que pode fazer a transformaçao de combustivel,se nao 4x4 de fabrica nao transforma pois pelo o chassis eles sabem se e 4x4 ou 4x2.Um abraço qualquer duvida eu te ajudo.
Oi ate agora dois proprietarios me deram as suas placas e renavan. O que faço e ir ao detran e dar a informação ao setor de veiculos que rapidamente veem se equivale a minha situação, isto é se te tipo caminoneta e se esta a diesel.
O que aconteceu ate agora e que as placas que me foram dadas por esses dois proprietarios sao de rurais que foram registradas como automoveis, e sendo a minha rural uma camioneta estao a colocar dificuldades de dar autorizacao para trocar o motor.
Necessito entao para lhes provar de uma vez por todas de uma placa de rural registrada como camioneta e com motor a diesel. Se al gum proprietario tiver feito a adaptacao da sua rural POR FAVOR me facilite a sua placa e renavan. Desde ja agradeço.
Boto, isso é uma brincadeira de mau gosto com você, ou de você p/ com seus colegas de fórum. Documentação e informações veiculares são coisas muito sérias. A venda destas informações ou o seu repasse é crime.
A questão é simples: O delegado de sua região deve seguir a determinação federal. Trata-se de cumprimento de legislação pura e simples. Só isso!
Um orgão oficial não pode basear suas decisões em exemplos experimentados por particulares em outros estados da federação. Ele tem de cumprir a legistlação em vigor, e ainda que para seu estado haja uma regra específica, ela não pode ferir a determinação federal. O delegado de sua região pode perder o cargo por isso. O mínimo que se espera de um funcionário da União, é que conheça o trabalho para o qual foi confiado.
Mostre-lhe a legislação, e que ela seja cumprida. Você não precisa de mais nada.
No caso de recusa, um advogado lhe dará a causa, e a ele custará a exoneração por abuso de autoridade ou pela tentativa de lucrar com a venda de direitos.
Oiz Cowboy, compreendo a sensibilidade das informacoes que peço genuinamente mas nao tenho outra escolha pois os caras do detran nao deixaram eu ter outra alternativa..
Os caras nunca fizeram essa modificacao por isso me disseram que tinha de encontrar placas de Rural "camioneta" a "diesel" (e se possivel renavan) para que eles pudessem provar que e possivel a conversao para motor a diesel.
Eles parece que nao conseguem compreender ou ler a legislacao de 1994... apenas leem o primeiro paragrafo que diz que e impossivel colocar diesel em veiculos com capacidade inforior a 1000kg e prontos pára eles a lei ja esta lida.. nem leem as excepcoes.. e triste...
Bem a minha ultima alternativa e pedir aos membros deste forum ajuda se me possibilitarem pelo menos a placa do vosso veiculo. Apenas se é uma Rural classificada como "camioneta" e com motor a diesel (a informaação das placas não e tao sensivel pois sao visiveis para todos na via publica).
Boto, Você corre o risco de ser mau interpretado, porque isso que você está pedindo simplesmente não se faz.
Você não precisa provar a capacidade de carga de sua viatura, pois ela é um jeep (Jeep Station Vagon) e não se enquadra dentre os veículos de carga com capacidade mínima p/ tal modificação. Na verdade o detran não vai julgar este mérito (e nem pode). Ele tem apenas de cumpri-lo.
Quem fará uma análise técnica de seu veículo p/ atestar se está em condições ou não de rodar (se a adaptação foi bem feita ou não) ou mesmo da confirmação das características que o determinam como JIPE (não necessariamente JEEP), é uma entidade credenciada pelo IMETRO p/ tal. Uma vez com o laudo na mão confirmando tais características e atestando a correta condição técnica da adaptação, só resta ao delegado de sua região fazer cumprir a lei. Do contrário um advogado o fará.
Se o funcionário do DETRAN tiver dúvidas, ele tem de procurar seu superior e este deverá esclarecê-las, mesmo que tenha de entrar em contato com o DENATRAN ou com colegas de outros municípios (o que já é errado), mas é simplesmente inconcebível que ele queira que você prove que a transformação é possível, e ainda por cima se ache no papel de juiz desta questão. Cabe ao DETRAN, apenas o cumprimento da lei. Ele não tem o poder de julgar este caso. O laudo não é dado por eles, já vem prontinho de oficinas credenciadas pelo IMETRO. A legislação é bem clara. Você não está sendo pago p/ ser o consultor técnico do DETRAN. Não cabe a você arrumar provas mostrando as possibilidades legais aos funcionários deste orgão. Sua conversa com eles deveria ter tido fim quando você percebeu o despreparo das pessoas envolvidas. Faça a vistoria de sua viatura em orgão credenciado e trate de toda a documentação através de um advogado. Se comprovado o despreparo dos funcionários em questão, você ainda poderá levar isso a um ponto que ninguém mais vai esquecer.
Não peça documentação das viaturas de seus colegas de fórum. Você pode estar sendo usado (sem saber) p/ esquentar a documentação de outros veículos.
Abraço.
Ta bom cowboy percebi.. me desculpem todos... nao foi de ma intencao realmente... nem pensei nesse ultimo caso... tudo bom..
Um amigo meu entretanto me disse para ir diretamente falar com o advogado do Detran daqui que recebe pessoas com duvidas.. acha boa ideia ir la falar com ele...
Mais umas duvidas que ainda nao entendi muito bem...
1. Coloco o motor antes de ir ao INMETRO ou apenas depois...??
2. Quando deverei comprar o motor e fazer a troca?
3. Apenas quando o Detran autorizar? ou quando eu quiser? mas neste caso corro o risco de me recusarem e perco muito dinheiro do motor e mao de obra...
4. Uma outra duvida quando for ao INMETRO o que pergunto para fazer na minha rural? Que tipo de teste? Que devem eles fazer... atestar que a minha Rural e um Jeep Sation Wagen tendo as dimensoes do que a normativa de 93 diz?
Algumas das suas dúvidas estão no meu post no outro tópico, porém sob a ótica (revoltada) da experiência própria e em outra unidade da nossa amada fuderação.
Olhe, não quero generalizar mas existe a possibilidade do delegado da sua região ter o mesmo problema que teve o que fez a alteração na minha rural. O daqui não conseguia ler ou entender a lei, dai tive que "dar uma ajuda" para ele comprar um par de óculos de R$ 200,00 (na época), dai ele conseguiu ver melhor as letras pequenas. Claro que isto foi feito através de um despachante que também precisou de óculos novos.