Tenho uma rural com motor diesel D 20 turbo, utilizo câmbio S 10 (mandioquinha-diga-se de passagem quebrador). Gostaria de voltar a ter tração nas 4 rodas.
Tenho visto muitas adaptações, tanto aqui no forum, como em revistas especializadas. Alguns têm colocado câmbio Clark da D 20 com a caixa de redução Willys, outros utilizam câmbio da D 20 com caixa de redução engesa(neste caso inverte-se a bola do diferencial) outros utilizam câmbio da toyota a partir de 92 com caixa de redução toyota.
Bem, li também que a caixa redução Willys é robusta e resistente, porém, quando a minha rural tinha a 4x4 com câmbio 3 marchas willys, a partir de 40 km era uma roncadeira(fora o que vazava de óleo).
A utilização diaria do carro é mais urbana, já digo, antes que alquém, possa perguntar ou dizer que o tipo de câmbio vai depender da utilização.
Quero um carro 4x4 para eventual utilização off rod, porém, para uso urbano confortável e na estrada não ficar só no "sessentinha".
Assim, quem puder dar sua opinião e experiência, agradeço.
Wilson.