Bom pessoal, neste ultimo feriado fui coma afamilia em um pesqueiro aqui perto. Até a ida tudop bem e no retorno faltando apenas alguns quarteirões, percebi que a 4º marchha não entrava.
ela nem sequer arrannha, engata todas as outras 1, 2, 3, e ré. menos a 4. Me falaram de unta de macaquinho que tem la dentro. alguem pode me ajudar.
Valeu pessoal, a minha rural é 4cc do opala com cambio 4 marchas.
bom pessoal , hj o mecanico abriu o cambio e para nossa surpresa parece que o eixo piloto teve a ponta trocada , saindo a da rural e entrando do opala para conexão com o motoro 4cc. to meio perdido do que fazer, pq parece que a tampa do cambio foi mexida, tece a murinca trocada e não colocaram o retentor.
Então, da 4a. marcha não entrar é bem provável que tenha quebrado mesmo o macaquino, que é uma peça que trava o anel sincronizador e permite que as engrenagens se encaixem.
O mecânico chegou a desmontar o seu câmbio?
O da minha rural vazava muito óleo e resolvi mandar abrir. Bitcho, nem te conto. Mas vou contar. No final gastei Lt$ 1.180 na brincadeira, mas pq o câmbio estava realmente no bagaço.
No seu caso, vc só notou que a 4a. marcha não entrava? Se sim, é bem mais simples, mas a mão de obra fica mais cara que as peças... Talvez esse câmbio já foi feito e colocado peça de baixa qualidade ou foi "surrado", pois o câmbio ainda aguenta o 4cc - opala. Se fosse o 6cc, Deus me livre...
Qto ao eixo piloto, dá uma olhada melhor no fórum dos CJ`s. Mas para casar o câmbio Willys com o motor 4cc do opala tem que adpatar a ponta do eixo mesmo por serem diferentes na estria. No caso do retentor, teria que verificar se o cara acabou sacando fora por conta da ponta do eixo-piloto mas ele deveria ter colocado um original "retrabalhado" no lugar, pois vc está sujeito a entrada de impurezas e avançar o processo de desgaste (principalmente água).
Cara, o qto antes peça para um mecânico fazer o q precisa e ficar tranquilo, senão ao invés de gastar LT$200 vc acaba gastando R$ 800.
[]´s!
Caro colega colombo vc tem a cx original da willys? ela nao e boa,coloque uma cx clark 4M da C20 ja que tem o motor de opala,vc vai gastar um pouco mais e nao vai mais ter problemas, e so alegria.
O Rapaziada obrigado pelas dicas, mas nesse meio tempo eu mandei abrir a caixa....
O Sincronizado da 4º foi pro saco, vou ter q trocar provavelmente tb o eixo primario que ta com a ponta meio desgastada.
Quanto ao eixo piloto, teve a ponta trocada mesmo, mas o problema ficou com a moringa que foi adaptada do opala no cambio da rural e não colocaram o retentor correto, estava no lugar um retentor feito de feltro.
Agora estamos estudando colo colocar a moringa original com o retentor correto.
Provavelmente amanha eu vou no mecanico e tiro umas fotos pra mostrar a vcs o estado da caixa.
Galera, cuidado com as montagens de câmbio por aventureiros, pois tive uma má experiência na manutenção do meu câmbio willys de quatro marchas, moro em São José dos Campos e arrumei um mecânico em São Paulo pra fazer a manutenção dele, ele tinha anuncio na revista Fora de Estrada e tudo mais...... pois bem, maior trampo para tirar e levar o câmbio pra Sampa, e deposi de um tempo ele trocou tudo o que estava dentro da carcaça........ fui buscar o câmbio trouxe pra cada e o montei na F...... para minha surpresa ela não ficava em ponto morto de jeito algum........... tava com os anéis e engrenagens muito justas....... levei de volta pro cara, ele deu umas mechidas.......... levei de volta pra casa, montei e .... a mesma coisa ocorreu.......... por idas e vindas e trocas de mail´s nunca respondidos e telefonemas nunca atendidos........... me enchi e após encontrar um mecânico na minha cidade que mechia em Jeep´s levei a viatura até ele e após algumas análises ele descobriu que o anel sincronizado que estava montado no meu câmbio de 4 marchas era na verdade do de 3 marchas.................barbeiragem das feias.......... morri com a grana do picareta e com a segunda manutenção.......... é bom sempre verificarmos os antecedentes do mecânico que vc está levando sua viatura para não cair numa furada destas.......o nome da mecânica do cara de Sampa é SDS. cuidado !!!!
Pessoal, onde consigo comprar a moringa do cambio willys 4 marchas. na adaptação feita na minha viatura, o cabeçudo trocou pela moringa do opala, por isso vazava todo oleo do cambio, a retentor era daqueles de feltro.