Olá turma, gostaria da opinião de vocês quanto à possibilidade de instalar um motor MWM 229 (diesel) na Rural 4x2. Estou me referindo à parte técnica, de capacidade do eixo dianteiro (rígido e da susp. independente), tamanho do cofre do motor, etc. Quanto ao documento, isso não é problema e prefiro não entrar em detalhes para não perdermos o foco. Obrigado a todos.
Olá turma, gostaria da opinião de vocês quanto à possibilidade de instalar um motor MWM 229 (diesel) na Rural 4x2. Estou me referindo à parte técnica, de capacidade do eixo dianteiro (rígido e da susp. independente), tamanho do cofre do motor, etc. Quanto ao documento, isso não é problema e prefiro não entrar em detalhes para não perdermos o foco. Obrigado a todos.
Procure opções de motorizações mais modernas...
[]s
Herbert Lima
UNIMOG 2t OM 352, TROLLER 3.0 2008, SUZUKI SAMURAI JABURANGA AP 2.0i, SPLASH 4X4
rfdex, na minha opnião o maior problema será entrar no cofre, pelo que me lembro quando ví os dois lado a lado, o S4T ao lado do mwm-229, o mwm-229 ocupa um volume bem maior, digo isso, pois a minha Rural o cofre está totalmente tomado com o S4T, que é pesado, mas um pouco mais leve que o mwm-229, para equiparar tenho um guincho na frente que acaba quase equalizando a questão de peso, mas volume ... aí é outra estória.
Outra informações, se mesmo assim conseguir posicionar o motor no cofre, alerto que o chassi deverá receber reforço, além de travessa extra (para não empenar), os feixes diânteiros originais não são suficientes, vc deve adaptar um conjunto de feixes traseiros na diânteira, ou de toyota, ou de F1000, ou de ..., qualquer outro conjunto com maior capacidade (eu uso os feixes originais traseiros de toyota bandeirantes longa, com lamina extra), se quizer manter o sistema atual com molas helicoidais, aí o buraco é mais em baixo...
O cambio deverá vir junto com o motor, poucos são os cambios (de 5 marchas com overdrive) suficientemente fortes para o torque e a potência desse motor.
Reforçando o que o Herbert sugeriu e com experiência própria, visto que o José Augusto afirmou que o 229 é maior e por consequência mais pesado, opte por um motor mais "leve"... Eu cheguei a instalar o S4T na minha F-75 e tive que fazer uma porção de "mexidas"...Como o mecânico "meia-prática" que fez a adaptação não me orientou bem não fiz o reforço que o José Augusto comentou e o chassis começou a trincar... Acabei trocando de motor e coloquei um Maxion HS 2.5L e a camionete ficou outra coisa. Não sei qual é o teu uso, se for cidade e estrada são mais dois bons motivos para que opte por um motor proporcional as Rurais e F-75s.
Bom dia colega! o motor 229 pesa ums 390kg e muito peso para Rural , alem de ser um motor antigo de baixa rotacao derivado de trator,opte por um mais leve, eu coloquei um maxiom 2.5HS que era da S10,mesmo das LAND ROVER so muda acessorios, com a cx da C20 4M , ficou otimo, se sua RURAl for 4cilindro nem precisa mexer no suporte do chassis, da certinho.se for 6 cilindro tem que adaptar suportes.