1. Motor 4cc opala a álcool (obs: trabalho numa usina de álcool, pago hoje pelo litro apenas R$ 1,10)
R. Acho a melhor opção. Acabei de trocar meu 6cc gasolina por um 4cc álcool original. Apesar de mais fraco, ele é muito mais leve e gira mais alto...
2. Cambio: acredito que o original (4 marchas) seja suficiente, porém com a alavanca no assoalho;
R. Eu uso o "Clarquinho" de 5m. Acho excelente !
3. Tração e reduzida (originais)
R. A minha caixa é original e acoplada no câmbio... só coloquei ela sequencial ( 1 alavanca só com 4x2-4x4-Neutro-4x4 reduzida.
3. Relação diferencial: ???
Ela estava alongada para o 6cc, com 13/46 (3,54 ) mas eu nunca usava a 5a marcha. Estou colocando a mais curta, 9/44 ( 4,88 ) para o 4cc que é 38% mais curta... acho que vou conseguir usar a 5a. agora...

4. Pedais suspensos, servo-freio, freio a disco (dianteira)
R. Na mosca... uso as pinças da Kombi, acho...
5. Direção ???? (talvez mecânica do santana ou ainda a hidráulica)
R. Hidráulica sem discussão... a minha é da Ranger mas qualquer uma serve...
6. Pneus 255/75/15 uso misto (já tenho um jogo de rodas de alumínio da F-1000)
R. Estou usando os General 33". Não tenho o que reclamar... São mais silenciosos que os BF MUD.
7. Suspensão: não quero SPOA, talvez apenas os coxins de opala + a troca dos jumelos (um pouco maiores)
R. Eu uso o kit da Toyota. É um pouco duro, mas vc pode aliviar as lâminas.
8. Roda livre: automática ou manual AVM ???
R. Vai prá trilha ?? Manual. Vai só passear ?? Automática ( prá não ter de sair na chuva prá ligar... ). Tá na dúvida ??? Manual !!!!
Espero ter ajudado ! É claro que outras opiniões podem ser diferentes da minha, mas isso é que é legal no fórum... cada um coloca suas idéias !