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  • #1
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    Como erguer uma f75




    Bom pessoal sou novo no fórum e no mundo off road tambem.
    Comprei uma f75 para começar 6cc motor original.
    Quero erguer ela para poder sair nas trilhas.
    pesquisei algumas coisas sobre o assunto e uns dizem aumentar o jumelo e outros para SPOA.
    Eis a dúvida ?????????
    Se aumentar os jumelos basicamente forçaria mais as molas?
    Para SPOA tem que aumentar o cardã e tambem mudar o angulo do eixo dianteiro?
    E quais peças tenho que modificar para SPOA?
    Bom essas seriam as perguntas apenas de inicio.
    E agradeço desde já a ajuda de vcs.Obrigado.

  • #2
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    Aumentar os jumelos muda o ângulo do cáster e vai ficar ruim para dirigir, o melhor é partir logo para o SPOA, se tiver um aparelho de solda elétrica e uma esmerilhadeira (das pequenas mesmo) pode fazer em casa, ao fazer SPOA vai precisar refazer os cardãs e um hi-steer (aliás o hi-steer como você não falou da caixa de direção se for original ainda basta trocar o "braço" do munhão de baixo para cima).

  • #3
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    Valeu georgevalle. Vc foi o único que me ajudou até agora em vários fórum de 4x4 que já me cadastrei.
    A caixa de direção é original sim.
    Mais sabe me dizer oque exatamente vou ter que fazer no cardã?
    E desculpe a minha falta de conhecimento mais oque é hi-steer?
    Algumas modificações consigo fazer eu mesmo porque eu trabalho em uma fábrica de peças de caminhões então tenho vários recursos para serem usados.
    No entanto preciso saber com detales oque tem que ser feito né oque adianta ter recurso se não tem conhecimento...

  • #4
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    Como falei, se tem a direção original ainda não é hora de se preocupar com o hi-steer (é uma barra de reforço da direção que instalada normalmente substituindo o apoio do rolamento superior do munhão da roda direita) mas este é um recurso necessário principalmente com direção hidráulica, no teu caso com a original não precisa (mas com certeza logo vai trocar para uma DH), então para fazer o SPOA, dá para manter os mesmos molejos e mesmos amortecedores, primeiro passo (obvio) retirar os grampos de molas e retirar os dois diferenciais (um por vez fica mais facil e mais seguro que pendurar a F em 4 cavaletes), começando pelo diferencial traseiro, com a esmerilhadeira corta a solda que fixa as sapatas das molas, no traseiro já pode tirar os dois, para ficar mais fácil o manuseio do diferencial nesta etapa recoloca as rodas (com duas porcas só em cada) agora apóia o yoke (flange da cruzeta) com calços até que fique um pouco erguido (repare na posição antes de tirar da F e erga um pouco mais que o original que é no nivel com isso força menos a cruzeta), coloca as sapatas por cima do eixo e nivela (com nivel de bolha aquele que pedreiros usam, o meu é de aluminio com uma face magnética que fica mais fácil), solda eles e recoloca vai precisar fazer outras chapas de fixação dos grampos de mola pois os originais deve ficar entre as molas e o diferencial assim mantém o amortecedor original.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por georgevalle Ver Post
    Como falei, se tem a direção original ainda não é hora de se preocupar com o hi-steer (é uma barra de reforço da direção que instalada normalmente substituindo o apoio do rolamento superior do munhão da roda direita) mas este é um recurso necessário principalmente com direção hidráulica, no teu caso com a original não precisa (mas com certeza logo vai trocar para uma DH), então para fazer o SPOA, dá para manter os mesmos molejos e mesmos amortecedores, primeiro passo (obvio) retirar os grampos de molas e retirar os dois diferenciais (um por vez fica mais facil e mais seguro que pendurar a F em 4 cavaletes), começando pelo diferencial traseiro, com a esmerilhadeira corta a solda que fixa as sapatas das molas, no traseiro já pode tirar os dois, para ficar mais fácil o manuseio do diferencial nesta etapa recoloca as rodas (com duas porcas só em cada) agora apóia o yoke (flange da cruzeta) com calços até que fique um pouco erguido (repare na posição antes de tirar da F e erga um pouco mais que o original que é no nivel com isso força menos a cruzeta), coloca as sapatas por cima do eixo e nivela (com nivel de bolha aquele que pedreiros usam, o meu é de aluminio com uma face magnética que fica mais fácil), solda eles e recoloca vai precisar fazer outras chapas de fixação dos grampos de mola pois os originais deve ficar entre as molas e o diferencial assim mantém o amortecedor original.

    Quando vc diz girar girar um pouco mais que o original é para eu deixar a parte do diferencial onde vai a cruzeta um pouco apontando para cima ou no nível horizontal?
    E para que eu tenho que soltar essa flange?
    "caramba eu to vendo que não sei nada mesmo, ainda bem que vc ta dando uma grande força.OBRIGADO"

  • #6
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    Quando falei em girar um pouco mais é deixar a yoke (onde vai a cruzeta) um pouco para cima, no eixo traseiro não tem problema em fazer isso, mas é pouco não deve deixar apontado para a caixa pois se fizer isso vai faltar óleo no rolamento do pinhão, não tem que soldar flange (yoke) nenhuma é para apoiar para nivelar para soldas as sapatas niveladas.

    Citação Postado originalmente por GUGARSS Ver Post
    Quando vc diz girar girar um pouco mais que o original é para eu deixar a parte do diferencial onde vai a cruzeta um pouco apontando para cima ou no nível horizontal?
    E para que eu tenho que soltar essa flange?
    "caramba eu to vendo que não sei nada mesmo, ainda bem que vc ta dando uma grande força.OBRIGADO"

  • #7
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    2º passo o dianteiro, quase a mesma coisa a diferença é que agora vai tirar apenas uma sapata (tem que deixar a outra para não alterar o ângulo), gira o diferencial e com o nivel nivela pela sapata que ficou no eixo apoiando o yoke, solda a sapata também nivelada, retira a outra e solda também nivelada, fazendo assim não se altera o angulo, monta o eixo como no traseiro fazendo outras chapas para os grampos, agora vem uma parte chata que são os cardãs que será preciso aumentar um pouco, o ideal é você medir o comprimento antes de desmontar a F, anota os comprimento, depois de feito o SPOA monta eles e mede novamente, a diferença é o tanto que tem que aumentar, se não aumentar até monta e anda mas vai cair, aquele "bracinho" que vai no munhão que liga a barra de direção, você troca com o de cima (ali tem uns calços de aço que são a regulagem do rolamento deve deixar os calços nos rolamentos certos troca somente os apoios), pronto? Ainda não, na luva do cardã dianteiro que sai da caixa vai precisar fazer um "trabalho" com a esmerilhadeira para dar mais ângulo na cruzeta vai precisar desgastar por "dentro" da luva onde os grampos das cruzetas encostam é pouca coisa tem quem não faz este serviço, é mais uma precaução mesmo, verifique o comprimento dos flexives de freio por exemplo com o amortecedor instalado levante o chassi até o amortecedor erguer a roda 90% de chance do flexível ficar curto, neste caso ou muda de posição a fixação dele ou coloca dois flexíveis (mais fácil) pois um encaixa no outro.

  • #8
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    Citação Postado originalmente por georgevalle Ver Post
    2º passo o dianteiro, quase a mesma coisa a diferença é que agora vai tirar apenas uma sapata (tem que deixar a outra para não alterar o ângulo), gira o diferencial e com o nivel nivela pela sapata que ficou no eixo apoiando o yoke, solda a sapata também nivelada, retira a outra e solda também nivelada, fazendo assim não se altera o angulo, monta o eixo como no traseiro fazendo outras chapas para os grampos, agora vem uma parte chata que são os cardãs que será preciso aumentar um pouco, o ideal é você medir o comprimento antes de desmontar a F, anota os comprimento, depois de feito o SPOA monta eles e mede novamente, a diferença é o tanto que tem que aumentar, se não aumentar até monta e anda mas vai cair, aquele "bracinho" que vai no munhão que liga a barra de direção, você troca com o de cima (ali tem uns calços de aço que são a regulagem do rolamento deve deixar os calços nos rolamentos certos troca somente os apoios), pronto? Ainda não, na luva do cardã dianteiro que sai da caixa vai precisar fazer um "trabalho" com a esmerilhadeira para dar mais ângulo na cruzeta vai precisar desgastar por "dentro" da luva onde os grampos das cruzetas encostam é pouca coisa tem quem não faz este serviço, é mais uma precaução mesmo, verifique o comprimento dos flexives de freio por exemplo com o amortecedor instalado levante o chassi até o amortecedor erguer a roda 90% de chance do flexível ficar curto, neste caso ou muda de posição a fixação dele ou coloca dois flexíveis (mais fácil) pois um encaixa no outro.
    Desculpa a ignorancia mais que bracinho vc ta falando.
    E ve se eu entendi...
    Se não aumentar o cardã eu só inverto esse "bracinho" e se aumentar não precisa inverter; é isso mesmo?
    E se for isso oque é melhor?
    e inverter o bracinho como ou com oque?

  • #9
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    Vai precisar aumentar os cardãs de qualquer forma, este "bracinho" fica na roda esquerda (lado do motorista) ele é do sistema de direção, simplesmente troca ele de baixo para cima.


    Citação Postado originalmente por GUGARSS Ver Post
    Desculpa a ignorancia mais que bracinho vc ta falando.
    E ve se eu entendi...
    Se não aumentar o cardã eu só inverto esse "bracinho" e se aumentar não precisa inverter; é isso mesmo?
    E se for isso oque é melhor?
    e inverter o bracinho como ou com oque?

  • #10
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    Desculpa me meter,mas sem Gabaritar a carcaça( Girar os Munhão) não funciona.
    No virar o volante vai dar o Efeito patrolha( Deitar a roda)
    Willys f-75 SAMU / SPOA / SOM / Preparada! Pneus 33"
    Jeep Willys CJ5 1962 ORIGINAL
    C
    j3-B Preparado e Rural 3.0 4x2

  • #11
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    Diogo, não precisa girar os munhões, claro que se fizer melhor, mas da forma que descrevi (soldar as sapatas pelo nível) não muda nada nas medidas originais do eixo, ou seja continua como se fosse original, e quanto a girar os munhões (para deixar a saída do diferencial mais alinhado forçando menos a cruzeta) acho que o serviço X resultado não vale a pena pois a cruzeta da caixa não tem o que fazer (na verdade até tem colocar uma junta CV) mas realmente é como falei antes não vale a pena, fiz assim na rural (4.1i da silverado, clark 4 e fiz a burrice de manter a D18) andava sempre bem na estrada (ela estava sem RL ou seja o cardã dianteiro sempre girando) e troquei poucas vezes as cruzetas dianteiras (mais vezes as traseiras por abusar no 4x2), com base nisso posso afirmar que girar os munhões é mais uma questão de capricho que necessidade.


    Citação Postado originalmente por Diogo4x4 Ver Post
    Desculpa me meter,mas sem Gabaritar a carcaça( Girar os Munhão) não funciona.
    No virar o volante vai dar o Efeito patrolha( Deitar a roda)

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Diogo4x4 Ver Post
    Desculpa me meter,mas sem Gabaritar a carcaça( Girar os Munhão) não funciona.
    No virar o volante vai dar o Efeito patrolha( Deitar a roda)
    Pode me explicar melhor Diogo.
    Como assim gabaritar?

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