Na Minha Rural, adaptei motor diesel turbo - Q20b, com cambio de 5 marchas. no inicio o diferencial estava com relação 8x43, - ficou amarrado. trocamos para 12x47 o carro ficou muito choco na saída, porém, com velocidade final boa, qualquer subida, redução até terceira marcha. Mudamos para 9x44, melhorou porém, carro não passsava de 80 km/h.
Mudamos para 11x41, que maravilha estou com está relação até hoje. Saí bem e velocidade de cruzeiro por volta de 110 km/h. Já me falaram que a relação 11x45 ficaria melhor. Porém, não mudei, pois estou querendo voltar o carro a ter tração nas quatro rodas.
Sei que no forum tem gente que sabe fazer as contas(tamanho de pneus, relação das marchas no cambio e torque no motor) assim podendo dá um relação diferencial mais próxima da ideal sem precisar experimentar como eu.
OBS: não sei se é lorota de mecanico, mas dizem que esta relação 11x41 é muito dificil de ser quebrada.
wilson