Pois é, pois é!
Um assunto que me preocupa com Jipes com suspensões que utilizam barra Panhard na traseira (a maioria) é a famosa perda de controle em curvas com costelas de vaca. A temida "caranguejada" do eixo traseiro.
Explico, a barra Panhard fica montada na transversal entre chassi e eixo, logo ao comprimir a suspensão, o eixo é deslocado alguns centímetros para o lado. Num piso com obstáculos sucessivos, este efeito faz com que a roda a que cada vez toque o chão, entre as costelas de vaca, se desloque para o lado empurrando o resto do carro. Aí entra o azar, se a ressonância da suspensão (o movimente sobe e desce por/segundo) for equivalente a velocidade de batida das costelas de vaca (velocidade do carro), pronto, perde-se totalmente a direção. De pulo em pulo o carro vai perdendo a traseira cm por cm. O mesmo processo pode acontecer no eixo dianteiro, mas neste caso a recuperação do controle é mais rápida e intuitiva. Por sorte o peso dos eixos nunca é igual logo este efeito nunca vai afetar ambos os eixos de uma vez.
Tive este sintoma com o Niva e muitas vezes com o Tracker e Jimny, por sorte consegui ganhar o controle do carro, mas o susto foi muito grande.
Aqui tem alguma literatura sobre o efeito e os sistemas:
Most racers think of the panhard bar simply as a lateral locating device
Watt's linkage - Wikipedia, the free encyclopedia
Panhard rod - Wikipedia, the free encyclopedia
panhard bar
Alguns Jipes de eixo rígido não tem barras Panhard, como é o caso de todos aqueles com suspensão de feixe de molas (A traseira do Xterra por ex) e os Land Rovers depois de 84. Em seu lugar usam barra A longitudinal ao chassi com pivô central sobre o diferencial, deixando assim o comportamento neutro à custa de maior manutenção, não esquecendo da primeira e excelente geração de Vitaras, ou o sistema Watt's que limita o curso mas garante maior controle, como nas Discos II. Porém o JPX possui barras A na dianteira e traseira, este sim é o rei do controle!
O uso de barras Panhard não é muito bem vindo em carros com curto entre-eixos (vide Wiki)....
Como evitar a perda de controle?
Evitar velocidades de ressonância, aquela onde o carro fica leve e solto ao comendo do volante. Baixar a velocidade usar amortecedores mais fortes e de DUPLA ação junto molas mais firmes é uma saída.
O efeito no Jimny e Tracker, onde os a barra é presa na longarina direita do chassi com a ponta esquerda do eixo, costuma apresentar maior instabilidade nas curvas para direita, situação onde a barra fica alinhada com o vetor da inércia do carro, empurrando assim o carro fora de controle mais facilmente. Mas isso varia de acordo com a quantidade de carga e angulo da barra... A traseira também costuma sempre sair para o mesmo lado. Vale a pena observar o efeito para não ser surpreendido numa situação complicada.
Baixar a pressão dos pneus seria uma boa alternativa, mas no cascalho (rípio) pode trazer enorme prejuízo aos pneus. Na realidades, todas as "gomerias" da Argetina recomendam pressão ultra elevada no rípio, para que assim, o perfil fique mais aberto, evitando assim retenção e perfuração por pedras afiadas. Obviamente a cada libra que se adiciona, pior fica o comportamento do carro.
A escolha do carro é uma alternativa. Se der evitar carros com Panhard na traseira e chassi curto... Carros com tração integral (com terceiro diferencia) são uma boa.. Neste sentido o Defender é fantástico, se não fossem os amortecedores originais, que são fracos. Basta instalar um jogo australiano ARB Old Man Emu (OME) ou coisa que o valha (Bilstein, Koni, etc) que fica excelente. Agora se tivesse capotado com um Defender, provavelmente não estariam vivos para contar a história... O teto destes LR são um marmitex, mas justamente por isso tem um baixíssimo centro de gravidade prevenindo tais situações, razão pela qual jamais recomendo levar peso no teto do Defender, ou melhor, de qualquer veículo de expedição.
Em resumo, acidentes acontecem, indiferente do veículo, velocidade, estradas, aptidão, etc... Não tem muito o que possamos fazer a não ser contar com a sorte.
Fortes abraços
Clemente