Estou precisando de dicas de como trocar o rolamento da roda dianteira da minha Rural 72 c/ 4x4 e roda livre AVM. Se alguém tiver alguma "receita de bolo", agradeço.
Um abraço,
Otavio-NCABC-PU2YBF
Atuais: Mahindra SUV 09, CJ-5 66
Antes: Niva 95; Rural 72; Band 63; Pajero Full 98, L200 97, Pajero Sport 04, IO 00
1- Levantar o veículo até que as rodas possam girar livremente
2- Remover os parafusos da roda livre e a tampa da roda livre
3- Remover a trava, a junta, o flange, a contra-porca e arruela
4- Remover em conjunto, a roda, cubo e tambor de freio
5- Remover o retentor, e o conjunto do cone e roletes do rolamento interno e externo
6- Remover a capa do rolamento interno e externo
7- Lavar tudo
8- Colocar as novas capas dos rolamentos interno e externo
9- Aplicar graxa para rolamentos entre os roletes e o separador o melhor possível (no rolamento interno)
10-Instalar o conjunto já lubrificado sobre a capa que já fora instalada
11-Instalar o retentor
12-Aplicar graxa no miolo do cubo
13-Instalar o conjunto de roda, cubo e tambor na ponta de eixo. Manter o cubo centralizado para evitar danos ao retentor ou a rosca da ponta de eixo
14-Aplicar graxa no rolamento externo igual descrição do ítem 9
15-Instalar rolamento externo e a porca
16-Girar o conjunto da roda, apertando a porca retentora do rolamento até travar o conjunto
17-Afrouxar a porca em 1/6 de volta ou mais, se houver necessidade e verificar se a roda gira livremente e sem balanço lateral
18-Instalar a arruela trava, a contra-porca, rebater a trava
19-Colocar a roda livre, a trava e a tampa...
Aquela porca, lisa, não sextavada, que tem 2 parafusinhos... para quê servem o 2 parafusinhos? onde são aparafusados?
Bom dia amigo,
Aqueles dois parafusinhos são da contra porca e servem para travar a porca para que ela não solte com o movimento de rotação do veículo.
Aperte a primeira porca do rolamento(deixando uma pequena folga, insira uma chave de fenda e tente mover a arruela espaçadora de um lado para o outro, ela deve mover-se com um pouco de resistencia),coloque a outra arruela espaçadora e depois a contra porca com os dois parafusinhos, encoste, dê um pequeno aperto e aperte os dois parafusinhos depois. Monte o restante do conjunto e boa trilha.
Valeu! Eu estava imaginando isso, mas não tinha certeza. Resumindo, os 2 parafusinhos são para forçar a contra-porca contra os fios de rosca para o travamento, certo?
Valeu pela dica. Aproveito para perguntar: é fácil de se achar essa chave, ou tenho de improvisar fazendo uma sextavada? "taiadera" num vô pô não! arregaça as porca!