Prezados Senhores,
Ja li muitas mensagens sobre coneversao da Ford Rural 4x4 de motor a gasolina para Diesel, mas quando comecei a fazer a pesquisa na legislação parece que ha uma confusao no que se fala nos forums e no que a legislação diz.
Apos uma pesquisa que fiz detalho apenas o documento que e mais importante e que todos os DETRANS seguem oficialmente.. acho eu... que é a Portaria DNC n.º 23, de 06/06/94.
Esse documento a Portaria DNC n.º 23, de 06/06/94 basicamente refere que:
ART1. "Fica proibido o consumo de óleo diesel como combustível nos veículos automotores de passageiros, de carga e de uso misto, nacionais e importados, COM CAPACIDADE DE TRANSPORTE INFERIOR A 1.000 ( MIL QUILOGRAMAS ), computados os pesos do condutor, tripulantes, passageiros e de carga “
#1. Considerando-se que o peso de uma pessoa é 70 kg.
#2. Excetuam-se do disposto no caput deste artigo osveiculos automotores denominados de JIPES, com tração nas quatro rodas caixademudaça multipla e redutor (...)"
#3. As disposições desta portaria nao se aplicam aos seguintes casos:
I -veiculos registados,licenciados e emplacados antes da vigencia desta portaria.
(...)
Agora as minha duvidas:
Eu tenho uma Ford Rural 4x4 com reduzida original de fabrica de 1976 e desejo colocar um motor a diesel. O documento indicaque e uma veiculo CAMIONETA a GASOLINA.
Duvida referente ao Artigo 1 da portaria anteriormente citada:
A - De acordo com o manual da Rural o pesoque esta pode levar compassageirose carga é de 550 Kg e so o seu peso e de 1600 Kg.
Eu me pergunto sera que esta rural tem capacidade de transporte inferior a 1000Kg??? Parece ridiculomas o somatorio dos pesos anteriormente referidos iguala um peso superior a 2000 Kg!! Significa tambem que so a rural com uma pessoa puxa todo o seu peso de 1600 Kg!!
Duvida referente ao Artigo 1 #2. da portaria anteriormente citada:
B - As excepções designadas nessa alinea 2 do artigo 1 refere-seapenas aJipes ou tambem outros veiculos que possuam tracao 4x4 e mudancas multiplas e redutora?? Por um lado parece que e umtexto apenas referente a jipes mastambem podera ser interpretado sob outra face dando possibilidade a todos os carros traçados 4x4 com reduzida oportunidade de obterem troca de motor.
Neste caso acho que a Rural se enquadra para receber legalmente omotor a diesel.
Duvida referente ao Artigo 1 #3. da portaria anteriormente citada:
C - Esta a confusão que basicamente niguem le e fala neste foum... Em todos os artigos anteriores nao se aplica a veiculos licenciados e emplacados antes de 1994.
Ora esta alinea obriga que nenhuma Rural possasofrer alterações degasolina para diesel... mas nao sei se estiver errado por favor me clarifiquem pois ainda nao encontrei neste forum niguem falando deste detalhe desta portaria.. Todos dizem que se pode efetuar troca de motor sefor 4x4 mas se o carrofor velho, como o meu de 1976 acho que segundo esta portaria e esta aline 3 a trocanao se podera efetuar.
Espero que comentem e me clarifiquem pois gostava muito de trocar o motor da minha rural para diesel.
Cordialmente.
Boto