x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
    Usuário
    Entrada
    16/06/2007
    Agradecimentos: 0

Ordem dos pistões

Estou reformando uma Rural 68, desmontei o motor inteiro para limpar e trocar as mangueiras e os cabos de vela.

Devo ter feito alguma confusão na hora de colocar os cabos na tampa do distribuidor, alguém sabe a sequência dos pitões do motor de 6 cilindros?

grato

Pedro

Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por PedroJordan Ver Post
    Estou reformando uma Rural 68, desmontei o motor inteiro para limpar e trocar as mangueiras e os cabos de vela.

Devo ter feito alguma confusão na hora de colocar os cabos na tampa do distribuidor, alguém sabe a sequência dos pitões do motor de 6 cilindros?

grato

Pedro
    1 5 3 6 2 4

Lembrando que o pistão nº 1 é o mais perto da polia!!

Até
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI

Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 2
    Se não souber colocar no ponto não vai adiantar...
    A não ser que dê muita sorte de colocar num lugar que o motor pegue...(acho quase impossível visto que dever ter tentado ligar e recolocar os cabos)

A não ser que lembre onde estava o cabo do primeiro cilindro...hehehehehe!!!

Considerando que não tenha mexido no distribuidor,mas se mexeu....putz....

Abs

Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG

Thumbs up

Citação Postado originalmente por Zepi Ver Post
    Se não souber colocar no ponto não vai adiantar...
    A não ser que dê muita sorte de colocar num lugar que o motor pegue...(acho quase impossível visto que dever ter tentado ligar e recolocar os cabos)

A não ser que lembre onde estava o cabo do primeiro cilindro...hehehehehe!!!

Considerando que não tenha mexido no distribuidor,mas se mexeu....putz....

Abs
    Faça uma coisa:

tire todos os cabos de velas. Retire a vela do cilindro 1 e ponha um pedaço de papel enrolado la na rosca...dê uns toquinhos na chave.
    Na hora que o papel pular, pare tudo e abra a tampa do distribuidor. Para onde o rotor estiver apontando, ponha o cabo de vela numero 1! A partir daí, monte tudo conforme a ordem (153624).

Dê a partida na rural e observe: Se ela pegar vc acertou. Mesmo se ela ficar rateando, é pq ta fora de ponto, mas isso é ridículo de resolver!

Se ela não pegar, peça alguem para ir rodando o distr. de um lado para o outro enquanto vc tenta no arranque. Se mesmo assim ela não pegar, é pq naquela hora em que o papel pulou, estava no processo de escape, em vez de ser compressão. Aí vc terá que refazer tudo de novo até acertar!!

Eu sempre usei essa técnica e sempre tive a sorte de acertar na !!

Qualquer coisa grita aí!

Até!!
    ex Troller 2015:

ex

Usuário
    Entrada
    16/06/2007
    Gente,
    Obrigado pela ajuda! Estava fazendo uma ordem totalmente diferente que lástima.

Usuário
    Entrada
    02/10/2006
    Local
    Porto Alegre/RS
    Bah pior que vou passar por isso em breve!!!
    Lucas me responde uma coisa!!!
    Nao da pra se basear na marcaçao da polia?Isto é, pensei que quando a polia esta coincidindo com a marca da tampa(tomando 0° como referencia,mesmo que depois altere para colocar o ponto do distribuidor corretamente)o pistao do primeiro cilindro estaria no PMS fazendo explosao!!!!Nao sei se pensei besteira mas nao custa perguntar!!!!

Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 2
    Boa dica Lucas!Eu sempre faço assim,mas como ele pediu somente a ordem dos pistões se supõe que ele saiba fazer o processo ou quase...
    Eu acrescentaria que girar o motor na hélice é mais preciso,pois se comsegue controlar o ponto mais certinho,e dá pra perceber quando é compressão ou exaustão...pois a pressão é muitíssimo diferente.Se colocar o "tufo" de papel bem apertado,no momento da exaustão(se essa vier antes)nem chegará a tirá-lo do lugar...É por isso provavelmante que vc Lucas consegue da primeira vez,porque ele salta fora mesmo só na compressão...

Adrio,deu uma olhada na Rural aki perto do serviço?

Abs
    4X4 Brasil Razão: complemento

Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG

Arrow

Citação Postado originalmente por ADRIO DIAS Ver Post
    Bah pior que vou passar por isso em breve!!!
    Lucas me responde uma coisa!!!
    Nao da pra se basear na marcaçao da polia?Isto é, pensei que quando a polia esta coincidindo com a marca da tampa(tomando 0° como referencia,mesmo que depois altere para colocar o ponto do distribuidor corretamente)o pistao do primeiro cilindro estaria no PMS fazendo explosao!!!!Nao sei se pensei besteira mas nao custa perguntar!!!!

Adrio Dias,

se sua polia tiver uma marcação "legível", pode ser que funcione. Eu particularmente nunca usei esse método, e nem pretendo usar, já que minha polia num dá pra ver marcação nenhuma.

Zepi,

realmente, ao dar o arranque, o papel pula, e dá um barulho de um estouro!

Um outro processo (eu não gosto muito), é tirar a vela do cilindro 1 e enquanto uma pessoa roda a polia na mão, o outro está com uma chave de fenda 'cutucando' o pistão do 1º cilindro. Assim, quando vc perceber que a chave começou a subir, retire a mesma, pois se deixar, corre o risco de quebrá-la lá dentro do cilindro, ou até mesmo quebrar o pistão!
    E não acho que esse processo fica "tinindo" também não, pois na hora em que a chave subir, pode tá tanto na explosão como no escape! De todo jeito corre um risco para refazer!

Até!
    ex Troller 2015:

ex

galera o pms da rural é tudo que disseram mas se o cachimbo do ditribuidor não tiver apontando para as 5 horas o comando ta diferente do distribuidor, ou seja use a polia, o pms com papel ou o que ser mais conveniente, e tambem a posição do distribuidor deve estar como um relogio apontando para as 5:00, olhando para o distribuidor o cachimbo deve estar ohando pra baixo ligeiramente para a direita, (vide manual do mecanico), aí ta certinho depois é só colocar a tampa e na posição do cachimbo o pino do primeiro cilindroe seguir a sequencia 153624 e ta pronto, no ponto., desculpem a intromissão vi que estava faltando este impressindivel detalhe e tentei colaborar.

As dicas dos colegas são corretas o pistão é perto da polia , mas lembrando que a ordem de explosão é anti horario quer dizer, o rotor gira para a esquerda se for o motor original BF 161. Sds. Diones

A dica da Chave de fenda não funciona no BF 161 devido ao sistema de valvula e cabeçote, o cabeçote não da espaço até o pistão. tire todas as velas e pegue uma chave 16 milimetros estrela que é a medida do parafuso original da polia do BF 161, gire sentido horario com a chave a polia e precione com o polegar direito o orificio da vela do pistão 1 perto da polia quando o pistão chegar levemente em cima voce vai notar uma pressão no dedo e aí que esta o PMS ( ponto morto superior) onde o rotor parar é que é o cilindro 1 dai conte anti horario a numeração passada pelos colegas do forum. Boa sorte .......

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem