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Convex Datacenter
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  • #13
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    09/05/2007
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    Citação Postado originalmente por Caieta Ver Post
    Pessoal, depois de pesquisar bastante resolvi abrir um topico para que me ajudem a escolher um cambio para minha F75.

    A principio ela sera usada para trilhas e eventuais passeios/viagens, ela possui um motor GM 151 a alcool, diferencial 43/8(5.375), e vou colocar pneus mud 33".

    Depois da pesquisa cheguei as seguintes possibilidades:

    Chevette Junior 5 marchas:
    1a->4,283 - 2a->2,307 - 3a->1,474 - 4a->1,00 5a->0,895

    Chevette 5 marchas:
    1a->3,746 - 2a->2,157 - 3a->1,378 - 4a->1,00 5a->0,837

    Clark C20:
    1a->4,22 - 2a->2,36 - 3a->1,47 - 4a->1,00

    A duvida esta mais entre o do Junior e da C20.

    Fui em uma mecanica que vende esses cambios ja adaptados para a reduzida willys. A pessoa que me atendeu recomendou fortemente o Clark da C20 por ser um cambio mais forte, ai vem a primeira duvida:
    -Esse cambio do Chevette é fraco??? Sera que ele nao vai aguentar esse motor 4cc e os pneus 33"??

    Nessa mesma mecanica perguntei qual dos dois cambios de chevette seria melhor, a resposta que tive foi que esses cambios do chevette junior só sao usados em motores AP que nao tem muito torque em baixa.
    -Sera mesmo??? Pra mim essa relaçao do Junior me parece perfeita tanto para a trilha(1a bem reduzida) como para estrada(over drive).

    Quanto a adaptaçao do cambio da C20 no meu carro, vi alguns lugares dizendo que é possivel usar a capa seca do Opala moderno para acoplar o cambio da C20 no motor do Opala, o que para mim seria excelente pois nao tenho que trocar o motor de arranque e nem o volante do motor.
    -Nesse caso seria possivel usar a embreagem do Opala??? Ela casa no eixo piloto desse cambio???

    Ja na fixaçao das coisas no carro estou pensando em manter a caixa de reduçao no lugar que esta, e jogar o motor para frente refazendo os suportes. Acho que dessa maneira seria mais facil do que reposicionar o cambio, a caixa de reduçao, a alavanca, e mexer nos cardans.
    -Alguem sabe se isso seria possivel???

    eu coloquei motor AP e cambio de chevette e ventoinha de astra na minha F e ficou mto boa a adaptação, nem parece adaptação. manti a reduzida na posição original e o buraco da alavanca ficou uns 2cm pra frente só refurei a lata do assoalho e bola pra frente..

  • #14
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    Citação Postado originalmente por Sadlowski Ver Post
    Fala Caieta

    Nos últimos meses pesquisei muito sobre motores e câmbios e mudei totalmente meu projeto. Inicialmente eu pensava em um motor AP e cambio de chevette, pensei no BF161 e cambio de chevette, mas decidi parcialmente: Será 4.1 Silverado + ZF S5 420 ou V6 Vortec + Cmbio do vortec ou cambio da S10 2.8 (escolhe pelo torque do motor).

    Resumindo: se vc tem o motor 2.5 do opala, pq não utiliza o próprio cambio que tbm é clark e tm 5 M ??? O cambio do chevette pode até aguentar ou ser o mesmo do opala 4 Cil, mas aparentemente são bem diferentes e o preço deve ser umas 300 latinhas à mais.


    Mas se vc não sentir falta da 5º marcha, vai fundo cara, pega logo o cambio da C20 que com certeza é mais forte que o do chevette.

    Está é minha opinião. espero ter ajudado... assim aprendo tbmm

    abrassss

    Amigo, aproveitando sua experiência nesse estudo que você fez (se me permite), estou com um problema: comprei uma Rural com motor AP 2.0, cambio da C10, adaptado a 4x4 da Rural. Ambos os diferenciais são 44/9. Estou andando em velocidade máxima de 70 km/h em alto giro, consumindo gasolina pacas e andando lendo demais em uma cidade de pista de alta velocidade e longas distancias como Brasilia. Não queria que ela perdesse a força mas queria mais velocidade inclusive porque viajo muito em asfalto e com ela assim, não dá.
    O que me aconselha.
    Muito obrigado pela ajuda

  • #15
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Em outro tópico vc diz que usa pneus 205x70x15 na dianteira e 205x75x15 na trazeira....e também não é correto usar duas medidas de pneus em veiculos de 4x4 tem que ser todos iguais....
    Estes pneus são de diâmetro muito pequneno, e consequentemente vai girar mais e a velocidade final fica comprometida.
    Na relação 9x44..... e com pneus de medida maior com certeza a sua rural vai ficar mais esperta.....
    por exemplo na medida de 225x75x15 ou até 235x75x15.... e se for usar
    Se vc tem algum amigo que tem jeep ou F 75 com pneus maiores experimenta coloca-las em sua Rural para fazer um teste..

    com certeza dárá uma grande diferença em força e velocidade.

    Ok.
    abraços.
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #16
    Usuário Avatar de Caieta
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    Nesse momento estou fazendo um estudo usando a relaçao de marchas dos cambios(chevette 1.0 e clark 240f), com esse estudo vai ser possivel ver porque eu penso que vale tao a pena colocar um cambio com a primeira bem reduzida associado a uma relaçao de diferencial longa.

    A comparaçao feita é entre o cambio de Chevette 1.0, conhecido por ter a primeira razoavelmente reduzida(mais reduzida que o 260t) e por ter a 5a marcha OverDrive, ou seja é um cambio bom de saida e bom de estrada, com esses numeros posso mostrar que para o nosso uso esse cambio clark 240f vale muito mais a pena.

    As contas foram feitas usando um diferencial 5.375 com o cambio Chevette, e diferencial 3.909 no cambio 240f, e ambos usando pneus 33".

    Nessa primeira imagem podemos ver como o cambio 240f associado a uma relaçao de cambio longa(3.909), pode ficar mais reduzido que um cambio de Chevette em primeira, e em quarta marcha fica mais longo que a quinta marcha do Chevette. Melhor saida e melhor na estrada.
    Anexo 417615

    Nessa outra imagem podemos ver algumas velocidades relacionadas a rotaçoes pré-determinadas(750,1000,2500). Como podemos ver em uma situaçao de deslocamento por estrada é possivel viajar a 100km/h com o motor a 2500RPM, enquanto que com o Cambio de Chevette em 5a marcha seria possivel viajar a 82km/h com o motor a 2500RPM.
    Anexo 417616

    Na terceira imagem a rotaçao é calculada a partir de velocidades pré-determinadas(40,60,120).
    Anexo 417617

  • #17
    Usuário Avatar de Caieta
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    Acho que vou acabar ficando com a relaçao C&P 43x11
    4X4 Brasil

  • #18
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    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    Em outro tópico vc diz que usa pneus 205x70x15 na dianteira e 205x75x15 na trazeira....e também não é correto usar duas medidas de pneus em veiculos de 4x4 tem que ser todos iguais....
    Estes pneus são de diâmetro muito pequneno, e consequentemente vai girar mais e a velocidade final fica comprometida.
    Na relação 9x44..... e com pneus de medida maior com certeza a sua rural vai ficar mais esperta.....
    por exemplo na medida de 225x75x15 ou até 235x75x15.... e se for usar
    Se vc tem algum amigo que tem jeep ou F 75 com pneus maiores experimenta coloca-las em sua Rural para fazer um teste..

    com certeza dárá uma grande diferença em força e velocidade.

    Ok.
    abraços.
    Muito obrigado Antônio. Vi seu post lá no outro tópico e te respondi lá.
    Vou fazer exatamente isso!
    Obrigado.

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