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Convex Datacenter
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  • #25



    Citação Postado originalmente por Ramiro - Bin Lôco Ver Post
    Ismar, eu também estava com as mesmas dúvidas. Andei me informando e as informações que colhi batem exatamente com as belas explicações do amigo Leandro Favero.

    Mas minhas dúvidas são referentes a parte legal (documentação).

    Acontece que comprei 2 F-75 para restauro (uma 4X2 e outra 4X4) todas documentadas, pretendo fazer das duas uma só que a mais inteira é a 4X2 tanto de chassi quanto de lataria.
    E como quero uma F-75 4X4, para facilitar (ou não) penso em passar a mecânica da 4X4 para o chassi/lataria da 4X2 transformando-a em 4X4.

    Aí vem minhas perguntas:
    Existe algum impecílho legal nessa "transformação"?
    No documento TEM que constar que ela é 4X2 ou 4X4?
    Existe algum código na numeração do chassi/plaqueta especificando se ela é original 4X2 ou 4X4?

    Desde já agradeço pela atenção dos amigos!!!

    []'s

    Pelo que andei lendo o chasi tem os numeros diferentes comforme a traçao! Senao mi engano a adptaçao teria que ser feita por oficina credenciada no Imetro pra poder licenciar.
    Se estiver errado pesso desculpas...
    []´s
    FILIPE BARROS
    Turma do Esmeril 4x4


  • #26
    Usuário Avatar de Ramiro - Bin Lôco
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    Citação Postado originalmente por Loiro Ver Post
    Pelo que andei lendo o chasi tem os numeros diferentes comforme a traçao! Senao mi engano a adptaçao teria que ser feita por oficina credenciada no Imetro pra poder licenciar.
    Se estiver errado pesso desculpas...
    []´s
    Pois é Loiro, voce tem razão.

    O código no nº do chassi muda identificando se ela saiu de fábrica 4X2 ou 4X4.
    Veja a tabela que encontrei na net, se bem que isso diz respeito as F-75 Willis. Já as F-75 Ford não sei mas deve ser o mesmo esquema.
    Portanto, colocar um motor diesel numa F tranformada 4X4 por exemplo se torna bem mais difícil.

    -------------------------------------------------------------------------

    O numero do chassi da Rural e Pick Up/F-75 normalmente informa o ano de fabricação, modelo da caminhonete e número de serie. O primeiro algarismo identifica o ano de fabricação, por exemplo o numero "2" pode significar que foi fabricado em 1962 ou 1972. Os proximos quatro algarismos identificam o modelo do veículo e tipo de tração conforme a tabela abaixo.

    Codigo do Chassi Modelo e tipo de tração
    8126 Rural 4x2 std. (eixo rigido)
    8122 Rural 4x2 "Luxo" (mola espiral)
    8322 Rural 4x2 "Luxo" (mola espiral)
    8222 Rural 4x4
    9121 Pick Up 4x2 std. (eixo rigido)
    9122 Pick Up 4x2 "luxo" (mola espiral)
    9321 Pick Up 4x2 "luxo" (mola espiral)
    9221 Pick Up 4x4

    Vejamos um exemplo com o seguinte número de chassi: 292210160. Esta caminhonete é uma Pick Up Willys 4x4 (9221) fabricado em 1962 com o número sequencial de serie 0160. O numero do chassi normalmente é gravado na lateral da longarina do chassi atras da roda dianteira direita e aparece tambem na documentação do veículo. Com o número do chassi você pode saber se a Rural saiu de fábrica com tração original 4x2 ou 4x4 ou se sofreu alterações na tração. É comum encontrar Rural 4x2 transformado para 4x4 e o número original do chassi ajuda a identificar esta alteração. Os ultimos F-75 fabricados pela Ford utilizavam outro sistema de numeração do chassi que identificava tambem a cor e local de fabricação.
    --------------------------------------------------------------------------

    []'s
    Ramiro - Bin Lôco

  • #27
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    tração

    Mas afinal vale apena, da certo, é viavel e confiavel para rodar , qual seria o esquema?

  • #28
    Citação Postado originalmente por Ramiro - Bin Lôco Ver Post
    Pois é Loiro, voce tem razão.

    O código no nº do chassi muda identificando se ela saiu de fábrica 4X2 ou 4X4.
    Veja a tabela que encontrei na net, se bem que isso diz respeito as F-75 Willis. Já as F-75 Ford não sei mas deve ser o mesmo esquema.
    Portanto, colocar um motor diesel numa F tranformada 4X4 por exemplo se torna bem mais difícil.
    O que pode ser feito ja foi ate comentado aqui no Forum. Senao me engano comentarao sobre levar uma copia de um documento da Ford sobre as mesmas sairem 4x4 originais de fabrica, pois a lei fala em caixa de reduçao e traçao 4x4 originais de fabrica. Teria que ver a capacidade de peso da F pra tentar fazer pela lei de carga (1ton).
    Quem pode lhe instruir melhor é o pcervieri.
    Ele tinha comentado aqui....
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...595#post487595
    ...sua dificuldade na hora da documentaçao! No topico tem as dicas que falei...
    []´s
    FILIPE BARROS
    Turma do Esmeril 4x4


  • #29
    Citação Postado originalmente por Adriano M Ver Post
    Mas afinal vale apena, da certo, é viavel e confiavel para rodar , qual seria o esquema?

    O jeito é pegar a t-case, o eixo dianteiro, cardan, as alavancas e a flage de adaptaçao da t-case na caixa e fazer a adaptaçao. A bronca fica relativa ao documento!
    Lembro que se o motor e caixa forem originais tudo fica mais facil!! As peças seram facilmente encontradas!!
    Nao tem nada de perigoso ao rodar desde que a adaptaçao seja feita por uma Oficina boa. Se tivesse bronca nao iria ter 4x4 original pois fica quase a mesma coisa.
    O que muda seria o que comentaste em uma mensagem anterior. O eixo trazeiro da 4x4 tem a bolota deslocada para o lado. A do 4x2 se nao me engano é centralizada. Mas isso nao interfere em nada!!!
    Vai sem medo!
    []´s
    FILIPE BARROS
    Turma do Esmeril 4x4


  • #30
    Usuário Avatar de Leonardo Raffi
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    Para uso normal ou até radicalizar em trilha é tranquilo.... caso nenhum chassi tenha o numero ou se o 4x4 é placa amarela e o chassi bom 4x2 não tem numeração tranquilo usa os doc. do 4x4 q na hora de passar p placa cinza eles autorizam uma regravação...
    te aconselho a usar os doc. do 4x4 original de fabrica pois tem um valor de mercado maior pois pode voce ou alguem q vier a compra-la querer colocar motor a diesil... e a original 4x4 de fabrica PPÒÒÒÒÒDDDDIIII..

  • #31
    Usuário Avatar de Ramiro - Bin Lôco
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    Valeu Leonardo pela dica!!!

    De fato, vou passar a lataria para o chassi da 4X4 e pronto, fico com documentos de veículo original de fábrica 4X4.

    []'s
    Ramiro - Bin Lôco

  • #32
    Usuário Avatar de Ramiro - Bin Lôco
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    Citação Postado originalmente por Adriano M Ver Post
    Mas afinal vale apena, da certo, é viavel e confiavel para rodar , qual seria o esquema?
    Se vale à pena?
    Depende para qual fim voce vai usar a viatura.

    Se dá certo?
    Sim com certeza.

    Se é viável e confiável para rodar?
    Sim se for bem feito por profissional que sabe o que está fazendo.

    Qual seria o esquema?
    O Leandro Favero já postou e ilustrou a receita da transformação.

    Então...... mãos-à-obra!!!

    []'s
    Ramiro - Bin Lôco

  • #33
    Usuário Avatar de Ronaldo Petri
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    Citação Postado originalmente por Ramiro - Bin Lôco Ver Post
    Se vale à pena?
    Depende para qual fim voce vai usar a viatura.

    Se dá certo?
    Sim com certeza.

    Se é viável e confiável para rodar?
    Sim se for bem feito por profissional que sabe o que está fazendo.

    Qual seria o esquema?
    O Leandro Favero já postou e ilustrou a receita da transformação.

    Então...... mãos-à-obra!!!

    []'s
    E aí Ramiro!

    Caramba, vejo que tenho muito que aprender...aqueles códigos que vc conseguio são até que ano, são válidos só pras F´s ou para rural também?

    Na minha rural 4x4 1976 o número do chassi é totalmente diferente do exemplo que vc deu, daí não consegui identificar se ela é 4x4 original ou se foi transformada. O código começa com LA2BS...........

    Um abraço

  • #34
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    Citação Postado originalmente por Ronaldo Petri Ver Post
    E aí Ramiro!

    Caramba, vejo que tenho muito que aprender...aqueles códigos que vc conseguio são até que ano, são válidos só pras F´s ou para rural também?

    Na minha rural 4x4 1976 o número do chassi é totalmente diferente do exemplo que vc deu, daí não consegui identificar se ela é 4x4 original ou se foi transformada. O código começa com LA2BS...........

    Um abraço
    Identificação pelo número do chassi
    Para os números de chassi que começam com L pode ser identificado país de origem, linha de montagem, modelo do veículo e ano e mês da montagem.
    Vamos usar como exemplo o chassi LA1BTK44571.
    L- é o país de origem, no caso Brasil
    A- Linha e montagem, A para São Paulo, C para Jaboatão PE, ambas da Ford
    1B- Modelo, 1B Jeep, 3A F-75 4X2, 3B F-75 4X4
    T- Ano da entrada na linha de montagem. S 1976, T 1977, U 1978, V 1979 até B 1983.
    K- mês da entrada na linha de montagem. K outubro. Não identifiquei os outros meses.
    44571- Sequência numérica individual de cada veículo. Para linha de montagem de São Paulo, Ipiranga, começa a partir de 00001 até 79.999, quando volta para 00001. Para a linha de Jaboatão, PE, começa de 80.000 até 99.999 quando volta para 80.000 e assim sucessivamente.
    Identificação pelos dados da plaqueta
    Através dos dados da plaqueta de identificação, pode-se conhecer mais um pouco das características originais do seu Jeep.
    Entre-eixos- 2.057mm para Jeep, 2.654mm para Rural e 2.997 para F-75.
    Cor- identificação alfabética de cores. Não possuo a tabela de relação entre letras e cores. Ajudem mandando as cores originais de seus Jeeps.
    Modelo- método Willys de modelos. 5224 Jeep CJ-5, 6224 CJ-6 duas portas, 6225 CJ-6 quatro portas, 8122 Rural 4X2, 8222 Rural 4X4, 9121 F-75 4X2, 9221 F-75 4X4.
    Carroceria- Formado por uma letra e dois números. A letra indica estofamento A para preto e F para especial. Os números são para tipo de cabina. 81 Normal, 84 Curvão e 85 Pára-brisa
    Transmissão- indica tipo de caixa de marchas. D 4 velocidades. Não tenho as letras para outros tipos de caixa, por favor mandem os dados de seus Jeeps.
    Eixo- tipo de diferencial. K 4.89:1, L 5.38:1, 4 anti derrapante 4.89:1, 5 anti derrapante 5.38:1
    Motor- indica qual motor utilizado. N para 4 cilindros OHC cilindrada 140 pol. cúbicas (2.300) - carburador de 1 venturi. Existem outras letras que diferenciam tanto motor como carburação usada, mas não possuo a relação. Por favor mandem dados de seus Jeeps.
    Peso Bruto Max.- Varia de modelo para modelo e também é influenciado pela motorização.
    Data- Indica data do término da montagem do veículo, usa cinco algarismos que indicam, dois números de 01 a 31 para o dia, 01 a 12 para o mês e 0 a 9 para o ano. Portanto 09028 significa que foi produzido em 09/02/1978.
    Ano-Modelo- representado pelos dois últimos algarismos do ano. 77=1977, 78=1978...

  • #35
    Usuário Avatar de Ramiro - Bin Lôco
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    Pois é Ronaldo,

    Aqueles códigos de chassi são válidos para Rural e F-75 fabricados pela Willis.
    O mesmo não se aplica para Rural e F-75 da Ford (as mais "novas").

    As F-75 que eu estou comprando são Ford e a numeração do chassi tem o mesmo padrão da sua Rural (começa com LA...).

    Os códigos que eu postei, peguei no site http://ruralwillys.tripod.com

    Se eu achar os códigos Ford, postarei aquí.

    []'s
    Ramiro - Bin Lôco

  • #36
    Usuário Avatar de Ronaldo Petri
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    Citação Postado originalmente por bez Ver Post
    Identificação pelo número do chassi
    Para os números de chassi que começam com L pode ser identificado país de origem, linha de montagem, modelo do veículo e ano e mês da montagem.
    Vamos usar como exemplo o chassi LA1BTK44571.
    L- é o país de origem, no caso Brasil
    A- Linha e montagem, A para São Paulo, C para Jaboatão PE, ambas da Ford
    1B- Modelo, 1B Jeep, 3A F-75 4X2, 3B F-75 4X4
    T- Ano da entrada na linha de montagem. S 1976, T 1977, U 1978, V 1979 até B 1983.
    K- mês da entrada na linha de montagem. K outubro. Não identifiquei os outros meses.
    44571- Sequência numérica individual de cada veículo. Para linha de montagem de São Paulo, Ipiranga, começa a partir de 00001 até 79.999, quando volta para 00001. Para a linha de Jaboatão, PE, começa de 80.000 até 99.999 quando volta para 80.000 e assim sucessivamente....[/SIZE][/LEFT]
    Muito legal as informações que você passou, pelo que entendi, seguindo seu modelo das F 75 e dos jeeps, na rural deve ser 2A para 4x2 e 2B para 4x4 certo.

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