Pessoal,
Sou o autor da "azulinha" como diz o Ricardo (quando minha eu chamava de Trovão Azul :twisted: )
Achei muito engraçado o parecer do "Engenheiro" da Volvo, afirmando que chassis cortado não presta :stop:
Ele, como vendedor de caminhões, deveria saber que grande parte dos chassis que saem de sua fábrica são alterados para receber carrocerias diversas; por vezes encurta-se, mas na maioria das vezes, aumenta-se o comprimento dos chassis.
A ilustração mais clara é a do caminhão baú de companhia de mudanças, espichado ao extremo.
E, se chassis espichado para carregar peso não dá problemas, por que o da F75 daria??
Pois bem: levei a "azulinha' justamente a uma empresa que costuma fazer esse tipo de serviço em caminhões.
Mandei cortar 20 cm entre eixos (justamente onde o chassis "fecha", faz uma curva, estreita; e mais 20 cm na ponta traseira)
O resultado foi fantástico. O chassis foi fácil de cortar. Já a carroceria...trabalho artesanal! Para manter o vinco de acabamento da lateral da caçamba, deu um trampo exagerado. Mas eu queria assim, e assim o fiz. O resultado é o que vocês já devem ter visto.
Escolhi uma cor original (Azul aquário, da modelo 79) e a picape ficou com aquele jeitinho de raridade (poucos notam que a caçamba foi alterada, só quem é "do ramo", mesmo)
Olha gente: cortem as F75, mas cortem mesmo!! Ela é muuuito grande, inadequada pras trilhas. Quando tem um "cotovelo" é um saco, né? Tem que manobrar trocentas vezes. :parede:
Outra coisa que falaram aqui é que perderia tração nas rodas traseiras?? :discordo:
Acontece é justamente o contrário!!
Quanto mais perto do pesado conjunto motriz dianteiro estiverem as rodas de tração, melhor! :concordo:
Até porque, o peso retirado da "azulinha", não foi nada significativo: 80 cm de chassis e lata...será que pesa 100 kg? Acho que não.
Pra um carro de 2000 kg, não é nada (Ricardo, 1500 kg por eixo?? tem certeza?? :pensativo: )