x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 57
  • #1
    Usuário Avatar de bototucuxi
    Entrada
    04/07/2007
    Local
    Belém/PA
    Posts
    373
    Agradecimentos: 0

    Question Duvidas na Legalização motor diesel em Rural 4x4




    Prezados Senhores,

    Ja li muitas mensagens sobre coneversao da Ford Rural 4x4 de motor a gasolina para Diesel, mas quando comecei a fazer a pesquisa na legislação parece que ha uma confusao no que se fala nos forums e no que a legislação diz.

    Apos uma pesquisa que fiz detalho apenas o documento que e mais importante e que todos os DETRANS seguem oficialmente.. acho eu... que é a Portaria DNC n.º 23, de 06/06/94.

    Esse documento a Portaria DNC n.º 23, de 06/06/94 basicamente refere que:

    ART1. "Fica proibido o consumo de óleo diesel como combustível nos veículos automotores de passageiros, de carga e de uso misto, nacionais e importados, COM CAPACIDADE DE TRANSPORTE INFERIOR A 1.000 ( MIL QUILOGRAMAS ), computados os pesos do condutor, tripulantes, passageiros e de carga “

    #1. Considerando-se que o peso de uma pessoa é 70 kg.

    #2. Excetuam-se do disposto no caput deste artigo osveiculos automotores denominados de JIPES, com tração nas quatro rodas caixademudaça multipla e redutor (...)"

    #3. As disposições desta portaria nao se aplicam aos seguintes casos:
    I -veiculos registados,licenciados e emplacados antes da vigencia desta portaria.
    (...)

    Agora as minha duvidas:

    Eu tenho uma Ford Rural 4x4 com reduzida original de fabrica de 1976 e desejo colocar um motor a diesel. O documento indicaque e uma veiculo CAMIONETA a GASOLINA.


    Duvida referente ao Artigo 1 da portaria anteriormente citada:

    A - De acordo com o manual da Rural o pesoque esta pode levar compassageirose carga é de 550 Kg e so o seu peso e de 1600 Kg.

    Eu me pergunto sera que esta rural tem capacidade de transporte inferior a 1000Kg??? Parece ridiculomas o somatorio dos pesos anteriormente referidos iguala um peso superior a 2000 Kg!! Significa tambem que so a rural com uma pessoa puxa todo o seu peso de 1600 Kg!!


    Duvida referente ao Artigo 1 #2. da portaria anteriormente citada:

    B - As excepções designadas nessa alinea 2 do artigo 1 refere-seapenas aJipes ou tambem outros veiculos que possuam tracao 4x4 e mudancas multiplas e redutora?? Por um lado parece que e umtexto apenas referente a jipes mastambem podera ser interpretado sob outra face dando possibilidade a todos os carros traçados 4x4 com reduzida oportunidade de obterem troca de motor.

    Neste caso acho que a Rural se enquadra para receber legalmente omotor a diesel.

    Duvida referente ao Artigo 1 #3. da portaria anteriormente citada:

    C - Esta a confusão que basicamente niguem le e fala neste foum... Em todos os artigos anteriores nao se aplica a veiculos licenciados e emplacados antes de 1994.

    Ora esta alinea obriga que nenhuma Rural possasofrer alterações degasolina para diesel... mas nao sei se estiver errado por favor me clarifiquem pois ainda nao encontrei neste forum niguem falando deste detalhe desta portaria.. Todos dizem que se pode efetuar troca de motor sefor 4x4 mas se o carrofor velho, como o meu de 1976 acho que segundo esta portaria e esta aline 3 a trocanao se podera efetuar.

    Espero que comentem e me clarifiquem pois gostava muito de trocar o motor da minha rural para diesel.

    Cordialmente.

    Boto

  • #2
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
    Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Posts
    2,766
    Agradecimento: 1
    Amigo, e essa a portaria sim, aqui em Minas Gerais as Rural são emplacadas a diesel sem problemas, existe uma certa dificuldade em emplacar as F-75 a diesel, mas as Rural não dão problema. Se vc interessar eu tenho um Maxion 2.5 turbodiesel intercooler, em estado de zero(retificado), sem uso, completo, com doscumentos OK.

  • #3
    Usuário Avatar de Pedro....
    Entrada
    03/12/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    59
    Posts
    336
    Agradecimentos: 0

    Diesel na Rural

    Alguém em São Paulo (capital), já legalizou uma rural a diesel?

  • #4

    legalização motor diesel em rural 4x4

    Caro Bototucuxi,

    Não basta ter só a portaria. Se voçe observar no final esta portaria se refere a duas outras portaria do ministerio da fazenda ou melhor da secretaria da fazenda, melhor ainda não são portaria são "csdnmfxckn", perdão esqueci o nome, porém, se voçe tá com a portaria 23 voçe vai ver estas referencias. Bem, estas referencias são utlizadas para enquadra a sua rural. Assim, o detram feita a parte burucratica vai mandar o carro para vistoria tecnica(geralmente IMMetro) lá vão verificar angulo de entrada, angulo de rampa, angulo de saida, suporte para guincho etc... Estas referencias estão nestas referencias. Se aprovado eles (Detrans) vão enquadra a rural como JIPE.

    A minha rural depois de adaptada com motor Q20 B e caixa de transferencia multipla original willys ficou com peso de 1730 kg, passou pelo inmetro e teve que ser alterado o cadastro do renavam. a minha no documento é RURAL JEEP. diesesl. desde 1997.

    Se as medidas de sua rural não forem compativeis com as referencias e não tiver pelo menos o suporte para quincho. o Inmetro não libera o laude de segurança veicular especifico para veiculos 4x4. ]Portanto, veja primeiro estes detalhe.

    wilson

  • #5
    Usuário
    Entrada
    07/08/2006
    Local
    Guarulhos/SP
    Idade
    61
    Posts
    184
    Agradecimentos: 0

    documentos

    Amigo Bototucuxi,

    Tive as mesmas dúvidas q vc.Até cheguei a conversar com o Engenheiro do Inmetro da minha cidade, e ele me disse que se, no documento da minha rural constasse a informação "4 x4 " ,não haveria problema algum para fazer a transferencia.Acontece q ela não tinha,apesar de ser 4x4 de fábrica.Aí a porca torceu o rabo...Tive q tentar as coisas através do jeitinho.Em conversa com o mesmo engenheiro,ele me disse q assinaria um laudo dizendo q meu carro era 4x4 ,e portanto, estaria apto a fazer a transformação.Contudo, eu precisaria de uma certa boa vontade (entenda-se $) do delegado responsável por essas autorizações , e quando estava disposto a tocar a diante ,o cara foi transferido de cidade.
    Em suma,existe a criação de muita dificuldade para depois poder te vender as facilidades e existem tb brechas na lei q permitem q se faça.Não é muito fácil de fazer na raça entende?Vc precisa encontrar um despachante q conheça alguns caminhos alternativos e preparar algum cascalho.Foi o q fiz depois de me encher de tanta lei..

  • #6
    Usuário Avatar de FIDELIS
    Entrada
    14/06/2007
    Local
    Campos dos Goytacazes-RJ/Armação dos Búzios-RJ/RJ
    Idade
    67
    Posts
    1,016
    Agradecimentos: 0
    Não temos que ficar a mercê de jeitinho, quando levei a minha SW-JEEP 1951, o engenheiro do INMETRO só conferiu se tinha 4x4 e reduzida e após as demais inspeções, liberou o laudo; fui no DETRAN fiz outra vistoria e estou a quase 3 anos com os documentos a diesel, vale lembrar que é necessário a nota fiscal do motor e dos serviços, onde um recibo de serviço substitui a nota fiscal de serviços.
    FIDELIS
    Bicudinha JEEP-Truck 1951-4.1A/GNV+caixas Hilux & Bicudinha JEEP-SW 1951-3.0 D- mecânica completa. Hilux-fidelisoffroad@hotmail.com

  • #7
    Usuário Avatar de Alexandre Souto
    Entrada
    09/04/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    44
    Posts
    6,415
    Agradecimentos: 0
    Caros amigos, de uma olhada neste topico que criei e se puderem ajudar seria de grande, alias, gigante valia as informações.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=37902

    obrigado e ate mais ver!!!

  • #8
    Usuário Avatar de bototucuxi
    Entrada
    04/07/2007
    Local
    Belém/PA
    Posts
    373
    Agradecimentos: 0
    Ontem fui la no Detran e me começaram a complicar dizendo que a rural tinha que ser enquadrada como tendo mais de 1000 Kg de carga mais passageiros... eu expliquei a situação e referi que ela era 4x4 e tinha reduzida e que de acordo com a portaria de 1994 deveria ser modificada para diesel... mas acho que eles nao entendem, ou melhor interpretam a lei como bem entendem... nao sei que fazer a este ponto. No meu doc nao existe qualquer tipo de pesagem indicada, aparece com 0,0 Kg por isso talvez eles possam colocar la os 1000 Kg com o tal jeitinho... sei la e uma possibilidade.

    Apos varias invetidas minhas para convencar o Detran a modificar a minha rural o cara me disse para eu tentar encontrar numeros de placas de carros que efetuaram a mudanca de gasolina para diesel. Ele disse que com esses detalhes ele poderiam ter a prova que e possivel a modificação e assim tambem fazerem a modificacao para mim. Acho que eles nunca fizerram isso aqui.

    Por isso se alguem que ler estas mensagens tiver feito a modificacao do motor de gasolina para diesel por favor me envie o numero da sua placa para que o cara do Detram possapuxar a informacao sobre a sua rural estao. Se quiser me poderao enviar essa informacao em mensagem privada para evitar que seja publica ou para meu email diretamente "botoinia-arroba-gmail.com ".

    Obrigado

  • #9
    Usuário Avatar de bototucuxi
    Entrada
    04/07/2007
    Local
    Belém/PA
    Posts
    373
    Agradecimentos: 0
    Eu acho que os caras do Detran fazem ma intepretacao do texto da portaria quando esta se frefere no segundo artigo

    ° Excetuam-se do disposto no caput deste artigo os veículos automotores denominados, jipes, com tração nas quatro rodas, caixa de mudança múltipla e redutor, que atendam aos requisitos do Ato Declaratório (Normativo) n° 32, de 28 de setembro de 1.993, da Coordenação Geral do Sistema de Tributação da Secretaria da Receita Federal, mesmo os que atendam, simultaneamente, as condições de jipes e de uso misto, conforme Parecer Normativo n° 2, de 24 de março de 1.994, da citada Coordenação.

    Eles interpretam este ponto como que tenha a ver apenas com jipes traçados com tracao as quatro rodas e reduzidos... ate ignora as ultimas linhas que diz "mesmo os que atendam simultaneamente as condicoes de jipes e de uso misto".

    E burrice mesmo mas a minha pergunta e a seguinte:

    QUAIS OS PASSOS A TOMAR PARA PRIMEIRO TER A DOCUMENTACAO LIBERADA PELO DETRAN PARA DEPOIS COMPRAR O MOTOR E TROCA-LO NA RURAL?

    Obrigado.

    Boto

    PS: SE ALGUEM TIVER A SUA RURAL A DIESEL DOCUMENTADA SERA QUE SERIA POSSIVEL ME ENVIAR O NUMERO DA SUA PLACA. TENHO DE TER EVIDENCIA QUE ALGUMAS RURAIS TEM MOTOR A DIESEL PARA QUE O DETRAN ACREDITE QUE E POSSIVEL TROCAR O MOTOR. E UMA GRANDE FRESCURA DA PARTE DELES MAS E O QUE ELES QUEREM, POR ISSO SE ME PODEREM AJUDAR AGRADECIA IMENSO.

  • #10
    Usuário Avatar de Denilsom
    Entrada
    20/08/2006
    Local
    Betim/MG
    Idade
    53
    Posts
    924
    Agradecimentos: 0
    Oi colega tambem to passando por problemas com documento coloquei um motor Diesel na minha Rural ha 2anos estou rodando sempre com medo da policia,sou de Belo horizonte estou tentando arrumar os doc por aqui,ja passei pelo detram depois inmetro, agora estou aguardando a resposta do delegado ja faz 6 meses que dei entrada, ja nao tenho mais esperança, cada dia uma resposta, como vc disse eles nao sabem interpretar a lei, um fica perguntando pro outro, fico revoltado com esse país nosso,tem um rapaz de Bh tbem do forum diz que conseguiu legalizar por aqui, mas nao sei se e verdade perdi o contato com ele inclusive ele mudou por ai PARA e levou a Rural.

  • #11

    Duvidos na legalização

    Caros colegas,
    Primeiro passo: é tirar cópia da partaria 23 6/6/94;
    segundo passo: obter cópias dos atos normativos a que a portária se refere
    (enquadramento do veiculo);
    terceiro passo: Solicitar laudo de segurança veicular com as medidas feitas pelos
    engenheiros (tudo tem que constar no laudo) Obs:engenheiros do INMETRO;
    quarto passo: Fazer um requerimento escrito, nada de boca, para o diretor do detrar
    solicitando liberação da troca, dando como justificativa e embasamento
    nas leis acima e no laudo do INMETRO que o veiculo se enquadra
    perfeitamente; Protocolar o pedido em uma cópia. enquanto nao tiverem
    respostas o carro se já está a diesel não pode ser preso.
    quinto passo: só aceitar uma negativa embasada pelo departamento juridico do detran;
    sexto passo: "se negativado" - m. de segurança - direito líquido e certo. Garantido pela
    portaria 23 de 6/6/94.

    wilson

  • #12
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    53
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Wilson Oliveira Santos Ver Post
    Caros colegas,
    Primeiro passo: é tirar cópia da partaria 23 6/6/94;
    segundo passo: obter cópias dos atos normativos a que a portária se refere
    (enquadramento do veiculo);
    terceiro passo: Solicitar laudo de segurança veicular com as medidas feitas pelos
    engenheiros (tudo tem que constar no laudo) Obs:engenheiros do INMETRO;
    quarto passo: Fazer um requerimento escrito, nada de boca, para o diretor do detrar
    solicitando liberação da troca, dando como justificativa e embasamento
    nas leis acima e no laudo do INMETRO que o veiculo se enquadra
    perfeitamente; Protocolar o pedido em uma cópia. enquanto nao tiverem
    respostas o carro se já está a diesel não pode ser preso.
    quinto passo: só aceitar uma negativa embasada pelo departamento juridico do detran;
    sexto passo: "se negativado" - m. de segurança - direito líquido e certo. Garantido pela
    portaria 23 de 6/6/94.

    wilson

    Boa, isso mesmo.

    Negam o direito, manda um Mandado de Segurança no Rabo de quem negou e boa!!!

    A Lei está aí para ser cumprida, Temos nossos deveres, bem como temos nossos direitos que não devem ser tolhidos.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade