Onde anda o Mestre Sukys http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=2133 para participar nesse tipo de assunto:?:
[]s querendo aprofundar mais o tópico
Versão Imprimível
Onde anda o Mestre Sukys http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=2133 para participar nesse tipo de assunto:?:
[]s querendo aprofundar mais o tópico
Alexandre, esse infelizmente se desligou do fórum: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...425#post186425
Uma pena. Tenho certeza que quem saiuu perdendo fomos nós que ficamos...
Agora que já sei como funciona as baterias, digamos que eu tenha uma bateria de 90 aperes na minha F será que daria conta de um guincho 9000libras???? ou teria que trocar a bateria???? O meu alternador não sei de quantos aperes como faço para saber????
Obrigado a todos que estão me ajudando nesta questão
Gabriel, é o seguinte: para saber por quanto tempo seu conjunto alternador/bateria vai conseguir tocar o seu guincho, você vai precisar dos seguintes dados: consumo do guincho a plena carga (varia de modelo para de guincho, ainda que seja da mesma marca e capacidade, por exemplo um Warn XD9000 tem consumo diferente de um Warn Tabor 9000), capacidade da bateria, em Ah, o k da bateria (esse número é mais complicado, você vai ter de levantar com o fabricante, mas um valor de 1,3 é razoável, e acredito que possa ser usado para que se tenha uma noção do tempo de uso) e o fator R que é o tempo tomado em consideração na hora de especificar a capacidade da bateria (também deve ser dado pelo fabricante da bateria, mas em baterias automotivas em geral R=10 h) e a capacidade do seu alternador.
O anexo tem uma planilhinha no Excel que faz as contas para você, baseado na lei de Peurket ajustada.
Lembrando que essa conta vale somente se demais equipamentos do carro (faróis, som, etc.) estiverem desligados e o motor ligado. Se os equipamentos forem ligados vc deve descontar o consumo deles da capacidade do alternador. A corrente de cada equipamento é dada pela potência dividida pela tensão, por exemplo, uma lâmpada de 55W consome 4 A a 13,8 V, que é a tensão quando o carro está ligado. Com o carro desligado, passa a ser 55/12 = 4,6 A. Some tudo que estiver ligado e terá o valor que deve ser descontado.
Após atingido o tempo máximo a bateria se descarrega, fazendo com que toda a carga do guincho caia sobre o alternador, que não aguenta e pode queimar. Ou o comando do guincho (solenóides, etc.).
Se forem 2 baterias idênticas, basta multiplicar por 2 a capacidade das baterias e colocar na fórmula. Se forem baterias diferentes o tempo será o dobro da média ponderada dos tempos obtidos para cada uma das baterias.
Antes que alguém fale que não se pode utilizar 2 baterias diferentes juntas, eu digo que pode, mas com um dispositivo de manobra para que as duas só fiquem conectadas juntas quando estiverem fornecendo energia. Mas isso é outro assunto, hehe.
Ola Cavalcante, agora consegui compreender os caulos que tem que fazer, e por eles com certeza o mecanico e bem melhor, apesar de ser mais caro, agora outra pergunta, aqui oende eu moro nao tem niguem que meche com jeep, em campinas ou regiao tem alguem que venda o guincho mecanico e instala ele???? Desculpe tantas perguntas, mas as duvidas sao muitas
.
Gabriel, perguntas e fórum são coisas que andam juntas. Vai se desculpar do quê? :-D :-D
Bom, eu não quis dizer com as contas que um guincho mecânico é melhor que o elétrico ou vice-versa. O que disse e sustento é que um guincho elétrico tal, com bateria tal e alternador tal, pode ser usado por tantos minutos. As demais conclusões são suas, e foi muito mais por isso mesmo que mostrei as contas. Pra que vc pudesse tomar uma decisão baseado nas suas necessidades e recur$os. E saiba, pelo menos do lado elétrico, o que pode ou não fazer com o guincho.
Eu mesmo tenho que me conformar em um guincho elétrico pra minha bicheira raivosa, mas tenho de saber os limites da configuração.
Agora pega o camarada de, sei lá, Samurai, que não tenha opção de guincho mecânico, e toca o sujeito a torrar bateria, ou solenóide ou alternador a dar com pau... Tudo porque o cara queria vender o guincho dele a qualquer custo, desde que seja dos outros...:stop:
Quanto a quem lhe forneça e instale um guincho mecânico, já que você se decidiu por ele, o Ribon e o Leo podem te ajudar muito mais do que eu. Isso tá fora do meu domínio...:-D