Postado originalmente por
Cavalcante
Errado Ed, falou muito e só disse sandices...
Senão vejamos:
Confundir multiplicação com divisão é tão primário que dói... É Ah - ampere-hora (ou ampere VEZES hora) e não A/h - ampere/hora (ampere DIVIDIDO por hora).
A capacidade de descarga de uma bateria é dada por uma razão nominal de descarga em 10 horas, por convenção.
Deste modo, uma bateria que possa prover 10A em serviço contínuo (direto, sem sair de cima) de 10 horas terá capacidade de 10 x 10 = 100 Ah.
Este é o padrão para qualquer bateria.
Ah, então se eu tenho uma bateria de 60 Ah, isso quer dizer que ela pode fornecer 6 A direto por 10 horas, certo? Certo.
Então, se for por 1 hora só, eu posso tirar 60 A por 2 horas, 30 A, por meia hora 120 A etc, certo? ERRADO!!!!
O que eu disse acima é que, para descarregar a bateria do exemplo em 10 horas, devem ser consumidos 10 A continuamente durante todo esse período.
Mas esta razão de descarga não é constante, nem mesmo linear.
Existe uma característica de baterias, chamada de curva característica de descarga, que varia de modelo para modelo de bateria, aliás, também varia com a idade da bateria, mas tudo bem. Esta curva vem no manual da bateria e é ela que dá a razão de descarga da bateria.
Mas é bom saber que algumas baterias de 60 Ah podem se descarregar completamente em 1 hora se você consumir 30 A. E podem se descarregar completamente em 1 minuto se você consumir 45 A!!!! Basta ver a curva de descarga. Vai variar de modelo para modelo, mas não muito. Ou lembrar que se ficar "dando na chave" do carro por 10 minutos, já era a bateria...
Não precisa ser especialista pra saber que um troço que não aguenta com um motor de arranque por 10 minutos não vai aguentar um guincho por 15...
Este parágrafo deve ser enviado aos departamentos de marketing da Moura, ACDelco e outros. Fantástico! Vai vender bateria a rodo!!!!
Isso quer dizer somente que ele não usou o guincho por todo o tempo, mas sim ciclicamente. Só que se ele usasse o guincho direto, por 15 minutos, as 2 baterias dele iriam pro vinagre, do mesmo jeito... Ainda que fossem de 150 Ah...
O problema é não conhecer o equipamento e dar orientação errada para os outros...