x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 61
  • #1
    Usuário Avatar de Endrigo
    Entrada
    06/03/2012
    Local
    Esteio/Canela/RS
    Idade
    46
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0

    GNV na rural melhor adaptação no carburador DFV 228 + filtro da Kombi




    Prezados, meu primeiro post ...o caldo engrossou !vou pedir ajuda aos mestres..minha rural (BF 161)ta muito bem regulada com o DFV 228... demorei pra acertar mas a coisa foi pro eixo(( algumas horas de trabalho)) ...pareçe simples regular um carburador "simples" , mas ..quase todo mundo daqui sabe que o detalhe é a mãe das soluções...as giclagens do mesmo estão "quase padrão"...13 na lenta, 26 na alta, venture 27..etc etc... to com a ignição assistida do Tonella...o caso é: pro GNV funcionar bem , mas bem mesmo precisa ter um fluxo de ar de ótimo a excepcional , a melhor saída pra esta caso do DFV seria um mesclador no topo do carburador , mas até o momento encontrei um pra esta aplicação , furar o cara resultaria na perda do acerto e na diminuição do fluxo de ar também pra gasolina tenho outro carro no GNV/alcool e sei dos seus prós e contras do uso do mesmo... quem ja fez tal alteração pode ajudar??

  • #2
    Usuário Avatar de Endrigo
    Entrada
    06/03/2012
    Local
    Esteio/Canela/RS
    Idade
    46
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0
    No post anterior na verdade não encontrei o tal mesclador pra este caso...Cheguei a pensar em outra solução que é uma flange ( uns 3/4 ") entre o corpo do carburador e o pé de ferro com uma entrada ( furo) pra mangueira do GNV em torno de 12mm, com um certo angulo de inclinação para baixo . Infelizmente não conheço ninguém que tenha feito isso pro BF, quero sanar as dúvidas antes de fazer o serviço, apesar da convertedora ser boa gosto de chegar com todo "serviço" a ser feito antes de começar . outra detalhe que to vendo é qual variador fica melhor com o uso da ignição assistida.Aguardo sugestões e comentários.

  • #3
    Usuário Avatar de Endrigo
    Entrada
    06/03/2012
    Local
    Esteio/Canela/RS
    Idade
    46
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0
    Alguém conhece alguma tornearia em Porto Alegre que trabalhe com Poliacetal ( POM) ? Ou saiba onde posso comprar uma chapinha de uns 30X30 comprimento por 2 de espessura?

  • #4
    Usuário Avatar de JPEDROSA2
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    SAQUAREMA/RJ
    Idade
    65
    Posts
    235
    Agradecimentos: 3
    Caro Endrigo

    Instalei GNV na minha RURAL, motor original e ignição assistida do Tonella... O técnico/instalador não está conseguindo fazer o GNV funcionar... a corrente é sempre interrompida e volta para a gasolina. Pedi ajuda ao Tonella e ele jogou a bola para o instalador. este, por sua vez, disse que mudará a chave comutadora para a da marca IGT (a atual é a da TURY). Acho que o sistema de direção assistida não combina com o GNV em carros com platinado.

  • #5
    Usuário Avatar de JPEDROSA2
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    SAQUAREMA/RJ
    Idade
    65
    Posts
    235
    Agradecimentos: 3
    Caro Endrigo

    Fizemos a substituição do sistema elétrico hoje - TURY por IGT - e a minha RURAL ficou funcionando normalmente no GNV. Futuramente informo o consumo.

  • #6
    Usuário Avatar de Endrigo
    Entrada
    06/03/2012
    Local
    Esteio/Canela/RS
    Idade
    46
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0
    Prezado Pedrosa,
    desculpe a demora...
    ótimas as tuas informações eu ainda não coloquei o dito gnv a viatura ta só pra passear no fimde semana acabei comprando mais um carro daí to "remando" de novo pra colocar o GNV.

    Veja: Não entendi pq o sistema da Tury não funcionou e o da IGT sim o que o instalador te disse? Uma vez conversei com o Tonnela sobre minha pretenção de instalar o KIT dele de ignição assistida + o GNV...ele disse que não tinha pq nao fumcionar...
    Agora se vc quiser rodar nos dois combustíveis bem acho que um variador de avanço é impresindível ja que o ponto do GNV pro BF 161 deva ser uns 9 ou 12 graus a mais que o da gasolina...se na gasolina estiver com uns 5 no GNV vai pra 14 ou 17 respectivamente. Caso não tenha o variador o ajuste é feito só no distribuidor pra somente um tipo de combustível ...outra possibilidade é um "mais ou menos" entre estes valores pra funcionar nos dois , mas veja ficará meio adiantado pra gasolina e meio atrasado pro GNV.
    Mais detalhes: uma boa centelha pro GNV é fundamental, acho que as velas do fusca a alcool (( não sei a numeração)) , uma Bobina bosch vermelha e cabos de vela mais robustos devem melhorar o conjunto.

    Teu filtro de ar é original? o carburador tb?

    aguardo a média da tua colorada!

  • #7
    Usuário Avatar de JPEDROSA2
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    SAQUAREMA/RJ
    Idade
    65
    Posts
    235
    Agradecimentos: 3
    Caro Endrigo

    também não entendi o porquê do não funcionamento do manômetro e da chave comutadora TURY no carro. Talvez o instalador tenha cometido algum erro... Porém, a instalação com o mesmo equipamento IGT foi rápida e perfeita. Como foi feita no dia seguinte, de repente o instalador "aprendeu" com alguém como instalar o sistema em carros com platinado.
    Em relação ao sistema de ignição assistida, deu chabu: funcionou durante alguns dias e a RURAL me deixou na mão, quer dizer, na rua. levei um mecânico ao local e não deu outra: o módulo deixou de passar a corrente para a distribuição. O problema foi difícil de ser encontrado. Substituímos a bobina...nada; o platinado...nada. A solução foi religar o sistema antigo (platinado e condensador) e o carro voltou a funcionar normalmente. Está assim agora; platinado/condensador e o filtro original, a óleo. Retirei a adaptação de filtro da kombi uma vez que não aparenta a menor diferença no funcionamento e considero o filtro original mais eficiente.
    você mencionou um detalhe importante: ainda não substitui as velas que estão na RURAL. São as do fusca - NGK - não sei se do a gasolina ou do fusca a álcool. As velas foram reguladas para 0,6mm. O interessante é que não mexemos no ponto de ignição e o carro se comporta praticamente do mesmo jeito. Nunca desenvolveu muito mesmo e não apresentou a menor diferença, exceto em subidas acentuadas.
    Aparentemente, o motor está mais suave no GNV, embora algumas vezes, na marcha lenta, queira "morrer".
    Não sei ainda o consumo, mas o meu bolso já está bem mais tranquilo (só abasteci uma vez - 22 metros cúbicos - e fiquei andando tranquilamente durante uns dez dias, em pequenos percursos na cidade, claro).
    Vou tentar marcar a quilometragem da próxima vez e só andar no GNV.

    Abs.

  • #8
    Usuário Avatar de JPEDROSA2
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    SAQUAREMA/RJ
    Idade
    65
    Posts
    235
    Agradecimentos: 3
    Continuando...

    O carburador é o original. Nele foi feita uma abertura de 11 mm, no pé, conforme aconselhado em alguns posts aqui do fórum.

  • #9
    Usuário Avatar de Endrigo
    Entrada
    06/03/2012
    Local
    Esteio/Canela/RS
    Idade
    46
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por JPEDROSA2 Ver Post
    Continuando...

    O carburador é o original. Nele foi feita uma abertura de 11 mm, no pé, conforme aconselhado em alguns posts aqui do fórum.
    ok,soluções mais baratas tem mesmo estes inconvenientes, fiz um trecho curto de 100km asfalto num dia quente e quando tava chegando no local o motor ameaçava morrer , até hoje não sei o que foi, suspeito da bobina vermelha da bosch que sem o pré resistor esquentou demais por conta do módulo , cheguei a comprar 2 resistores de 2,2 ohms pra instalar em paralelo o que dá por volta de 1ohms (( a bosch recomenda 0,8 ohms se não me engano)),mas ainda não instalei tenho que verificar melhor se os resistores não vão pegar fogo por causa da potencia do módulo. o ideal seria um fio resistivo , procurei com eletrecistas mas não achei, o bom deste modulo é que se vc quiser desconecta-lo e voltar ao sistema platinado condensador não leva 5 minutos, alem de manter a originalidade.
    Acho o filtro da kombi melhor ,mais eficiente e mais limpo ,mas o antigo serve muito bem. o acerto no gnv não é tarefa fácil. esse GAP nas velas de 0.6 talvez seja o melhor para o seu conjunto com o platinado e o condensador , mas acho que não devem tirar tudo que pode do gnv.Por experiencia com outro carro carburado a gnv , pro mesmo funcioner bem precisa de otimo fluxo de ar , maior compressão(( daí so rebaixando cabeçote ou turbinando)) e um sistema ignição potente com gap de 1mm até mais, sem falar no ponto adiantado. o ideal é um módulo da spice, mas o preço é fora da casinha pra um motor de quase 40 anos.

    essa abertura de 11mm penso ser a ideal

    pergunto: é um cilindro só de GNV ??
    chegou a fazer média?

  • #10
    Usuário Avatar de Endrigo
    Entrada
    06/03/2012
    Local
    Esteio/Canela/RS
    Idade
    46
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0
    gostaria de fazer um teste sem furar o carburador colocando uma flange com essa furação de 11mm entre o corpo e a base do mesmo.
    Ainda não encontrei o material apropriado nem quem possa fazer o serviço, um colega que trabalha com plasticos me disse que o poliacetal (( POM ))não é indicado pois reage com nossa "alcoolina" que o melhor seria o polietileno mesmo pois tem melhor resistencia quimica



    -altera-o-dfv-228-gnv.jpg

  • #11
    Usuário Avatar de JPEDROSA2
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    SAQUAREMA/RJ
    Idade
    65
    Posts
    235
    Agradecimentos: 3
    Valeu, Caro Endrigo

    Comprei o distribuidor eletrônico na ZEZO, já que o preço está muito bom, e vou modificar a RURAL - a contragosto, é verdade, uma vez que o funcionamento está muito bom mesmo, com tudo original. Vamos ver como ficará.
    O interessante é que o mecânico instalador está assustado com o funcionamento tranquilo do GNV na minha RURAL: motor suave; regulagem fácil na marcha lenta e sem "cheiro" nenhum de combustão. Até a radiopatroa parou de reclamar de "cheiro forte de gasolina". Achei interessante o seu comentário a respeito das velas do FUSCA, já que a RURAL está funcionando com elas...eu já estava procurando as famosas B6S, mas vou pensar melhor. Será que são as velas que caíram tão bem no sistema com GNV?

    Abs.

  • #12
    Usuário Avatar de JPEDROSA2
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    SAQUAREMA/RJ
    Idade
    65
    Posts
    235
    Agradecimentos: 3
    A adaptação de você está planejando não ficará muito alta e provocará o famoso "backfire" (estouros por excesso de gás), uma vez que aumentará a distância entre o carburador e a base original?
    O meu outro carro (volvo v40/98) apresenta este problema chatíssimo e a única solução, caseira, por sinal, foi encontrada por mim: regulo as velas em 0,4mm. quando o certo, teoricamente, seria 0,7mm...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. filtro de ar da kombi no bf 161
      Por benderrr no fórum Jeep Willys
      Respostas: 84
      Última resposta: 28/10/2016, 09:17
    2. Filtro de ar da kombi
      Por Delfim no fórum Jeep Willys
      Respostas: 31
      Última resposta: 02/01/2009, 12:18
    3. Filtro de Ar - kombi
      Por wcas no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 3
      Última resposta: 15/09/2008, 12:09
    4. Filtro de ar da Kombi Diesel
      Por ramiro_eli no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 9
      Última resposta: 24/02/2005, 15:28

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade