Cowboy, cara, o que fizemos aqui nada mais é que uma broca retrabalhada (no torno e no esmeril) pra ficar com o mesmo formato do pino do terminal de direção.
[]'s
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Cowboy, cara, o que fizemos aqui nada mais é que uma broca retrabalhada (no torno e no esmeril) pra ficar com o mesmo formato do pino do terminal de direção.
[]'s
Pessoal, estou refazendo o sistema de direção e estou utilizando a CX hidráulica do Opala. Vou colocar algumas fotos do que fiz. O problema é que trabalho muito longe de casa, e não estarei de volta antes de vinte dias.
A adaptação é simples. O "senão", fica por conta da funilaria.
No meu caso, tive de alterar a parte interna do paralama, também, pois encostava na CX, não permitindo a recolocação dele em sua posição original.
A alteração na grade frontal foi bem mais fácil, pois é apenas um corte p/ que o conjunto se acomode por ali. Fica discreto e interessante.
Oriento p/ que tomem atenção ao posicionamento da CX no chassis, pois foi este o meu grande pecado. A CX ficou recuada e baixa (na tentativa de não aparecer muito na grade frontal, e fazer menor ângulo entre astes e eixo.) me obrigando a cortar o apoio do amortecedor que fica bem próximo ao ponto em que instalei a CX.
Com as fotos vai dar p/ entender melhor o que digo, mas adianto que é um serviço que qualquer um póde fazer em casa.
Ainda estou terminando o sistema, e quero colocar os terminais e braços de direção da 608, que já estão comprados, mas a minha dificuldade está sendo em refazer a furação. Por enquanto, p/ fins de medidas e testes, estou usando terminais dela mesma e do Opala (uma m!#@da).
Refiz os braços do munhão, que agora estão em posição bem mais alta e são muuuito mais fortes, pois estou com SPOA, e usando pneus mais largos, mas isto é uma situação bem particular.
A CX de C-10, era muito boa, mas minha esposa não aguentava ter de dar tanta braçada p/ fazer uma curva, apesar de estar muito macia.
As fotos irão agradar. Farei fotos bem detalhadas, e qualquer coisa explico melhor.
Grande abraço pessoal.
Aqui estão algumas fotos. Depois tiro mais algumas com mais detalhes. Percebam que tive de cortar a parte de dentro do paralama e depois retrabalhá-la soldando-a denovo. Talvez tenha sido a posição que escolhi.
Estou tentando retrabalhar a furação dos pinos dos pivôs. Existe uma lima cônica p/ ser usada na fuiradeira. Vou tentar.
Abraços.
DinoGuimaraes http://www.4x4brasil.com.br/forum/im...er_offline.gif, nada com a instalação da direção que é isso mesmo, perfeito, só fiquei impressionado com o tamanho dos jumelos diânteiros em conjunto com a falta de grampos nas molas, não querendo ser chato, está muito grande, chega a ser perigoso, dá uma verificada.:???:
bom dia, ja mudei de viatura, agora estou com uma rural spoada, com jumelos curtinhos, inclusive to com uma duvida, utilizo parafuso coom engraxadeira ou bucha pu? qual o melhor?
As buchas (de PU ou borracha) permitem o trabalho diagonal de flexão da mola, o que não é permitido pelas buchas de bronze.
Para a nossa classe de peso e a finalidade que damos aos veículos, as buchas flexiveis são mais aconselhadas.
Estou anexando mais fotos. O trabalho ainda não está terminado. As ponteiras são provisórias, e as molas serão de Toyota Band.
Abração.
Na Rural uso feixes longos de Bandeirantes, com buchas de borracha, comparativamente não sei, pois pelo que usei e como ainda estão boas, talvez pela durabilidade a de PU seja melhor.
Cowboy,.gostei dos bracinhos de direção que v/c fez, ficaram legais, mas me diz uma coisa, não estão muito perto dos pneus? Na minha F-75 eu coloquei as motas do Toy na frente, caixa de direção hidráulica do omega e os terminais de direção são do Toy Band. Pensei em fazer Hi-Steer da barra de direção, mas lí o tópico do Leopoldo sobre o assunto e fiquei com medo(ele diz que soltam sozinhos) Tenho em mente, futuramente, fazer os braços do Hi-Steer mas com reforço no olhal original do munhão(não sei se dá certo).
Assim, fala pra gente as suas impressões sobre o Hi-Steer. É firme? Forte? Passa segurança?
Esqueci de dizer outra coisa. Para colocar as molas do Toy na frente, v/c tem que fazer um pequeno aumento no chassis, com esse aumento dá para fazer uma base muito mais forte para a CX de direção. O meu suporte eu fiz usando uma chapa de 1/4" dobrada(em "u"), de maneira a vestir por dentro do chassis, e uma outra chapa em L, com uma aba pequena acima do chassis, acompanhando o desenho da CX. Essas duas peças soldadas entre sí, e rebitadas no chassis com parafusos cravo(mercedes)3/16". Consegui usar até os parafusos originais da cx de direção, sem espaçadores nem nada. Agora o suporte da direção faz parte do chassis.
dalmo cruz torres, apesar de bem explicado uma imagem vai mais que 1000 palavras, vc tem como por fotos.
É que estou mudando minha caixa de direção (F4000) de local, a minha ficava onde estava a original, na época que foi adaptado tinha até ficado legal, mas o volante apesar de ser escamoteável, ficava mais deitado que de pé, agora como estou reforçando o chassi resolvi melhorar o posicionamento, então toda idéia e ajuda é bem vinda.
[]'s reformando a rural a mais 4 anos.
José Augusto, vou tentar tirar umas fotos nesse final de semana para postar no tópico, desculpe, não é má vontade não, é que eu não tenho camera digital(a minha é analógica), e tenho que aproveitar para tirar as fotos quando meu irmão vem de Campinas com a dele.
CX da F-4000 ! Caramba, tá com má intenção Heim!
Aproveitando a ocasião, a tua rural tá ficando, como posso dizer...animal, coloquei a foto dela como proteção de tela...no computador da minha mãe...e ela achou lindo!
Caro Dalmo, boa tarde. A distância é segura, apesar de parecer muito próxima. Os terminais que quero colocar são os da mercedes 608, que já estão todos comprados. Vai ficar doentio!
Também li o tópico do Leopoldo (que são sempre muito bons!!!), mas fiz bem diferente do que se comenta. Minha adaptação se parece com a vendida pelo Afonso Carlos, da TT4. Não é idêntica e você logo perceberá a diferença estrutural, quando comparar as duas, mas o princípio é o meso. Há um reforço lateral preso ao munhão, soldado à peça principal, que por sua vez é preza sobre o munhão com parafusos cônicos aço 8.8, que estão sobrando no material em que estão "ancorados", uma vez que sua dureza excede em muito o ferro batido do munhão.
Acho que me preocuparia se usasse pneus maiores que 35", o que não é o caso.
Gostei muito da dica sobre o que fisestes no seu chassis. Coloque umas fotos assim que puder.
Li os comentários sobre a sua viatura. Vou procurar p/ ver como é.
Abraço.