x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1

    Qual a melhor caixa




    Amigos tenho uma Rural 75 com motor original 4 cc OHC caixa 4 marcha maverick e t-case willis original, como tive problema com meu motor comprei um motor GM 4100 6 cilindro de um opala comodoro 78/78, gostaria de usar uma caixa porém minha relação cora e pinhão é 43/8 e cada um fala alguma coisa, estou querendo economizar um pouco tenho uma caixa F260 clark por 1000,00 e uma 2205 clark por 1200,00, eu não gostaria de gastar mais com troca da relação coroa e pinhão qual é melhor receita para quem já fez isso?????

  • #2
    Prezado Xará!
    Assim como o nome em comum tb tenho uma rural e devo dizer que cansei de perder o sono e agrana em função de dúvidas deste tipo.
    Bom eu tenho um jeep CJ-6 na qual usava o motor de opala 4cc, o tradicional 151 com ignição eletrônica e caixa de três marchas rodava com ele no meu jeep com redução original do jeep - 8/43
    O problema que eu notei é que na cidade o jeep andava muito reduzido e rodava a maior parte do tempo em 2 marcha - o câmbio era de 3 e devo dizer que de tudo o que eu escutei e posso atestar - igual aos caçadores de mito:
    1) antes de qualquer projeto tenha em mente o uso do carro: mais urbano com trilhas leves; pouco urbano para trilhas pesadas; expedições; e infinitas possibilidades que o carro oferece
    2) Leia as recomendações do fórum e procure adequar ao seu orçamento
    3) já que vc está com a grana na mão e pelo visto isto não é o problema vc verá que trocando uma caixa de 4 marchas pela willys de 4 marchas em termos de ganho de velocidade e consumo os valores não irão sofrer mudanças significativas pois a relação final em 4 marcha é a mesma 1:1 a vantagem é que a caixa clarck é mais robusta e aguenta melhor o trabalho do 6cc GM que tb não é um exemplo de economia de consumo;
    4) Vai na caixa de 5 marchas que é muito melhor e o custo benefício em termos de economia, em velocidade final - 5 marcha - é melhor
    []s ruralistas

  • #3
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Essa relação é bem curta, então a sugestão é a mesma do Leandro, investe na CL2205, pois ela é overdrive, não é tão resistente quanto a F260, mas é adequada ao 4100, com este conjunto vc poderá ir até a pneus grandes, pneus inferiores a 31" ela vai ficar meio amarrada.

    Só uma sugestão não arranhe a ré da CL-2205, pois se danificar a 5a fica difícil de entrar.

  • #4
    Usuário Avatar de pedro y
    Entrada
    09/04/2006
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    229
    Agradecimentos: 0

    "

    Citação Postado originalmente por José Augusto
    Essa relação é bem curta, então a sugestão é a mesma do Leandro, investe na CL2205, pois ela é overdrive, não é tão resistente quanto a F260, mas é adequada ao 4100, com este conjunto vc poderá ir até a pneus grandes, pneus inferiores a 31" ela vai ficar meio amarrada.

    Só uma sugestão não arranhe a ré da CL-2205, pois se danificar a 5a fica difícil de entrar.
    1-não entendi a sugestão: "não arranhar a ré" - seria aquela arranhada comum nos câmbios do Santana e Versailles? Se for isto, eu movimento a alvanca pondo na 3ª, depois na 4ª para não "arranhar" na hora de pôr a ré. Faço isso na Veraneio 93, fazia na F-1000 95 e nas S-10 e tem dado certo. Seria isto?

    2-Gostaria de saber se é possível aumentar a relação do diferencial da F-75 instalando coroa-pinhão 43/11 da F-1000. É intercambiável?

    3-Gostaria de saber se o câmbio da Ranger 4x4 é resistente para trilhas. leves.

  • #5
    OBRIGADO AMIGOS, na realidade, agora ficou mais claro, ontem um amigo me deu uma ideia mais cara que seria de achar um conjunto de caixa e sobre caixa da S10 4x4 que seria melhor o conjunto, acho mesmo que vou é ficar com a F260 e aguentar um tempo e depois trocar a coroa e pinhão vou precisra trocar tres conjunto pois eu já tenho um reservsa 8/43. continuando com a duvida surgiu a ideia de mancalizar a t-case e fazer um cardão para ligar as duas caixa alguém saberia me dizer de alguma experiencia??

  • #6
    Usuário Avatar de pedro y
    Entrada
    09/04/2006
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    229
    Agradecimentos: 0
    Caramba!
    Agora não entendi!
    Mancalizar? Que é isto?
    Se você tem o motor GM e o câmbio F260 for "plug and play", põe a flange da Deep tec ( www.deeptec4x4.com.br) e mete a Transfer Case Willys diretamente nela!

    Agora, solução eu também estou procurando.
    Amanhã (23 de maio) recebo um câmbio de Ranger 4x2 com motor 4 cil. Um cunhado tem uma caixa da Ranger 4x4 c/ T.Case sem o motorzinho da mudança 4x4/4x2...

    Como ele, meu cunhado, não quer me "cunhar" preço, vou ver se a T.Case da Ranger pode ser rotacionada 90º na fixação (5 parafusos que não sei se são simétricos) para fazer a conexão do cardã pelo lado direito. Depois, se der certo, ponho um post com foto e tudo.

    Mas, no seu caso, eu tendo um câmbio F260 partiria pela solução oferecida pela Deep Tec.
    [ ]s
    PL

  • #7
    Usuário Avatar de pedro y
    Entrada
    09/04/2006
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    229
    Agradecimentos: 0

    comi bola...

    Esquece meu post anterior: revi e notei que você tem uma caixa 260F com motor OHC 4 cil, certo?
    O câmbio é do Maverick 8 cil?
    Dá uma olhada na relação que aparece no link www.mgrepltda.com.br/paginas/eaton13.htm#1
    Note: esse câmbio 260F vai nos Mavericks, A-10 e outros veículos.
    Procure ver se a caixa seca da GM acopla nele.
    Se der certo, retire o "rabicho" - a flange - do câmbio e ponha uma árvore secundária, conforme aparece na seqüência de montagem em vista explodida em anexo.
    Se for o que imagino, tirar o rabicho/frange e pôr a árvore secundária,
    ficará mais viável.
    [ ]s
    PL
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Qual a melhor caixa-vista_explodida_do_c_mbio_4x2_103.jpg   Qual a melhor caixa-legenda_da_vista_explodida_do_c_mbio_4x2_130.jpg   Qual a melhor caixa-c_mbio_4x4_188.jpg  

  • #8
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por pedro y
    Citação Postado originalmente por José Augusto
    Essa relação é bem curta, então a sugestão é a mesma do Leandro, investe na CL2205, pois ela é overdrive, não é tão resistente quanto a F260, mas é adequada ao 4100, com este conjunto vc poderá ir até a pneus grandes, pneus inferiores a 31" ela vai ficar meio amarrada.

    Só uma sugestão não arranhe a ré da CL-2205, pois se danificar a 5a fica difícil de entrar.
    1-não entendi a sugestão: "não arranhar a ré" - seria aquela arranhada comum nos câmbios do Santana e Versailles? Se for isto, eu movimento a alvanca pondo na 3ª, depois na 4ª para não "arranhar" na hora de pôr a ré. Faço isso na Veraneio 93, fazia na F-1000 95 e nas S-10 e tem dado certo. Seria isto?

    2-Gostaria de saber se é possível aumentar a relação do diferencial da F-75 instalando coroa-pinhão 43/11 da F-1000. É intercambiável?

    3-Gostaria de saber se o câmbio da Ranger 4x4 é resistente para trilhas. leves.
    Pedro

    1) O cambio CL2205 não é sincronizado e tem a arvore da 5a junto com a ré, o procedimento correto é este mesmo que vc citou, alem do fato mais importante, de nunca engatar a ré com o veículo em movimento, diferente da caixa CL2215 que tem a ré sincronizada e não sofre deste mal.

    2) As relações curtas do gasolina 8x43, 9x44, 11x47 e 12x47 se não me engano tem a mesma caixa de satélites, já relações mais longas, normalmente utilizados nos diferênciais dos veículos originalmente diesel, tem uma caixa de satélites com encaixe da coroa reposicionada, para acomodar o pinhão com mais dentes.

    3) Acho que se utilizado dentro dos limites pré estabelecidos ou utilizado com o motor original, é adequado, é o conjunto que tenho no meu CJ, se vc for utilizar aconselho a vedar a caixa seca, eu vedei a minha (passa água, mas não passa barro).

  • #9
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    OBRIGADO AMIGOS, na realidade, agora ficou mais claro, ontem um amigo me deu uma ideia mais cara que seria de achar um conjunto de caixa e sobre caixa da S10 4x4 que seria melhor o conjunto, acho mesmo que vou é ficar com a F260 e aguentar um tempo e depois trocar a coroa e pinhão vou precisra trocar tres conjunto pois eu já tenho um reservsa 8/43. continuando com a duvida surgiu a ideia de mancalizar a t-case e fazer um cardão para ligar as duas caixa alguém saberia me dizer de alguma experiencia??
    O conjunto da S10 4x4 é a melhor opção pena que não cabe, é muito comprido no CJ5, fica sem cardã trazeiro, tem um pessoal do forum que falou que ia colocar, eu avisei, agora estou esperando para ver qual a mágica.

    A sua opção vale a pena?, só o custo de mão de obra para desmontar os diferenciais e ajustar para nova relação de 2 eixos já vai pelo menos R$ 400,00 se não tiver que comprar os rolamentos.

    O que se faz quando não há maneira de encaixe na caixa de cambio para a transferência é interligalos com um minusculo cardã mas aí tem que fazer as contas e ver se cabe, o ideal neste caso é utilizar uma t-case mais moderna.

  • #10
    Usuário Avatar de pedro y
    Entrada
    09/04/2006
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    229
    Agradecimentos: 0
    coroa-pinhão 43/11 da F-1000. É intercambiável?
    Se as relações curtas do gasolina 8x43, 9x44, 11x47 e 12x47 têm a mesma caixa de satélites e as relações mais longas, normalmente utilizados nos diferênciais dos veículos originalmente diesel, têm a caixa de satélites com encaixe da coroa reposicionada para acomodar o pinhão com mais dentes, pensei:
    Minhas F-75 - ambas 1976 - têm eixo "canela grossa" 9/44. Se eu quiser pôr o diferencial -coroa/pinhão/cx.satélites- da F-1000, caberia?

  • #11
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Minhas F-75 - ambas 1976 - têm eixo "canela grossa" 9/44. Se eu quiser pôr o diferencial -coroa/pinhão/cx.satélites- da F-1000, caberia?
    Não conhecia esta relação 11x43 (3.91), acho estranho pois ela é muito próxima da 12x47 (3.92), conhecia a 11x45 (4.09) do Troller e alguns DANA 60, mas acredito que daria pois o pinhão é de 11 dentes.

    Só mais uma informação importante a minha caixa de satélites da Rural também é de F1000, mas eu acabei colocando porque queria 30 estrias (mandei fazer os eixos em aço especial), no seu caso se vc vai usar a caixa de satélites da F1000 então vai precisar mandar fazer tambem os 4 semieixos pois eles terão 30 estrias.

  • #12
    Usuário Avatar de pedro y
    Entrada
    09/04/2006
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    229
    Agradecimentos: 0

    Direrencial 43/11 e outros...

    Esse trabalhão que me daria é para compensar o câmbio de 4 marchar com motor da Ranger que pretendo pôr.
    Por outro lado, estou pensando seriamente e pôr o câmbio e T.Case da Ranger se houver a possivilidade de ratacionar para conectar o cardã pelo lado dianteiro...

    Com relação ao diferencial com relação 43/11, existe. E outros mais.
    Dê uma olhada minuciosa no catálogo no site da spicer (que é do grupo Dana).

    Além do diferencial 43/11 vocâ vai encontrar outros.
    Para vizualizar, vá no link:
    http://www.affinia.com.br/teste/spic...entes_2003.pdf

    para baixa o PDF zipado, vá no link?
    http://www.affinia.com.br/teste/spic...entes_2003.zip

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade