
Postado originalmente por
Nando
Gustavo, segue um relato que fiz la na jipenet da minha viagem de SP até Itacaré.
Fiz esse trajeto em julho deste ano, so que fui até Itacaré, e foi uma viajem incrível. Na verdade, acabei pegando a 101 só algumas vezes, nunca saindo muito do litoral. Fiz o seguinte, fui até o Rio pela Dutra, depois peguei a estradinha de terra que vai de Niteroi até Cabo Frio, beirando o mar, um trajeto maravilhoso e bem tranquilo. Passei por Buzios e fui subindo, pegando um longo trecho de areia com vegetação depois de Macaé, tem uns cenários lindos mas é um pouco cansativo, passei por Guarapari, meio que um Guarujazão, e fui subindo, sempre pela estrada mais proxima do mar, até Itaúnuas. Lugar maravilhoso mas meio barulhento, forró o dia e a noite inteira, prefira um hotel ou camping bem longe do centro. A partir daí as coisas começam a ficar mais interessantes, peguei uma estrada de terra que segue norte a partir de Itaúnas e passei pelas praias de Riacho Doce, onde tem um cara muito engraçado que tem um restaurante e uma pousada bem onde termina o Espírito Santo, e Costa Dourada, a primeira praia da Bahia com um visual de falésias incrível. Voltei para a BR e fui em direção a Prado, onde o asfalto termina e começa uma estrada maravilhosa que desemboca em Cumuruxatiba e vai até a Barra do Cahy, onde Cabral desembarcou. Visitei também a Ponta do Corumbau, meio for a de mão mas um dos lugares mais bonitos que ja vi. Se vc tiver com guincho blindado e snorkel, e um alguns parafusos a menos (ou a mais), pode tentar passar pelo braço de mar que separa o Corumbau de Caraíva e do Espelho, vc vai ser o único de carro no vilarejo, mas lembre-se que também tem que voltar por esse mesmo caminho. Na volta fui pela BR e passei tb pelo Sana, uma vila muito bonita e desconhecida na serra Fluminense na altura de Macaé.
Ach que a grande sacada é sempre ter o guia de Praias do 4Rodas e ir seguindo as estradinhas.
Não tive nehum problema nessa viagem, a não ser a perda de um farol de milha e o parabrisa trincado por uma pedrinha. Não espere por oficinas muito boas ao longo deste trajeto, a não ser nas capitais e cidades grandes, o mesmo vale para caixas eletronicos. Leve o maximo de grana que vc puder para não ter que sair do caminho para encontrar um. Um bom ponto base la na Bahia é a cidade de Eunápois, tem oficinas e todos os bancos, e é caminho para Trancoso, Caraiva, etc.
Tome muito cuidado com a BR a noite, evite o maximo possível pois é uma experiencia assustadora, especialmente vendo caminhões capotados a cada 5 ou seis kms...
Todas estradas de terra que peguei foram bem tranquilas, mas quase fiquei na areia fofa perto do Corumbau e em Cabo Frio, vale atenção extra.
Acho que isso da um geralzão da viagem, se tiver perguntas mais específicas pode mandar.
Abraços