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Tópico: Montando um Jipe

  • #1
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
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    Montando um Jipe




    Amigos, estou me preparando para montar um jipe e maravilhado com a mecânica da Rural/F75, estou reunindo dados para compra do chassi e mecânica e pretendo montar em uma carroceria que talvez eu mesmo faça.
    Como deverá ser um carro para uso diário e trilhas em eventos de jipe e brincadeiras, gostaria de vossa opinião.
    Rodando pela Dutra no Rio e SP, reuni os dados abaixo:

    Diferenciais com relação 47/11 = 4.27;
    Caixa 3 marchas;
    Motor Opala Gasolina;
    Kit GNV.

    Nestes ítens, para a necessidade citada acima está bom? Alguém tem alguma idéia melhor?
    4X4 Brasil

  • #2
    Se for o Opala 6cc ok. Vai de GNV? Então pegue um motor a álcool, que é melhor pra queimar GNV.
    Mas parta pra uma caixa mais moderna, 4 marchas pra cima. Algumas (C-20 por exemplo) se encaixam no motor Opala sem precisar de flanges. Vai precisar apenas uma p/ a t-case, que já tem no mercado.

  • #3
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    O camarada que trabalha com esse material, falou que a caixa de 3 marchas nunca quebra, por isso achei interessante, ele disse que a de 4 marchas ele vende peça toda hora. O motor que é oferecido é o de 4 cilindros, mas penso em um motor diesel em seguida.

    Segunda feira que vem, outro cara estará com uma F-75 segundo ele andando, com motor Cumimns....por 4 mil reais - tá certo isso?

  • #4
    Não vai gastar dinheiro e colocar um cambio original do Jeep em um motor de Opala 6cc.

    O negocio é um 5m (clark 2205 C-20), 4m 260F ou um 3m (esse não é bom para uso diario).


    [ ]´s

  • #5
    Citação Postado originalmente por Mauricio Rossetto Ver Post
    O camarada que trabalha com esse material, falou que a caixa de 3 marchas nunca quebra, por isso achei interessante, ele disse que a de 4 marchas ele vende peça toda hora. O motor que é oferecido é o de 4 cilindros, mas penso em um motor diesel em seguida.

    Segunda feira que vem, outro cara estará com uma F-75 segundo ele andando, com motor Cumimns....por 4 mil reais - tá certo isso?
    Não quebra se for 3m da C-10. E o 4m da C-20 num quebra também...
    Mas se for Jeep, quebra igual o 3m e o 4m...
    F75 com motor diesel por 4K? Acho que aí tem gato, me passe o fone e endereço desta cara... mas em MP, senão chega alguém e compra antes de mim!!!

  • #6
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    Pode ser motor ilegal.

  • #7
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    Realmente o preço é estranho, mas por 4 mil vale a pena comprar se estiver andando e a mecânica (diferenciais, etc) estiver em bom estado, o motor eu troco depois, pois só a mecânica (do chassi pra baixo + motor) em SP e RJ está entre 3 e 4 mil, revisada, mas vai ter que providenciar freio, direção, etc.
    Bom saber destas opções de caixas, vou ver se eles têm. A relação 47/11 está boa? Para viagem, com esta relação consigo que vel. média? Se você fosse "montar" uma mecânica destas, pensaria em que componentes (dentro de um orçamento realístico, ou seja: apertado)?
    4X4 Brasil

  • #8

    Configuração

    Maurício,

    Tenho uma F-75 para uso diário, rodo +- 70km/dia, e estou com esta configuração:

    - motor maxiom 2.5 Hs
    - caixa clark 4m
    - t-case Sportage
    - freio original (segura bem)
    - relação 12/47, mais longa que a 11/47.
    - setor mecânico Ômega (macio que parece hidráulico)
    - hidro vácuo opala
    - embreagem hidráulica
    - calços de carroceria + altos e c/ alma de aço (scânia)

    Estou satisfeito com redimento do "Bizão", tá andando muito e principalmente, solto...

    Abs,

    PIKENO

  • #9
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    Pikeno, realmente parece que você está com uma bela configuração. Vou tentar copiá-lo, mas parece que terei que fazer aos poucos, trocando partes até ficar assim, pois não terei bala na agulha para essa configuração de cara, principalmente se tratando de motor. Poderão dizer que a relação 12/47 tira torque em trilhas, mas se eu tenho um Niva e acho grande coisa, com certeza é mais forte que o Niva.....
    4X4 Brasil

  • #10
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    A Potranca eu também uso todos os dias. E viajo muito (cerca de 1000 até 2000 km/ mês). Ela tem:
    Motor Maxion HS2.5TD
    Caixa Mercedes Benz 5 marchas da Sprinter
    Embreagem hidráulica
    Reduzida originar Willlys adaptada p/ suportar um cardãzinho intermediário
    Relação 11/47
    Caixa de direção mecânica do Santana
    Hidrovácuo (acho que é do Corcel)
    Freios a disco (dianteiro kombi, traseiro kadett)
    Suspensão original com kit Fess

    Anda muito bem. Se eu quero correr, chega a 140km/h (só prá ver mesmo, pq é muita velocidade para uma rural) Se eu ando a 80, chega a 14 km/l de diesel. Ficou excelente. Parecida com a do Pikeno, mas como o meu câmbio tem 5a marcha, optei por uma relação um pouquinho mais reduzida.

  • #11
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    Cícero, essa configuração também é campeã. Realmente a ajuda que preciso está muito além do que contava. Como tenho o Niva (é o quarto) e mexo bastante nele, posso dizer que conheço bem o carro, estou inclusive com o motor original abrindo e colocando camisa e pistões do Tempra e tenho outros projetos, mas fico brigando com coisas que atrazam, por exemplo buchas de balança, homocinéticas, e coisas do gênero e gostaria de investir em projetos mais produtivos. Por isso penso na mecânica da Rural/F-75. Realmente acredito que darei asas as idéias. Com as configurações citadas correrei atrás desse material e verei o que consigo reunir. Creio que não terei tudo de uma vez, até mesmo porque não tem graça, é uma conquista. Aposto que seus carros valem muito mais que as frias tabelas de preço, pois eles fazem parte de vocês. Se ele não está bem, parece que me falta algo, não estou 100% também. É o que sinto de meu Niva.

  • #12
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    Realmente o que vale é a construção do carro que se quer. E depois curtir. Eu tenho o cálculo do que eu gastei na Potranca: R$26k. Nunca vou conseguir vendê-la por isto. Nem quero. Hehehehe

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