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  • #1
    Usuário Avatar de bototucuxi
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    Question Duvidas na Legalização motor diesel em Rural 4x4




    Prezados Senhores,

    Ja li muitas mensagens sobre coneversao da Ford Rural 4x4 de motor a gasolina para Diesel, mas quando comecei a fazer a pesquisa na legislação parece que ha uma confusao no que se fala nos forums e no que a legislação diz.

    Apos uma pesquisa que fiz detalho apenas o documento que e mais importante e que todos os DETRANS seguem oficialmente.. acho eu... que é a Portaria DNC n.º 23, de 06/06/94.

    Esse documento a Portaria DNC n.º 23, de 06/06/94 basicamente refere que:

    ART1. "Fica proibido o consumo de óleo diesel como combustível nos veículos automotores de passageiros, de carga e de uso misto, nacionais e importados, COM CAPACIDADE DE TRANSPORTE INFERIOR A 1.000 ( MIL QUILOGRAMAS ), computados os pesos do condutor, tripulantes, passageiros e de carga “

    #1. Considerando-se que o peso de uma pessoa é 70 kg.

    #2. Excetuam-se do disposto no caput deste artigo osveiculos automotores denominados de JIPES, com tração nas quatro rodas caixademudaça multipla e redutor (...)"

    #3. As disposições desta portaria nao se aplicam aos seguintes casos:
    I -veiculos registados,licenciados e emplacados antes da vigencia desta portaria.
    (...)

    Agora as minha duvidas:

    Eu tenho uma Ford Rural 4x4 com reduzida original de fabrica de 1976 e desejo colocar um motor a diesel. O documento indicaque e uma veiculo CAMIONETA a GASOLINA.


    Duvida referente ao Artigo 1 da portaria anteriormente citada:

    A - De acordo com o manual da Rural o pesoque esta pode levar compassageirose carga é de 550 Kg e so o seu peso e de 1600 Kg.

    Eu me pergunto sera que esta rural tem capacidade de transporte inferior a 1000Kg??? Parece ridiculomas o somatorio dos pesos anteriormente referidos iguala um peso superior a 2000 Kg!! Significa tambem que so a rural com uma pessoa puxa todo o seu peso de 1600 Kg!!


    Duvida referente ao Artigo 1 #2. da portaria anteriormente citada:

    B - As excepções designadas nessa alinea 2 do artigo 1 refere-seapenas aJipes ou tambem outros veiculos que possuam tracao 4x4 e mudancas multiplas e redutora?? Por um lado parece que e umtexto apenas referente a jipes mastambem podera ser interpretado sob outra face dando possibilidade a todos os carros traçados 4x4 com reduzida oportunidade de obterem troca de motor.

    Neste caso acho que a Rural se enquadra para receber legalmente omotor a diesel.

    Duvida referente ao Artigo 1 #3. da portaria anteriormente citada:

    C - Esta a confusão que basicamente niguem le e fala neste foum... Em todos os artigos anteriores nao se aplica a veiculos licenciados e emplacados antes de 1994.

    Ora esta alinea obriga que nenhuma Rural possasofrer alterações degasolina para diesel... mas nao sei se estiver errado por favor me clarifiquem pois ainda nao encontrei neste forum niguem falando deste detalhe desta portaria.. Todos dizem que se pode efetuar troca de motor sefor 4x4 mas se o carrofor velho, como o meu de 1976 acho que segundo esta portaria e esta aline 3 a trocanao se podera efetuar.

    Espero que comentem e me clarifiquem pois gostava muito de trocar o motor da minha rural para diesel.

    Cordialmente.

    Boto

  • #2
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
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    Amigo, e essa a portaria sim, aqui em Minas Gerais as Rural são emplacadas a diesel sem problemas, existe uma certa dificuldade em emplacar as F-75 a diesel, mas as Rural não dão problema. Se vc interessar eu tenho um Maxion 2.5 turbodiesel intercooler, em estado de zero(retificado), sem uso, completo, com doscumentos OK.

  • #3
    Usuário Avatar de Pedro....
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    Diesel na Rural

    Alguém em São Paulo (capital), já legalizou uma rural a diesel?

  • #4

    legalização motor diesel em rural 4x4

    Caro Bototucuxi,

    Não basta ter só a portaria. Se voçe observar no final esta portaria se refere a duas outras portaria do ministerio da fazenda ou melhor da secretaria da fazenda, melhor ainda não são portaria são "csdnmfxckn", perdão esqueci o nome, porém, se voçe tá com a portaria 23 voçe vai ver estas referencias. Bem, estas referencias são utlizadas para enquadra a sua rural. Assim, o detram feita a parte burucratica vai mandar o carro para vistoria tecnica(geralmente IMMetro) lá vão verificar angulo de entrada, angulo de rampa, angulo de saida, suporte para guincho etc... Estas referencias estão nestas referencias. Se aprovado eles (Detrans) vão enquadra a rural como JIPE.

    A minha rural depois de adaptada com motor Q20 B e caixa de transferencia multipla original willys ficou com peso de 1730 kg, passou pelo inmetro e teve que ser alterado o cadastro do renavam. a minha no documento é RURAL JEEP. diesesl. desde 1997.

    Se as medidas de sua rural não forem compativeis com as referencias e não tiver pelo menos o suporte para quincho. o Inmetro não libera o laude de segurança veicular especifico para veiculos 4x4. ]Portanto, veja primeiro estes detalhe.

    wilson

  • #5
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    documentos

    Amigo Bototucuxi,

    Tive as mesmas dúvidas q vc.Até cheguei a conversar com o Engenheiro do Inmetro da minha cidade, e ele me disse que se, no documento da minha rural constasse a informação "4 x4 " ,não haveria problema algum para fazer a transferencia.Acontece q ela não tinha,apesar de ser 4x4 de fábrica.Aí a porca torceu o rabo...Tive q tentar as coisas através do jeitinho.Em conversa com o mesmo engenheiro,ele me disse q assinaria um laudo dizendo q meu carro era 4x4 ,e portanto, estaria apto a fazer a transformação.Contudo, eu precisaria de uma certa boa vontade (entenda-se $) do delegado responsável por essas autorizações , e quando estava disposto a tocar a diante ,o cara foi transferido de cidade.
    Em suma,existe a criação de muita dificuldade para depois poder te vender as facilidades e existem tb brechas na lei q permitem q se faça.Não é muito fácil de fazer na raça entende?Vc precisa encontrar um despachante q conheça alguns caminhos alternativos e preparar algum cascalho.Foi o q fiz depois de me encher de tanta lei..

  • #6
    Usuário Avatar de FIDELIS
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    Não temos que ficar a mercê de jeitinho, quando levei a minha SW-JEEP 1951, o engenheiro do INMETRO só conferiu se tinha 4x4 e reduzida e após as demais inspeções, liberou o laudo; fui no DETRAN fiz outra vistoria e estou a quase 3 anos com os documentos a diesel, vale lembrar que é necessário a nota fiscal do motor e dos serviços, onde um recibo de serviço substitui a nota fiscal de serviços.
    FIDELIS
    Bicudinha JEEP-Truck 1951-4.1A/GNV+caixas Hilux & Bicudinha JEEP-SW 1951-3.0 D- mecânica completa. Hilux-fidelisoffroad@hotmail.com

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