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Patagonia 2010/2011 - Expedições Kataya 4x4

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  • 21/06/2011, 14:24
    Fernando da Terra
    Grande No !!!

    Só hoje que li os teus últimos relatos lá no blog, sobre o acidente.....

    Putz, é incrível o teu bom humor, o teu jeito positivo de encarar as dificuldades!!!
    Imagino como deve ter sido foda a situação, aliás, não tenho como imaginar, pois só vocês dois é que sabem o que passaram com esse acidente.....

    No, fiquei um tempo sem acessar o tópico e não sei se você já falou sobre isso, mas qual foi o defeito e qual o motivo da quebra da viatura? Seria um defeito em que poderia ocorrer em outros Jimnys? Há relatos de outros acidentes iguais?

    É que tenho planos de no futuro possivelmente adquirir um....... qual a sua opinião a respeito, depois de ter passado por tudo isso?

    Nem sei se deveria estar perguntando sobre isso, pois deve ser chato ficar falando de uma situação dessas.......... enfim, se puder dar mais informações..... ou se quiser me mandar para aquele lugar, fique à vontade.....kkkkkkkkkk.......


    Grande abraço, cara, e como o Hugo falou, falta só faltando o gran finale no blog!!!.....

    Fernando
  • 21/06/2011, 20:20
    NO - CT Santos/SP
    Fernando
    Aprendi nesse meio seculo de vida que so levamos aquilo que vivemos ...
    Logo quem vive se lamentando das coisas erradas que acontecem so leva isso ... Eu prefiro sacudir a poeira e seguir em frente ...
    Ah como diz um proverbio chines ..."Antes de se levantar da queda, tateia no chão e descubra o que te fez cair, assim não mais tropeçara nele novamente" ....

    Houve a quebra de uma barra (não sei o nome) ...
    Acredito que não se tem nenhum outro acidente pela mesma causa ...
    Só não peguei outro Jimny por causa do espaço interno ... gosto muito de viajar, por isso optei pela XTerra.
    Acho o Jimny um excelente jipinho .. mas não é SUV kkkkk
    E pra grande expedições, espaço interno é fundamental ...
    Mas ainda espero ter um Jimny pra brincar em trilhas (é claro que preparado, não original) ...
    Logo estarei abrindo um topico pra relatar a nova expedição: Costa do Sol Poente (Jeri/Delta e Lençóis)
    Ah espero dar o 'gran finale' no Blog da Patagonia e abrir um novo kkk
    Se não respondi a contento, faça a pergunta especifica, NÃO me incomodo em responder não ...
    abs
  • 21/06/2011, 20:26
    NO - CT Santos/SP
    Ah esqueci de dizer;
    Alem do espaço interno outro defeito do Jimny ao menos para mim ...
    É a instabilidade em alta velocidade com vento de lado .... esclareço ...
    Na viagem a Patagonia pegamos trechos com muito vento ...
    Os amigos que estavam atras falaram que ao cruzar com caminhões ele ficava so em duas rodas ... eu segurava no braço.
    Ai toda vez que ia cruzar com um caminhão eu diminuia pra 60Km (isso falo em estrada asfaltada), já no ripio ele foi 10.
    Ah pode ter certeza, com um Jimny eu não usaria um bagageiro de lona, nunca mais kkkk
    abs
  • 29/06/2011, 09:43
    Fernando da Terra
    É No, nada como poder dizer: Vivendo e aprendendo......

    Pra quem tem o bom senso, paciência, bom humor e principalmente, o companheirismo, como atestam os relatos de todos que te conhecem e já relataram aqui, e tiveram o privilégio de dividir momentos contigo,

    suas experiêcias relatadas, são de muita importância para nós......

    Grande abraço cara, e ainda vamos nos cruzar e nos conhecer por esse mundão afora.....

    Fernando
  • 29/06/2011, 10:08
    ramalho-vitoria
    Já comentamos sobre o assunto, mas existe dois ditados que aprendi nas viagens da vida.

    "não olhes aonde você caiu, mas onde você escorregou "

    "olhes a vida através do parabrisa e não pelo retrovisor "

    Quem sabe um dia iremos em comitiva aonde poucas pessoas ousaram ir.

    Grande abraço do Ramalho.
  • 29/06/2011, 20:52
    CGAUER
    Norberto, esta história é de arrepiar a espinha! Ainda bem que terminaram sem maiores conseqüências.

    Me borrando de medo, rodei a internet em todas as línguas possíveis para ver se encontrava outra pessoa que teve o mesmo problema com o Jimny. Não encontrei absolutamente nada!

    Você tem certeza que foi a falha desta peça que culminou no acidente e não a caixa de direção ou coisa relacionada?

    O nosso modelo, o HR, passou pelas mãos da Mitsubishi em Catalão, para instalação dos calços de 1cm entre chassi e carroceria e também substituição dos pneus. Notei que para tal serviço a coluna de direção é desmontada da caixa de direção e depois remontada. Fica evidente pela diferença de cor da tinta de conferência de torque dos parafusos. Podem ter comido bola em algo...

    Pergunto isso, por que esta barra que quebrou, radius arm, é longitudinal. Já a estabilização do eixo, para garantir a ação da direção, é feita pela Panhard, que é trasversal e de metal deformável para justamente evitar quebras por impacto. O material da radius, ferro fundido, não apresenta características de fadiga por esforço repetitivo, costuma partir apenas por violentas pancadas. A receita é muito convencional e provada para ter tamanho azar numa peça tão corriqueira.

    Porém muito raramente, acontece nos LR Defender a quebra dos Radius Arm dianteiros, em razão do uso de buchas de PU ou tecnil com material pouco flexível. Nos relatos que escutei, nenhum chegou a perder a direção. O sistema de direção do Jimny e do LR é idêntico, com alguma vantagem ao Jimny, em relação a dimensão e qualidade dos componentes, difícil de acreditar, mas é verdade! Basta mediar o tamanho das buchas e diâmetro das barras de direção.

    Minha precipitada impressão, é que a culpa da perda de direção seja oriunda de um componente do sistema de direção (caixa, coluna ou terminais) e a quebra do radius arm é resultado do acidente. Algo MUITO comum nos restos de acidentes que ví com o Defender em desmanches Brasil afora.

    As barras radius servem "apenas" para pegar a força de frenagem, aceleração e momento do diferencial quando a tração está engatada, mais nada. Não deveria jamais quebrar nas condições que você utilizava o Jimny, estrada com costelas de vaca. Se fosse num raid, aí seria plausível...

    Conte com nossa solidariedade, apoio e qualquer eventual ajuda que precisar. É uma pena a viagem de vocês ter acabado desta maneira. Não deixem de conhecer o resto da viagem. Vale cada km!

    Abraços solidariedade e parabéns. Com certeza esta história ficará registrada, porém com final feliz.

    Abraços
  • 03/07/2011, 01:35
    NO - CT Santos/SP
    Fernando
    Não será dificil cruzarmos pois costumo ir em Amparo ... na Faz. São Joaquim ... alias já sofri um acidente la ...
    Abs

    Citação:

    Postado originalmente por Fernando da Terra Ver Post
    É No, nada como poder dizer: Vivendo e aprendendo......

    Pra quem tem o bom senso, paciência, bom humor e principalmente, o companheirismo, como atestam os relatos de todos que te conhecem e já relataram aqui, e tiveram o privilégio de dividir momentos contigo,

    suas experiêcias relatadas, são de muita importância para nós......

    Grande abraço cara, e ainda vamos nos cruzar e nos conhecer por esse mundão afora.....

    Fernando

  • 03/07/2011, 01:39
    NO - CT Santos/SP
    Grande amigo Ramalho
    Andavas sumido, ou era eu?? kkk

    Os planos futuros são: Atacama / Macchu Picchu e a nossa Transamazônica ...
    Já que a para Jeri/Delta/Lençóis ja ta chegando ... a ansiedade é grande ...

    Coloquei pneus BF AT 31" pra ir mais sossegado ...

    Abraços

    Citação:

    Postado originalmente por ramalho-vitoria Ver Post
    Já comentamos sobre o assunto, mas existe dois ditados que aprendi nas viagens da vida.

    "não olhes aonde você caiu, mas onde você escorregou "

    "olhes a vida através do parabrisa e não pelo retrovisor "

    Quem sabe um dia iremos em comitiva aonde poucas pessoas ousaram ir.

    Grande abraço do Ramalho.

  • 03/07/2011, 01:49
    NO - CT Santos/SP
    CGauer
    É só NO (o rberto deve ter outro dono kkkkkkkkk)
    Depois de uma aula dessa ...
    Eu não entendo nada de mecanica ... só sei que para movimentar o Jimny depois foi problema ... mas depois que o policial mexeu embaixo dava pra rodar as rodas. capenga mas rodava ...

    É por isso que falei que compraria outro Jimny ... é um excelente jipínho ... mas aconteceu ...
    Só troquei por outro pois quero pra Grandes Expedições ... e uma viatura a Diesel, convenhamos, é melhor kkkk
    Tô adorando a XTerra , vamos ver indo pra Jeri etc se ela vai corresponder com meus anseios.
    Precisando de algo ... PODE CONTAR COMIGO ...
    abs
  • 03/07/2011, 01:54
    NO - CT Santos/SP
    Amigos
    Pra quem ta seguindo meu Blog ... ja iniciei os últimos dias, mas errei algumas datas e to refazendo ... parece brincadeira mas tinha "comido" um dia inteiro kkkkkk
    Semana que vem devo terminar todo o relato
    abs
  • 03/07/2011, 16:24
    CGAUER
    NO, mil desculpas pela salada que fiz com os nomes! Ops! rsrsr

    Estou acompanhado o seu blog. Excelente, muito gostoso de ler!

    Concordo, Diesel é Diesel... Muita paz na viagem para o norte.

    Estou curioso em relação ao posicionamento da Suzuki! Abraços

    Clemente

    Citação:

    Postado originalmente por NO - CT Santos/SP Ver Post
    CGauer
    É só NO (o rberto deve ter outro dono kkkkkkkkk)
    Depois de uma aula dessa ...
    Eu não entendo nada de mecanica ... só sei que para movimentar o Jimny depois foi problema ... mas depois que o policial mexeu embaixo dava pra rodar as rodas. capenga mas rodava ...

    É por isso que falei que compraria outro Jimny ... é um excelente jipínho ... mas aconteceu ...
    Só troquei por outro pois quero pra Grandes Expedições ... e uma viatura a Diesel, convenhamos, é melhor kkkk
    Tô adorando a XTerra , vamos ver indo pra Jeri etc se ela vai corresponder com meus anseios.
    Precisando de algo ... PODE CONTAR COMIGO ...
    abs

  • 03/07/2011, 19:58
    VOVÔ DO TROLLER
    Citação:

    Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Norberto, esta história é de arrepiar a espinha! Ainda bem que terminaram sem maiores conseqüências.

    Me borrando de medo, rodei a internet em todas as línguas possíveis para ver se encontrava outra pessoa que teve o mesmo problema com o Jimny. Não encontrei absolutamente nada!

    Você tem certeza que foi a falha desta peça que culminou no acidente e não a caixa de direção ou coisa relacionada?

    O nosso modelo, o HR, passou pelas mãos da Mitsubishi em Catalão, para instalação dos calços de 1cm entre chassi e carroceria e também substituição dos pneus. Notei que para tal serviço a coluna de direção é desmontada da caixa de direção e depois remontada. Fica evidente pela diferença de cor da tinta de conferência de torque dos parafusos. Podem ter comido bola em algo...

    Pergunto isso, por que esta barra que quebrou, radius arm, é longitudinal. Já a estabilização do eixo, para garantir a ação da direção, é feita pela Panhard, que é trasversal e de metal deformável para justamente evitar quebras por impacto. O material da radius, ferro fundido, não apresenta características de fadiga por esforço repetitivo, costuma partir apenas por violentas pancadas. A receita é muito convencional e provada para ter tamanho azar numa peça tão corriqueira.

    Porém muito raramente, acontece nos LR Defender a quebra dos Radius Arm dianteiros, em razão do uso de buchas de PU ou tecnil com material pouco flexível. Nos relatos que escutei, nenhum chegou a perder a direção. O sistema de direção do Jimny e do LR é idêntico, com alguma vantagem ao Jimny, em relação a dimensão e qualidade dos componentes, difícil de acreditar, mas é verdade! Basta mediar o tamanho das buchas e diâmetro das barras de direção.

    Minha precipitada impressão, é que a culpa da perda de direção seja oriunda de um componente do sistema de direção (caixa, coluna ou terminais) e a quebra do radius arm é resultado do acidente. Algo MUITO comum nos restos de acidentes que ví com o Defender em desmanches Brasil afora.

    As barras radius servem "apenas" para pegar a força de frenagem, aceleração e momento do diferencial quando a tração está engatada, mais nada. Não deveria jamais quebrar nas condições que você utilizava o Jimny, estrada com costelas de vaca. Se fosse num raid, aí seria plausível...

    Conte com nossa solidariedade, apoio e qualquer eventual ajuda que precisar. É uma pena a viagem de vocês ter acabado desta maneira. Não deixem de conhecer o resto da viagem. Vale cada km!

    Abraços solidariedade e parabéns. Com certeza esta história ficará registrada, porém com final feliz.

    Abraços


    Eu estava com o No na expedição, e realmente, eu achei bem esquisito o que aconteceu. De acordo com o relatado pelo caro colega forista CGauer, se de fato, apenas como mera especulação, foi uma cagada da Souza Ramos (Mitsubishi Catalão e também Suzuki Catalão) é tremendamente preocupante. Eu sei bem como é isto. Eu já capotei um Tracker em estrada de terra (não estava correndo e estava com o 4x4 acionado) e até hoje eu não consegui entender direito o que de fato aconteceu. Como o carro estava levantado e mexido eu não posso culpar o fabricante, entretanto, de qualquer forma, eu acho melhor o carro original e trocar apenas os pneus, de acordo com o uso do mesmo. Não quero mais passar pelo que eu passei, bem como não desejo que ninguém passe. Acredito que o amigo No, pense da mesma forma.Abs.Válter.
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