x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário Avatar de Davilson Titton
    Entrada
    13/09/2005
    Idade
    73
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0

    BF 161 com uma vibração irritante




    Abraço a todos.
    Eu fiz o motor da Rural a pouco tempo, foi feito a parte de baixo e de cima, depois disso me deparei com um problema e não consigo resolver: no motor apareceu uma vibração estranha, ela é bem acentuada na marcha lenta, de baixa para media RPM ela diminui, mas esta lá, de media pra alta RPM diminui mais ainda, mas continua lá, na estrada dá pra perceber pelo carro todo.
    Já estive em alguns mecanicos conhecidos e uns falam que é normal, outro diz que pode ser o volante do motor desbalanceado, (só qua quando o motor estava um bagaço não tinha essa vibração, outro falou que podia ser velas, troquei, outro disse que seria os cabos, troquei, outro o cachimbo, troquei, outro o platinado, troquei, outro o ponto, ele colocou e não resolveu, outro o carburador, foi limpo, revisado e não resolveu, outro, regulagem de valvulas, foi refeito e a vibração continua, já não sei mais no que pensar.
    Por causa dessa vibração a lenta do motor fica quadrada e eu sei que esse motor não é assim.

    Será que alguem poderia me dar uma luz, de pronto agradeço.

  • #2
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2

    já vi parecido...

    Tinha um amigo que acontecia assim:

    O motor tava na lenta bem compassado de repente dava uma rápida tremidinha e sguia a lenta,logo após outra tremidinha.
    Não sei se vcs entenderiam,mas era mais oumenos assim:

    bum,bum,bum,bum,brurum,bum,bum,bum,bum,brurum...
    assim por diante,sempre no mesmo período,entretanto só na lenta...em alta alinha.
    O que poderia ser?Parece como se tirasse um cabo,depois colocasse,tirasse depois colocasse,tirasse depois colocasse...

    Abraços.

  • #3
    Davilson.

    Pelo que entendi da sua estória, realmente a parte elétrica não deve ser. Além do mais, quanto o motor está em alta a vibração continua e se fosse mesmo alguma coisa da elétrica, isso não aconteceria. Acho que o mecânico que falou a respeito do volante desbalanceado pode ter uma certa razão, não em relação ao volante em si, mas em alguma parte do motor que esteja.
    Só por curiosidade, já verificou se os coxins do motor estão ok? Muitas vezes pode ser o motor que está "meio" solto demais dentro do cofre!!!!


    Zepi.

    Deu pra entender sim mas, isso acontecia mesmo depois do motor ja ter esquentado? Será que não pode ser um simples problema de má regulagem do carburador?

    Abraço.

  • #4
    Usuário Avatar de Davilson Titton
    Entrada
    13/09/2005
    Idade
    73
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0
    Ola.
    Lama, vc falou em algo que não vi mesmo, sobre o coxim do motor, como ele foi tirado pra retifica pode ser que estragou, depois eu reporto.

    Estive pensando, mas acho que não tem lógica: acredito que os pistões no motor deve ter uma certa ordem na colocação, pode ser? que o mecânico trocou a ordem dos pistões, ou uma biela desbalanceada ou pouco torta, pode acontecer isso? a tal vibração?

    Só sei que: quando o motor estava fumando mais do que eu, muito fraco etc... ele não vibrava, tinha uma boa lenta e tudo mais, só não tinha mais força.

    Agora que esta tudo zerado me aparece essa, pode? esta até parecendo que estou andando com um vibrador, até que não é ruim não, mas não tem graça nenhuma e estou muito preocupado, numa viagem, numa trilha, não estou me sentindo inseguro com a Rural.

    Por ora agradeço a todos

  • #5
    Gente, tem que levar em conta que esse motor é antigo e ele na marcha lenta oscila msm...se vcs querem que ele fique na lenta constante, tira o BF e coloca um motor injetado!!

  • #6
    Lucas, Acho que o problema do Davilson vai um pouco além disso. Também tenho um BF161 e, como não poderia ser diferente, vibra um pouco na lenta. O problema é que o motor do Davilson vibra em lenta, em alta, em média, ou seja, se o motor estiver ligado, ele está viobrando. (me corrija se estiver errado, Davilson)

    Em relação a ordem dos pistões acho que não há muito este risco, só se o seu mecânico (espero que vc tenha pego um de confiança) esqueceu de montar alguma parte do motor tipo: Bronzinas e anéis. Mas acho que estaremos chegando a um absurdo total.

    Pra verificar se algo está solto dentro do motor é fácil. Pegue um cabo de vassoura, chave de fenda ou qquer objeto que vc ache conveniente para o serviço. Ligue o motor, encoste uma das pontas no bloco do motor e através da outra ponta encoste o ouvido. Tente perceber se não há barulho de peças soltas, batendo os riscando.

    Biela torta é meio estranho também, o melhor é levar em um mecânico de sua estrema confiança (experiência conta muito nessas horas) e tentar achar o problema com ele, nem que tenha que desmontar tudo de novo.

    Abraço.

  • #7
    Usuário Avatar de Davilson Titton
    Entrada
    13/09/2005
    Idade
    73
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0
    Lama, grato pela sugestão.
    O problema dessas nossas viatura é o mecânico, eu pelo menos não achei nenhum até agora que me inspire confiança, cara é incrível, eles falam que entende, mas depois que faz o serviço!!!!!!.
    Bom eu fiz o que vc falou, verifiquei os coxins do motor, e advinha?? o cara apertou até esborrachar os dois, dai eu mesmo troquei. Para surpresa minha quando liguei o motor, aparentemente a vibração diminuiu, mas depois prestando bem atenção ela continua lá, mas com menos intensidade, principalmente a +/- 3.000rpm onde ela fica bem fininha, mas vibra, mas rotações menores vibra bem mais.
    Outra coisa que achei: o caninho do avanço no distribuidor estava meio solto, então o que acontecia, vc coloca o motor no ponto com a estrabo e quando vc conecta o avanço esse ponto sai adiantando, muito bem como ele estava solto tinha um vácuo irregular, dai o ponto do motor adiantava e atrasava freneticamente, não sei se vcs entenderam isso, mas como apertei o caninho, troquei a mangueira isso não aconteceu mais, até a marcha lenta ficou melhor, bem como a tomada de rotação também.

    Agora observei que a polia do motor esta um pouco fora de centro quando estava regulando o ponto e o pior a porca dessa polia esta sem cabeça, eu não acredito nisso e nem sei como o fdp do mecânico apertou aquilo.

    acho que o meu melhor mecânico sou eu mesmo, só não tenho ferramental e espaço pra fazer determinados serviços.

    Abraços

  • #8
    Citação Postado originalmente por Davilson Titton Ver Post
    Agora observei que a polia do motor esta um pouco fora de centro quando estava regulando o ponto e o pior a porca dessa polia esta sem cabeça, eu não acredito nisso e nem sei como o fdp do mecânico apertou aquilo.

    acho que o meu melhor mecânico sou eu mesmo, só não tenho ferramental e espaço pra fazer determinados serviços.

    Abraços
    Davilson.

    Cara... vc não imagina a raiva que eu fiquei ao ler sua mensagem! Como pode existir pessoas tão "boca de porco" assim no mundo?

    Concordo com vc em relação ao fato de que o melhor mecânico é o próprio dono, como diz o ditado: "Só o olho do dono engorda o gado".

    Tenho o mesmo problema que vc. Não tenho ferramental e espaço pra fazer determinados serviços. Por isso, quando levo minha joinha pra oficina, sempre procuro me informar qual é o melhor jeito de se fazer pra poder perguntar ao mecânico o que vai ser feito "passo-a-passo" nela.
    Depois de conversado e acertado todos os detalhes, ainda fico em cima do mecânico. Vou à oficina dia sim e o outro dia também. Assim tento evitar que burradas maiores sejam feitas.

    Só pra vocês ter uma idéia, esse ano troquei o sistema de freio original pelo servo da Kombi e cilindro mestre da F-1000 com pedaleira de Opala (nas rodas ainda esta original e quebrando o galho).
    Não lembro se foi no terceiro ou quarto dia em que apareci lá e o cidadão já havia desmontado o sistema original para colocar a adaptação. Perguntei ao mecânico o que ele havia feito com as peças originais. Ele disse que estava tudo dentro da caminhonete. Abri a porta e o cilindro mestre estava largado sobre o assoalho do lado do carona, tava tudo encharcado de fluido de freio (pra quem não sabe, fluido de freio DISSOLVE tinta). Quase tive um filho dentro da oficina, xinguei até a quarta geração do mecânico e obriguei-o a me dar um desconto gigantesco pela burrada que havia cometido.

    Resumindo. Largar a Rural na mão dos outro, é que nem largar a própria mulher na mão de tarado. Não deixo nem por decreto de lei!!!

    Abraço.

  • #9

    Exclamation motor bf 161

    olá.apesar de não mais usar este motor,verifique as bronzina de apoio do cmdo de valvulas,pois os motores até 64/65 possuiam apenas 02(dianteiro e traseiro),mas a partir de 66 passaram para 04(se não estiver enganado).se por acaso retiraram essa bronzina,e ele for mais moderno,pode dar essa trepidação.pouca gente se dá conta desse detalhe.espero que lhe ajude essa dica.
    abraços

  • #10
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    53
    Posts
    10,355
    Agradecimento: 1
    Caros amigos!

    Observando o tópico e ex-proprietário de bf, venho fornecer meu pitéco!

    Segundo suas informações, foi desmontado todo o motor, inclusive a embreagem.

    Portanto, deve-se verificar se o platô esta balanceado, como também o volante, pois se estiver desbalanceado, pode causar o que relata.

    O motor bf roda redondo igual a qualquer outro motor, basta estar em ordem.

    E quanto aos mecas, é fo#@, de tanto passar raiva, ando fazendo meus próprios consertos, na of. de um amigo.

    Abraços.

    Kim.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade