x
Convex Datacenter
Página 33 de 41 PrimeiroPrimeiro ... 23242526272829303132333435363738394041 ÚltimoÚltimo
Resultados 385 a 396 de 485
  • #385
    Usuário
    Entrada
    02/08/2010
    Idade
    63
    Posts
    44
    Agradecimentos: 0



    Presados Gil e Waldir,

    E sempre bom poder contar com seus relatos tao detalhados, sobre a Estrada Real.
    Seguindo o conselho, do ja consagrado nesta lista, Guru Gil, Li todosnos relatos deste Topico e fiquei mais fascinado ainda por esta Estrada.
    Visitei o site da Estrada e baseado nele fiz um roteiro para minha empreitada.
    Penso em tirar 15 dias em janeiro/2011 para esta empretitada e gostaria de guardar 5 dias para curtit a regiao de Paraty, portanto teria 10 dias para fazer a Estrada Real.
    Fiz um roteiro e gostaria da opiniao de voces quanto a executabilidade dele. Ele preve cobrir o percurso de Diamantina ate Pataty em 6 dias, logico que pela minha previsao ainda me restariam 4 dias para esticar em alguns paraisos locais.
    S e possivel voces poderiam me ajudar ??
    Palpitem a vontade...
    Os outros colegas viajentes desta maravilhosa estrada sintam-se a vontade para palpitar com base em suas esperiencias.
    Informe importante: sou novato nessa estoria de 4x4, portanto, gotaria de fazerum trajeto sem aventuras radicais.... rsrsrsrs Estarei com minha Namorada e minha filha de 13 anos..... talves um amigo se aventure a ir, mas ele nao tem 4x4 (seria viavel ele me acompanhar?? qualquer coisa eu o reboco.... rsrsrs brincadeirinha...)

    Segue minha proposta:

    ROTEIRO ESTRADA REAL



    1o Dia

    Diamantina – S.G. do Rio das Pedras
    S.G.R.P. – Serro
    Serro – Alvorada
    Alvorada – Itaponhoacanga
    Itaponhoacanga – S. Antonio do Norte
    S. Antonio do Norte – Conceição do Mato Dentro
    C.M.D. – Morro do Pilar
    Morro do Pilar – Itambé (pernoite)

    Total = 204Km



    2o Dia

    Itambé – Ipoema
    Ipoema – Bom Jesus do Amparo
    Bom Jesus do Amparo – Cocais
    Cocais – B. Cocais
    B. Cocais – Santa Barbara
    Santa Barbara – Catas altas
    Catas altas – Sta. Rita Durão
    Sta. Rita Durão – Camargos
    Camargos – Mariana
    Mariana – Ouro Preto (pernoite)

    Total = 184Km



    3o Dia:

    Ouro Preto – Glaura
    Glaura – Sto. Antonio do Leite
    Sto. A. do Leite – Lobo Leite
    Lobo Leite – Congonhas
    congonhas – Pequeri
    Pequeri – S. Brás do Suaçuí
    S. Brás do Suaçuí – Entre Rios de Minas
    Entre Rios de Minas – Casa Grande
    Casa Grande – Lagoa Dourada
    Lagoa Dourada – Prados (pernoite)

    Total = 192Km

    4o Dia:

    Prados – Tiradentes
    Tiradentes – S.J.del Rei
    S.J. Del Rei – S. Sebastião da Vitória
    S. Sebastião da Vitória – Caquende
    Caquende – Carrancas
    Carrancas – Tratuba
    Tratuba – Cruzília
    Cruzília – Caxambú (pernoite)

    Total = 201Km



    5o Dia:

    Caxambú – São Lourenço
    São Lourenço – Pouso Alto
    Pouso Alto – Itamonte
    Itamonte – Itanhandú
    Itanhandú – Passa Quatro
    Passa Quatro – Vila Embaú
    Vila Embaú – Guaratinguetá
    Guaratinguetá – Cunha (pernoite)

    Total = 208Km


    6o Dia :

    Cunha – Paraty

    Total = 56K


    Waldir, vode falou sobre um problema que teve em seu Pajero. Qual foi o problema ?? Como conseguiu resolver ??

    Abracos em todos e aguardando seus sabios comentarios....

    Carlos Riehl

  • #386
    Usuário
    Entrada
    02/08/2010
    Idade
    63
    Posts
    44
    Agradecimentos: 0
    Ja ia me esquecendo....

    Meu veiculo e um TRACKER 2001/2001 Diesel.......

  • #387
    Citação Postado originalmente por Coruja-rj Ver Post
    Presados Gil e Waldir,

    E sempre bom poder contar com seus relatos tao detalhados, sobre a Estrada Real.
    Seguindo o conselho, do ja consagrado nesta lista, Guru Gil, Li todosnos relatos deste Topico e fiquei mais fascinado ainda por esta Estrada.
    Visitei o site da Estrada e baseado nele fiz um roteiro para minha empreitada.
    Penso em tirar 15 dias em janeiro/2011 para esta empretitada e gostaria de guardar 5 dias para curtit a regiao de Paraty, portanto teria 10 dias para fazer a Estrada Real.
    Fiz um roteiro e gostaria da opiniao de voces quanto a executabilidade dele. Ele preve cobrir o percurso de Diamantina ate Pataty em 6 dias, logico que pela minha previsao ainda me restariam 4 dias para esticar em alguns paraisos locais.
    S e possivel voces poderiam me ajudar ??
    Palpitem a vontade...
    Os outros colegas viajentes desta maravilhosa estrada sintam-se a vontade para palpitar com base em suas esperiencias.
    Informe importante: sou novato nessa estoria de 4x4, portanto, gotaria de fazerum trajeto sem aventuras radicais.... rsrsrsrs Estarei com minha Namorada e minha filha de 13 anos..... talves um amigo se aventure a ir, mas ele nao tem 4x4 (seria viavel ele me acompanhar?? qualquer coisa eu o reboco.... rsrsrs brincadeirinha...)

    Segue minha proposta:

    ROTEIRO ESTRADA REAL



    1o Dia

    Diamantina – S.G. do Rio das Pedras
    S.G.R.P. – Serro
    Serro – Alvorada
    Alvorada – Itaponhoacanga
    Itaponhoacanga – S. Antonio do Norte
    S. Antonio do Norte – Conceição do Mato Dentro
    C.M.D. – Morro do Pilar
    Morro do Pilar – Itambé (pernoite)

    Total = 204Km



    2o Dia

    Itambé – Ipoema
    Ipoema – Bom Jesus do Amparo
    Bom Jesus do Amparo – Cocais
    Cocais – B. Cocais
    B. Cocais – Santa Barbara
    Santa Barbara – Catas altas
    Catas altas – Sta. Rita Durão
    Sta. Rita Durão – Camargos
    Camargos – Mariana
    Mariana – Ouro Preto (pernoite)

    Total = 184Km



    3o Dia:

    Ouro Preto – Glaura
    Glaura – Sto. Antonio do Leite
    Sto. A. do Leite – Lobo Leite
    Lobo Leite – Congonhas
    congonhas – Pequeri
    Pequeri – S. Brás do Suaçuí
    S. Brás do Suaçuí – Entre Rios de Minas
    Entre Rios de Minas – Casa Grande
    Casa Grande – Lagoa Dourada
    Lagoa Dourada – Prados (pernoite)

    Total = 192Km

    4o Dia:

    Prados – Tiradentes
    Tiradentes – S.J.del Rei
    S.J. Del Rei – S. Sebastião da Vitória
    S. Sebastião da Vitória – Caquende
    Caquende – Carrancas
    Carrancas – Tratuba
    Tratuba – Cruzília
    Cruzília – Caxambú (pernoite)

    Total = 201Km



    5o Dia:

    Caxambú – São Lourenço
    São Lourenço – Pouso Alto
    Pouso Alto – Itamonte
    Itamonte – Itanhandú
    Itanhandú – Passa Quatro
    Passa Quatro – Vila Embaú
    Vila Embaú – Guaratinguetá
    Guaratinguetá – Cunha (pernoite)

    Total = 208Km


    6o Dia :

    Cunha – Paraty

    Total = 56K


    Waldir, vode falou sobre um problema que teve em seu Pajero. Qual foi o problema ?? Como conseguiu resolver ??

    Abracos em todos e aguardando seus sabios comentarios....

    Carlos Riehl
    Olá, Carlos!

    Executável o seu roteiro é, masssss..... está mais para um rali de velocidade do que para uma viagem para conhecer a ER. É claro que isto é uma questão de ponto de vista, mas chega a ser uma heresia passar direto por lugares como Diamantina, Serra do Cipó, Santa Bárbara (Seminário do Caraça), Ouro Preto, Tiradentes, São João del Rei e outros sem ficar nestes lugares por um ou mais dias para visitá-los. Do jeito que você está pretendendo fazer a viagem (que, repito, é viável), você e suas acompanhantes irão se cansar bastante e, após alguns dias, vocês provavelmente vão achar que tudo é igual: estradas de terra, igrejinhas, montanhas, casinhas...

    No meu entender (certamente passível de discordâncias), vocês deveriam deixar Paraty, que fica pertinho do Rio, para uma próxima visita, concentrando-se nos lugares mais distantes. Mesmo o trecho de Cruzília para a frente (Aiuruoca, Alagoa, Itamonte, Passa Quatro, etc...) pode ser feito em outras oportunidades, como feriadões, por exemplo, por ficar a distâncias menores do Rio. Desta forma, você teria uns 15 dias (ainda é pouco!) para percorrer mais detalhadamente o trecho mais ao Norte da ER. Assunto não irá faltar, e acredito que suas "zequinhas" irão preferir este modo mais "light" de viajar.

    Apenas para dar uma idéia do que é possível fazer, copiei e colei abaixo o nosso roteiro em 2006, percorrido não em 15, mas em 22 dias. Mesmo assim, apesar de termos aproveitado muito bem a viagem, gostaríamos de ter permanecido mais tempo em alguns lugares, como , por exemplo Diamantina (saímos de lá antes do previsto para tentarmos fugir do tempo chuvoso).

    1o dia - São Paulo/Ouro Preto
    Km inicial: 77.783 / Km final: 77.783 - 688 Km percorridos.
    2o dia - Ouro Preto/Mariana/Ouro Preto
    Km inicial: 77.783 / Km final: 77.817 - 34 Km percorridos.
    3o dia – Ouro Preto/Caraça
    Km inicial: 77.817 / Km final: 77.918 - 101 Km percorridos.
    4o dia - Caraça
    Km inicial: 77.918 / Km final: 77.918 - 0 Km percorridos.
    5o dia – Caraça/Lapinha da Serra
    Km inicial: 77.918 / Km final: 78.124 - 206 Km percorridos.
    6o dia – Lapinha da Serra/Conceição do Mato Dentro
    Km inicial: 78.124 / Km final: 78.243 - 119 Km percorridos.
    7o dia - Conceição do Mato Dentro/São Gonçalo do Rio das Pedras
    Km inicial: 78.243 / Km final: 78.354 - 111 Km percorridos.
    8o dia – São Gonçalo do Rio das Pedras
    Km inicial: 78.354 / Km final: 78.354 - 0 Km percorridos.
    9o dia – São Gonçalo do Rio das Pedras/Diamantina
    Km inicial: 78.354 / Km final: 78.389 - 35 Km percorridos.
    10o dia – Diamantina
    Km inicial: 78.389 / Km final: 78.459 - 70 Km percorridos.
    11o dia – Diamantina/Tabuleiro
    Km inicial: 78.459 / Km final: 78.642 - 183 Km percorridos.
    12o dia – Tabuleiro/Serra do Cipó (ACM)
    Km inicial: 78.642 / Km final: 78.730 - 88 Km percorridos.
    13o dia – Serra do Cipó (ACM)/Serra do Cipó (S.José da Serra)
    Km inicial: 78.730 / Km final: 78.768 - 38 Km percorridos.
    14o dia – Serra do Cipó (São José da Serra)
    Km inicial: 78.768 / Km final: 78.789 - 21 Km percorridos.
    15o dia – Serra do Cipó (São José da Serra)/Tiradentes
    Km inicial: 78.789 / Km final: 79.138 - 349 Km percorridos.
    16o dia – Tiradentes
    Km inicial: 79.138 / Km final: 79.138 - 0 Km percorridos.
    17o dia – Tiradentes/Carrancas
    Km inicial: 79.138 / Km final: 79.269 - 131 Km percorridos.
    18o dia – Carrancas/Visconde de Mauá
    Km inicial: 79.269 / Km final: 79.494 - 225 Km percorridos.
    19o dia – Visconde de Mauá
    Km inicial: 79.494 / Km final: 79.504 - 10 Km percorridos.
    20o dia – Visconde de Mauá
    Km inicial: 79.504 / Km final: 79.524 - 20 Km percorridos.
    21o dia – Visconde de Mauá
    Km inicial: 79.524 / Km final: 79.548 - 24 Km percorridos.
    22o dia – Visconde de Mauá/São Paulo
    Km inicial: 79.548 / Km final: 79.891 - 343 Km percorridos

    No nosso caso particular, deve-se levar em consideração que também queríamos fazer algumas caminhadas, o que fizemos na Serra do Cipó, em Lapinha da Serra e em Visconde de Mauá. Não fossem estes dias dedicados ao trekking, talvez tivéssemos feito a viagem em menos dias.

    Carlos, por favor, entenda o que eu escrevi acima não como uma intromissão, e sim como uma sugestão, uma recomendação para que você pense a respeito e que talvez faça você mudar o "espírito" de sua viagem, aproveitando melhor a enorme quantidade de informações, coisas, lugares e pessoas interessantes que a ER tem a nos oferecer. Esteja a vontade para contestar, discutir ou, quem sabe, obter maiores informações, independentemente do roteiro a ser seguido por vocês.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #388
    Usuário Avatar de Waldir Carlos
    Entrada
    08/01/2007
    Local
    Aracaju/SE
    Idade
    65
    Posts
    5,054
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Coruja-rj Ver Post
    Presados Gil e Waldir,

    E sempre bom poder contar com seus relatos tao detalhados, sobre a Estrada Real.
    Seguindo o conselho, do ja consagrado nesta lista, Guru Gil, Li todosnos relatos deste Topico e fiquei mais fascinado ainda por esta Estrada.
    Visitei o site da Estrada e baseado nele fiz um roteiro para minha empreitada.
    Penso em tirar 15 dias em janeiro/2011 para esta empretitada e gostaria de guardar 5 dias para curtit a regiao de Paraty, portanto teria 10 dias para fazer a Estrada Real.
    Fiz um roteiro e gostaria da opiniao de voces quanto a executabilidade dele. Ele preve cobrir o percurso de Diamantina ate Pataty em 6 dias, logico que pela minha previsao ainda me restariam 4 dias para esticar em alguns paraisos locais.
    S e possivel voces poderiam me ajudar ??
    Palpitem a vontade...
    Os outros colegas viajentes desta maravilhosa estrada sintam-se a vontade para palpitar com base em suas esperiencias.
    Informe importante: sou novato nessa estoria de 4x4, portanto, gotaria de fazerum trajeto sem aventuras radicais.... rsrsrsrs Estarei com minha Namorada e minha filha de 13 anos..... talves um amigo se aventure a ir, mas ele nao tem 4x4 (seria viavel ele me acompanhar?? qualquer coisa eu o reboco.... rsrsrs brincadeirinha...)

    Segue minha proposta:

    ROTEIRO ESTRADA REAL

    Abracos em todos e aguardando seus sabios comentarios....

    Carlos Riehl
    Carlos, é um roteiro apreciável e cheio de muitas opções. Compartilho com o Gil. O tempo é extremamente limitado! Claro que é possível fazer esse planejamento, mas vais "perder" muitas maravilhas. Sugiro que "corte" pelo menos a metade ou dê um jeito de duplicar o número de dias.

    Quem já teve oportunidade de "fazer" a ER sabe que não é tarefa simples quantificar o tempo. Esse trajeto quase que exige um mês. Mas, também precisamos considerar as particularidades de cada um. Costumamos afirmar que a ER tem "chão" [... e cachoeiras, e trilhas, e fazendas centenárias, e cidades históricas, e boa comida, e gente agradável para prosear e serra, e encruzilha, e tudo mais!] para um ano inteiro. Só um pequeno exemplo: Para desfrutar bem de São Gonçalo do Rio das Pedras e Milho Verde, o viajante precisaria de uma semana. É por aí.

    Boa sorte e divirta-se.

    Citação Postado originalmente por Coruja-rj Ver Post
    Waldir, vode falou sobre um problema que teve em seu Pajero. Qual foi o problema ?? Como conseguiu resolver ??
    Retornando da Serra do Cipó para Morro do Pilar [leia roteiro "quotado", a seguir], notei um ruído tipo vazamento no engine. Como sou bastante atencioso e quase não desgrudo os olhos do painel, antes de parar, observei que o ponteiro da temperatura subiu rapidamente. Suspeita de algum defeito no sistema de arrefecimento, já que o jipinho praticamente não oscila a marcação; pouco abaixo de 50% da escala.

    Dito e feito: Minúsculo furo no "mangote" de retorno do radiador. Estávamos entrando em Morro do Pilar. Aguardei o equilíbrio térmico ser restabelecido naturalmente, enquanto bebia "algo" geladinho. Estrategicamente, tínhamos parado num posto de combustível. Demos sorte, pois bastou cortar uma parte da extremidade do mangote, reencaixar novamente, repor a água e "rodar".

    Foi um susto! Faz parte. Imaginem a complicação se tivesse sido algo mais "técnico". O sujeito chega com um mjipinho caduco, made in Japan, numa cidadezinha interiorana e pacata, no interiorzão [... claro, não é nenhum demérito!] das Minas Gerais, falando coisas do tipo data sheet, part number . Vivendo e aprendendo. Depois disso, mantenho um pedaço de câmara de ar de pneu no jipe.


    1. Caminho dos Diamantes:

    1.1 Diamantina => [Vau] S. Gonçalo do Rio das Pedras, 32 quilômetros;
    1.2 SGRP => [até Milho Verde, 6 e de Milho Verde a Capivari, mais 15] Serro, 30 quilômetros;
    1.3 Serro => Alvorada de Minas, 18;
    1.4 Alvorada de Minas => Itapanhoacanga, 16;
    1.5 Itapanhoacanga => Sto Antônio do Norte [Tapera], 13;
    1.6 SAN => [CMD, 33] Córregos, 11 ;
    1.7 Córregos => Conceição do Mato Dentro, 23;
    1.8 CMD => Morro do Pilar, 27;
    1.9 Morro do Pilar => Serra do Cipó, 57 ;
    1.10 Serra do Cipó => Morro do Pilar, 57;
    1.11 Morro do Pilar => Itambé do Mato Dentro, 35;
    1.12 IMD => Ipoema, 31;
    1.13 Ipoema => Bom Jesus do Amparo, 13;
    1.14 BJA => Cocais, 25;
    1.15 Cocais => Barão de Cocais, 14;
    1.16 BC => [Pq do Caraça, 25] Sta Bárbara, 17;
    1.17 SB => Catas Altas, 20;
    1.18 CA => Sta Rita Durão, 18;
    1.19 SRD => [Bento Rodrigues, 10] Camargos, 17;
    1.20 Camargos => Mariana, 18;
    1.21 Mariana => Ouro Preto, 11.
    []s
    Troller T4 3.0L 11/12 BF 33"
    Toyota SW4 3.0L 15/15 D-4D SRV AT
    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
    [ex-Pajerinho 99_V6 3.0L M/T = espetacular]


  • #389
    Usuário Avatar de Jyoti
    Entrada
    24/02/2005
    Local
    Nova Lima/MG
    Idade
    74
    Posts
    500
    Agradecimentos: 0
    Carlos,
    já dando o meu pitaco, eheheeh
    Sua programação, no meu entendimento e experiencia, está corridíssima !
    Fiz o Cam. dos Diamantes, de BHZ a Diamant, em 4 dias,(dá pra fazer em 40) e... tive q correr pra não chegar no escuro em algumas cidades para pernoite. Mesmo assim, não deu !
    Considere média horária total aproximada de 25 km/h ! Pode crer! E veja no q vai dar...
    Se parar para almoçar, então, ...esquece...vai anoitecer na estrada.
    Acho melhor reconsiderar, ou replanejar. A não ser q vc queira fazer um Rally, ehehehe, simplesmente passar pelos locais. Mas, ...vc vai ter q correr, mesmo !
    A ER, Caminho dos Diamantes é riquíssima em atrações naturais, históricas, humanas, etc... O restante, de BH (Ouro Preto) a Carrancas, eu conheço, e fiz em 1 dia, também, correndo !... e tive q abortar o trecho Lagoa Dourada-Prados-Tiradentes-S.João del Rei,(segui pelo asfalto) pq não ia chegar a tempo na balsa de Caquende.
    De Carrancas a Paraty, não conheço.
    Abraço, e...sorte,
    Jyoti
    TLC 120 - Nós não fazemos a viagem. A viagem é que nos faz...

  • #390

    ER

    Citação Postado originalmente por Coruja-rj Ver Post
    Presados Gil e Waldir,

    E sempre bom poder contar com seus relatos tao detalhados, sobre a Estrada Real.
    Seguindo o conselho, do ja consagrado nesta lista, Guru Gil, Li todosnos relatos deste Topico e fiquei mais fascinado ainda por esta Estrada.
    Visitei o site da Estrada e baseado nele fiz um roteiro para minha empreitada.
    Penso em tirar 15 dias em janeiro/2011 para esta empretitada e gostaria de guardar 5 dias para curtit a regiao de Paraty, portanto teria 10 dias para fazer a Estrada Real.
    Fiz um roteiro e gostaria da opiniao de voces quanto a executabilidade dele. Ele preve cobrir o percurso de Diamantina ate Pataty em 6 dias, logico que pela minha previsao ainda me restariam 4 dias para esticar em alguns paraisos locais.
    S e possivel voces poderiam me ajudar ??
    Palpitem a vontade...
    Os outros colegas viajentes desta maravilhosa estrada sintam-se a vontade para palpitar com base em suas esperiencias.
    Informe importante: sou novato nessa estoria de 4x4, portanto, gotaria de fazerum trajeto sem aventuras radicais.... rsrsrsrs Estarei com minha Namorada e minha filha de 13 anos..... talves um amigo se aventure a ir, mas ele nao tem 4x4 (seria viavel ele me acompanhar?? qualquer coisa eu o reboco.... rsrsrs brincadeirinha...)

    Segue minha proposta:

    ROTEIRO ESTRADA REAL



    1o Dia

    Diamantina – S.G. do Rio das Pedras
    S.G.R.P. – Serro
    Serro – Alvorada
    Alvorada – Itaponhoacanga
    Itaponhoacanga – S. Antonio do Norte
    S. Antonio do Norte – Conceição do Mato Dentro
    C.M.D. – Morro do Pilar
    Morro do Pilar – Itambé (pernoite)

    Total = 204Km



    2o Dia

    Itambé – Ipoema
    Ipoema – Bom Jesus do Amparo
    Bom Jesus do Amparo – Cocais
    Cocais – B. Cocais
    B. Cocais – Santa Barbara
    Santa Barbara – Catas altas
    Catas altas – Sta. Rita Durão
    Sta. Rita Durão – Camargos
    Camargos – Mariana
    Mariana – Ouro Preto (pernoite)

    Total = 184Km



    3o Dia:

    Ouro Preto – Glaura
    Glaura – Sto. Antonio do Leite
    Sto. A. do Leite – Lobo Leite
    Lobo Leite – Congonhas
    congonhas – Pequeri
    Pequeri – S. Brás do Suaçuí
    S. Brás do Suaçuí – Entre Rios de Minas
    Entre Rios de Minas – Casa Grande
    Casa Grande – Lagoa Dourada
    Lagoa Dourada – Prados (pernoite)

    Total = 192Km

    4o Dia:

    Prados – Tiradentes
    Tiradentes – S.J.del Rei
    S.J. Del Rei – S. Sebastião da Vitória
    S. Sebastião da Vitória – Caquende
    Caquende – Carrancas
    Carrancas – Tratuba
    Tratuba – Cruzília
    Cruzília – Caxambú (pernoite)

    Total = 201Km



    5o Dia:

    Caxambú – São Lourenço
    São Lourenço – Pouso Alto
    Pouso Alto – Itamonte
    Itamonte – Itanhandú
    Itanhandú – Passa Quatro
    Passa Quatro – Vila Embaú
    Vila Embaú – Guaratinguetá
    Guaratinguetá – Cunha (pernoite)

    Total = 208Km


    6o Dia :

    Cunha – Paraty

    Total = 56K


    Waldir, vode falou sobre um problema que teve em seu Pajero. Qual foi o problema ?? Como conseguiu resolver ??

    Abracos em todos e aguardando seus sabios comentarios....

    Carlos Riehl

    Amigo

    Pretendo fazer ER em partes, devido meu tempo. Fiz agora do dia 07/10 a 11/10 Diamantina/Mariana. Confesso que deveria ter ficado mais em Diamantina, Itambé do Mato Dentro e muitos outros, devido a cultura, atrativos naturais. Devo fazer Ouro preto a Carrancas e outra data e por fim Paraty. Mas valeu e ainda vou voltar pra ficar mais tempo em alguns lugares. Nesse forum vc tira todas as dúvidas e depois coloque em prática..rsss..

    Abraços

    Guilherme

  • #391
    Usuário
    Entrada
    02/08/2010
    Idade
    63
    Posts
    44
    Agradecimentos: 0
    Prezados amigos,

    Meu objetivo foi alcancado......
    Receber boas sugestoes dos amigos...
    Muito obrigado ao Gil, Waldir, Jyoti e Gilberto pelos otimos comentarios....
    Seguirei os conselhos dos Mestres.....
    Entao, parafrseando um GPS.....
    RECALCULANDO A ROTA......
    Refarei meu plano de viajem partindo de Diamantina e finalizando em Cruzilha.... deixando o trajeto com 781Km para serem percorridos em 15 dias.....
    Vou comecar em Diamantina deixando pelo menos 2 ou 3 dias para esta cidade.... depois sigo a vida......
    Agora meu questionamento e outro...
    Quais sao as melhores cidades para se pousar ??
    Alguma dica meus GURUS ???

    So alguns detalhes sobre o trajeto...
    Ja conheco S.J.Del Rei e Tiradentes, mas com certeza irei olha-las com outros olhos..... (entao talvez nao precise de muito tempo dedicado a estas cidades...) fiz este treecho em minha velha Belina.... nadei um pouco pela ER......
    Fui a Bichinho mas esta merece uma revisitada basica...... (nao vi o restaurante que o Waldir falou que comeu muito bem...)

    Alguma dica maior sobre a Serra do Cipo ??

    Aguardo comentarios

    Abracos em todos e fiquem a vontade para aplpitarem e criticarem meus trajetos... (nao precisa pedir desculpas viu Gil... rsrsrsr)


    Carlos Riehl

  • #392
    Citação Postado originalmente por Coruja-rj Ver Post
    Prezados amigos,

    Meu objetivo foi alcancado......
    Receber boas sugestoes dos amigos...
    Muito obrigado ao Gil, Waldir, Jyoti e Gilberto pelos otimos comentarios....
    Seguirei os conselhos dos Mestres.....
    Entao, parafrseando um GPS.....
    RECALCULANDO A ROTA......
    Refarei meu plano de viajem partindo de Diamantina e finalizando em Cruzilha.... deixando o trajeto com 781Km para serem percorridos em 15 dias.....
    Vou comecar em Diamantina deixando pelo menos 2 ou 3 dias para esta cidade.... depois sigo a vida......
    Agora meu questionamento e outro...
    Quais sao as melhores cidades para se pousar ??
    Alguma dica meus GURUS ???

    So alguns detalhes sobre o trajeto...
    Ja conheco S.J.Del Rei e Tiradentes, mas com certeza irei olha-las com outros olhos..... (entao talvez nao precise de muito tempo dedicado a estas cidades...) fiz este treecho em minha velha Belina.... nadei um pouco pela ER......
    Fui a Bichinho mas esta merece uma revisitada basica...... (nao vi o restaurante que o Waldir falou que comeu muito bem...)

    Alguma dica maior sobre a Serra do Cipo ??

    Aguardo comentarios

    Abracos em todos e fiquem a vontade para aplpitarem e criticarem meus trajetos... (nao precisa pedir desculpas viu Gil... rsrsrsr)


    Carlos Riehl
    Carlos, vai depender um pouco de que lugar você vai começar a viagem. Eu, por exemplo, comecei por Ouro Preto, depois Caraça, e depois fui subindo, "pulando" alguns lugares para visitá-los na volta. Outra opção é fazer como o Waldir, "varrendo" tudo na descida (ou na subida, se você preferir). No meu entender, a vantagem de fazer como eu fiz foi a de poder percorrer trechos mais longos, para depois ficar mais dias em determinado lugar, ao invés de subir aos poucos, pousando cada dia em um lugar diferente, o que, após alguns dias, se torna cansativo (monta e desmonta a bagagem no porta-malas todos dias, troca de pousada todos dias...). Do modo que planejei a viagem, foi possível, em alguimass etapas, permancer ao menos por duas noites em um só lugar, o que nos permitiu aproveitar melhor a pousada e as atrações daquele lugar.


    Em todo caso, respondendo à sua pergunta sobre as melhores cidades para se pousar, cito algumas (há outras, depende um pouco do seu roteiro e de seus interesses na região, leia mais abaixo o meu "questionário" ), na mesma ordem em que eu as visitei:

    Ouro Preto
    Caraça (a cidade é Santa Bárbara, o seminário fica afastado e isolado, dentro de um parque)
    Conceição do Mato Dentro
    São Gonçalo do Rio das Pedras
    Diamantina
    Serra do Cipó (é o novo nome do município de Cardeal Mota. Deve dar muita confusão com a própria Serra do Cipó...)
    Tiradentes

    Bichinho, pela qual passei em 2000, quando ninguém falava dela, foi uma total decepção (que o Waldir não me leve a mal), acho que é puro marketing, interessa apenas aos que se interessam por artesanato no sentido mais artístico (ou seja, não turístico) e, possivelmente, pela comida (em Setembro passado, estive lá durante a semana e fora do horário de almoço, os restaurantes estavam fechados), o que, aliás, foi o que, creio eu, mais atraiu o Waldir. VAle a pena aproveitar a visita a Bichinho para rodar mais uns 14 Km até Prados e conhecer o seu bonito Centro Histórico.

    A Serra do Cipó (agora eu me refiro à região, e não ao município) interessa para quem curte caminhadas, senão é melhor passar batido e aproveitar o tempo para visitar outras cidades. E já que estamos falando nisso: Carlos, quais são os seus interesses nesta viagem pela ER? História? Arquitetura? Comida? Natureza? Caminhadas (trekking)? Trilhas de 4x4? Fotografia? Respondendo a esta minha dúvida, você estará nos ajudando a orientá-lo!

    Quanto ao fato de já ter visitado Tiradentes e São Joãso del Rei, não se preocupe, você irá gostar de revê-las. Já estive 5 vezes lá, em 1990 (de Dodge Polara GLS 81 - sua Belina não foi a única! ), 1997 (Niva 90/91), 2000 (Niva 98 ), 2006 (Niva 95) e 2010 (Niva 95), e sempre saí de lá já com saudades, pensando na próxima viagem para lá.

    Por enquanto é isso, vamos mantendo contato!

    [ ]s, sem desculpas!

    P.S.: se eu morasse no Rio, pensaria seriamente em começar por Ouro Preto, subindo depois até Diamantina. Na volta, iria até Tiradentes, de onde poderia seguir até Aiuruoca ("por dentro" (menos de um dia de viagem, sem pressa, eu fiz isto há menos de um mês), pousando e, quem sabe, passando mais um dia lá, para depois voltar, via Engo. Passos ou Juiz de Fora, para o Rio.
    4X4 Brasil
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #393
    Usuário
    Entrada
    02/08/2010
    Idade
    63
    Posts
    44
    Agradecimentos: 0
    Amigo Gil,

    De Bichinho eu tive a mesma impressao que voce. Fui em um dia durante a semana e a cidade estava entregue as tracas. So tinha algumas lojinhas abertas vendendo artezanatos (muito caros por sinal) e coisas para comer (doces, pimentas e cachacas). Valeu pelo Museu do Automovel....
    Nao me arrisquei a ir a Prados com minha Belina (carinhosamente chamada por mim de "Rapunzel") pois havia chuvido ate o dia anterior e os moradores haviam me dito que a estrada estava um tanto enlameada, ai nao quiz arriscar....
    Na verdade eu gosto de tudo o que voce falou, ao contrario do nosso querido Waldir, eu tambem gosto de caminhadas....
    Tinha pensado em ir direto ate Diamantina e vir descendo.... achava que esta seria a estrategia mais logica, pois depóis de cruzilha, dali pegaria a BR-267 voltando para a BR-040, ou indo direto para a Dutra, via Cruzeiro (minha namorada mora em RESENDE) e de la para o Rio isso dependeria de varios fatores.... o que voce acha desta proposta ??
    Alem disso vou tentar esticar mais uns 5 dias nestas ferias....
    Voce e os demais ja estao me ajudando muito pois a experiencia de voces nao pode ser negligenciada por um principiante como eu....

    Fica mais uma pergunta, neste trajeto que estamos discutindo, pode-se fazer com um veiculo menos preparado para os terrenos acidentados, tal como um Palio ? Tem um amigo que gostaria muito de ir comigo mas nao terei espaco para ele e o filho no meu carro e ele tem apenas um Paliozinho....

    Como diria o GPS, vou "recalcular a rota" com suas dicas de pouso e resubmeterei para sua avaliacao.... e dos demais e claro.... a permanencia por um ou mais dias em alguma cidade dependera de seus atrativos pelas redondezas.... por exemplo Diamantina alem de Biribiri ja falado e mostrado por voces, vi uma reportagem sobre o parque das sempre vivas..... e uma migo me indicou a visita as grutas que tem na estrada perto da cidade.....
    enfim.... estou aberto as sugestoes pois quero aproveitar bem este passeio... comprei a minha 4x4 especialemte para fazer esta estrada....

    Em uma segunda etapa poderei fazer de Cruzilha ate Paraty....

    Abracos e mais uma vez meu muito obrigado pela ajuda de voces.....


    Carlos Riehl

  • #394
    Citação Postado originalmente por Coruja-rj Ver Post
    Amigo Gil,

    De Bichinho eu tive a mesma impressao que voce. Fui em um dia durante a semana e a cidade estava entregue as tracas. So tinha algumas lojinhas abertas vendendo artezanatos (muito caros por sinal) e coisas para comer (doces, pimentas e cachacas). Valeu pelo Museu do Automovel....
    Este museu foi uma decepção, seu acervo é bom, mas, ao menos quando eu o visitei, estava largado. Péssima iluminação, sem ninguém lá dentro para perguntar algo (ou para garantir que eu não fizesse algo de errado lá dentro)

    Citação Postado originalmente por Coruja-rj Ver Post
    Nao me arrisquei a ir a Prados com minha Belina (carinhosamente chamada por mim de "Rapunzel") pois havia chuvido ate o dia anterior e os moradores haviam me dito que a estrada estava um tanto enlameada, ai nao quiz arriscar....
    A maior parte da estrada que liga Bichinho a Prados já está asfaltada ou calçada, portanto este problema foi eliminado!

    Citação Postado originalmente por Coruja-rj Ver Post
    Na verdade eu gosto de tudo o que voce falou, ao contrario do nosso querido Waldir, eu tambem gosto de caminhadas...
    Então tente visitar (em termos de caminhadas):

    Caraça (dois pernoites, se possível, para poder visitar a maior parte das atrações); Tabuleiro (um pernoite basta, há uma enorme cachoeira próximo ao povoado);
    Serra do Cipó (em torno do parque há várias pousadas e um bom camping da ACM);
    São Gonçalo do Rio das Pedras (caminhadas na região, cachoeiras em Milho Verde, onde as condições de hospedagem são precárias);
    Conselheiro Mata (povoado próximo a Diamantina, bonitas cachoeiras);

    É claro que você também vai poder caminhar bastante pelas ruas de Ouro Preto e de Tiradentes...


    Citação Postado originalmente por Coruja-rj Ver Post
    Tinha pensado em ir direto ate Diamantina e vir descendo.... achava que esta seria a estrategia mais logica, pois depóis de cruzilha, dali pegaria a BR-267 voltando para a BR-040, ou indo direto para a Dutra, via Cruzeiro (minha namorada mora em RESENDE) e de la para o Rio isso dependeria de varios fatores.... o que voce acha desta proposta ??
    Certamente é uma idéia válida, mas pense no que eu escrevi antes... Haverá ocasiões nas quais você vai rodar poucos Km até um lugar interessante, onde sua viagem deverá ser interrompida para uma visita. Quando esta terminar, será tarde para prosseguir, mas cedo demais para parar em uma pousada. Esta foi a razão pela qual eu fiz meu roteiro em duas etapas, pernoitando em alguns lugares na ida e em outros na volta, de modo a não ter que rodar na estrada todos os dias. Usando meu roteiro em 2006 como exemplo:

    1o dia - São Paulo/Ouro Preto - 688 Km percorridos
    2o dia - Ouro Preto/Mariana/Ouro Preto - 34 Km percorridos
    3o dia – Ouro Preto/Caraça - 101 Km percorridos.
    4o dia - Caraça - 0 Km percorridos.
    5o dia – Caraça/Lapinha da Serra - 206 Km percorridos
    6o dia – Lapinha da Serra/Conceição do Mato Dentro - 119 Km percorridos.
    7o dia - Conceição do Mato Dentro/São Gonçalo do Rio das Pedras - 111 Km percorridos.
    8o dia – São Gonçalo do Rio das Pedras - 0 Km percorridos.
    9o dia – São Gonçalo do Rio das Pedras/Diamantina - 35 Km percorridos.
    10o dia – Diamantina (arredores) - 70 Km percorridos.
    11o dia – Diamantina/Tabuleiro - 183 Km percorridos.
    12o dia – Tabuleiro/Serra do Cipó (ACM) - 88 Km percorridos.
    13o dia – Serra do Cipó (ACM)/Serra do Cipó (S.José da Serra) - 38 Km percorridos.
    14o dia – Serra do Cipó (São José da Serra) - 21 Km percorridos.
    15o dia – Serra do Cipó (São José da Serra)/Tiradentes - 349 Km percorridos.
    16o dia – Tiradentes - 0 Km percorridos.
    17o dia – Tiradentes/Carrancas - 131 Km percorridos.
    18o dia – Carrancas/Visconde de Mauá - 225 Km percorridos.
    22o dia – Visconde de Mauá/São Paulo - 343 Km percorridos

    Como você pode perceber, intercalei dias com longos percursos com outros dias em que rodamos pouco ou nada, de modo a não cansar o motorista (só eu dirijo) nem a zequinha (ficar sentado ao lado do motorista sem fazer nada também pode cansar)


    Citação Postado originalmente por Coruja-rj Ver Post
    Alem disso vou tentar esticar mais uns 5 dias nestas ferias...
    Ótima idéia, a ER merece! Aliás, já que sua namorada mora em Resende, vai uma sugestão: reserve um ou dois dias para "descansar da viagem de férias" em Visconde de Mauá. Você poderia sair cedo de Tiradentes e seguir até Serranos, de onde você iria até Liberdade (se quiser, pode seguir um caminho alternativo, via Carvalhos e Franceses, chegando perto de Bocaina de Minas), depois Santo Antonio, Mirantão e Maringá (ou V de M). Lá, vocês poderiam escolher uma pousada agradável para curtirem um pouco as lembranças da viagem pela ER... Nós costumamos fazer isto em todas nossas viagens longas, passando os últimos dias da viagem em algum lugar que já conhecemos (Visconde de Mauá, Paraty...), que não esteja a mais do que algumas horas de São Paulo e do qual gostemos muito. Com isso, evitamos, nos últimos dias, aquele típico "stress" de querermos visitar todos os lugares em pouco tempo. Como se trata de um lugar já conhecido, podemos passear sem pressa, descansando um pouco da correria dos dias anteriores.


    Citação Postado originalmente por Coruja-rj Ver Post
    Voce e os demais ja estao me ajudando muito pois a experiencia de voces nao pode ser negligenciada por um principiante como eu....


    Fica mais uma pergunta, neste trajeto que estamos discutindo, pode-se fazer com um veiculo menos preparado para os terrenos acidentados, tal como um Palio ? Tem um amigo que gostaria muito de ir comigo mas nao terei espaco para ele e o filho no meu carro e ele tem apenas um Paliozinho....
    Carlos, vocês estarão indo em uma época mais sujeita a chuvas, portanto algumas estradas estarão meio enlameadas. Mas, desde que vocês não escolham roteiros radicais, não creio que o Palio tenha problemas em acompanhá-los, se o motorista tiver ao menos um pouquinho de experiência em estradas de terra em época de chuva (não precisa ser piloto de rallye... ). De qualquer forma, se for necessário (ou seja, se ele encalhar), você poderá rebocá-lo com seu Tracker (com ou sem outro carro acompanhando, é altamente recomendável que você viaje levando uma boa cinta de reboque e uma pá, entre outros apetrechos)

    Citação Postado originalmente por Coruja-rj Ver Post
    Como diria o GPS, vou "recalcular a rota" com suas dicas de pouso e resubmeterei para sua avaliacao.... e dos demais e claro.... a permanencia por um ou mais dias em alguma cidade dependera de seus atrativos pelas redondezas.... por exemplo Diamantina alem de Biribiri ja falado e mostrado por voces, vi uma reportagem sobre o parque das sempre vivas..... e uma migo me indicou a visita as grutas que tem na estrada perto da cidade.....
    enfim.... estou aberto as sugestoes pois quero aproveitar bem este passeio... comprei a minha 4x4 especialemte para fazer esta estrada....

    Em uma segunda etapa poderei fazer de Cruzilha ate Paraty....

    Abracos e mais uma vez meu muito obrigado pela ajuda de voces.....


    Carlos Riehl
    De nada, um abraço!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #395
    Usuário
    Entrada
    02/08/2010
    Idade
    63
    Posts
    44
    Agradecimentos: 0
    Prezado Gil,

    Estou aprendendo muito com seua comentarios. Acho que tudo o que diz serve, nao so para a ER, como para qualquer trajeto que se faca para se adimirar belas paisagens, o que acho que e o intuito de voces aqui deste forum.
    Nao simplesmente "sujar o carro de lama", mas sim explorar um pouco da historia deste imenso Pais.

    Sem querer te explorar, mas ja te explorando, voce poderia me dar uma dica do que devo levar como kit de primeiras necessidades para um passeio como esse ??
    Que tipo de cinta que voce recomendou ?/ Como e onde adquiri-la ??
    Tem mais algum item o qual acha essencial para se levar numa aventura destas ??

    Quanto a parada em Maua (ou Maringa, particularmente acho melhor que Maua) nao e ma ideia, pois ja conhecemos (foi o primero passeio que fiz com minha zequinha, ela conhece tudo por la... se precisar de umas dicas daquela regiao poderei ser util...) vou "recaldular a minha rota" neste final-de-semana em conjunto com ela para ver o que programamos e ai te conto o desfecho para saber a sua opiniao.

    Obrigado desde ja pela atencao.

    Abracos,

    Carlos Riehl

  • #396
    Citação Postado originalmente por Coruja-rj Ver Post
    Prezado Gil,

    Estou aprendendo muito com seua comentarios. Acho que tudo o que diz serve, nao so para a ER, como para qualquer trajeto que se faca para se adimirar belas paisagens, o que acho que e o intuito de voces aqui deste forum.
    Nao simplesmente "sujar o carro de lama", mas sim explorar um pouco da historia deste imenso Pais.

    Sem querer te explorar, mas ja te explorando, voce poderia me dar uma dica do que devo levar como kit de primeiras necessidades para um passeio como esse ??
    Que tipo de cinta que voce recomendou ?/ Como e onde adquiri-la ??
    Tem mais algum item o qual acha essencial para se levar numa aventura destas ??

    Quanto a parada em Maua (ou Maringa, particularmente acho melhor que Maua) nao e ma ideia, pois ja conhecemos (foi o primero passeio que fiz com minha zequinha, ela conhece tudo por la... se precisar de umas dicas daquela regiao poderei ser util...) vou "recaldular a minha rota" neste final-de-semana em conjunto com ela para ver o que programamos e ai te conto o desfecho para saber a sua opiniao.

    Obrigado desde ja pela atencao.

    Abracos,

    Carlos Riehl
    Olá, Carlos!

    Não sou "expert" no assunto "trilhas", muito pelo contrário. Mas sei que há tópicos tratando do assunto "o que levar na trilha", faça uma pesquisa, leia os tópicos e faça uma triagem, usando o bom senso, pois alguns itens desta lista certamente não serão necessários no seu caso, sendo mais indicados para quem vai fazer uma trilha pesada ou uma longa expedição (se bem que tenho observado que algumas viagens bastante triviais estão sendo denominadas, nos últimos tempos, de "expedições", talvez para lhes dar um aspecto aventureiro. ). No meu caso particular, por estar viajando com um carro que tem 15 anos de uso, costumo exagerar um pouco. Uma lista feita agora, de memória (portanto, fora de ordem de importância), inclui:

    - diversas ferramentas (chaves de vela, de fenda, phillips, allen, de boca, de catraca, inglesa, alicates (um de bico fino, um normal, um de pressão, etc...);
    - diversas peças pequenas de reserva (tampa e rotor do distribuidor, velas, cabos de vela, etc...
    - diversos pedaços de fios elétricos e terminais;
    - cabo de reboque;
    - cinta de reboque;
    - bobina de reserva;
    - macaco hidráulico (além do original);
    - mini compressor para encher pneus;
    - bomba manual para encher pneus (original do Niva);
    - diversos parafusos, porcas e arruelas;
    - durepoxi;
    - fita isolante;
    - pá e facão (em caso de encalhe);
    - esteira de praia (para deitar sob o carro);
    - água (de 3 a 5 litros);
    - garrafa PET de 2 litros (caso falte combustível);
    - óleo do motor (no mínimo 1 litro);
    - fluido de freios;
    - óleo em spray (tipo WD40);
    - jornal velho (1001 utilidades);
    - trapos;
    - luvas de algodão (para tentar não sujar muito as mãos);
    - lâmpadas (uma de cada das usadas no carro, no mínimo);
    - sabão (para vedar furos no tanque de gasolina);
    - graxa (um potinho bem fechado);
    - uma câmara (embora meus pneus sejam sem câmara, é sempre bom ter uma);
    - mangueiras, correias (ao menos as mais suscetíveis de problemas);
    - cabo para "chupeta" de bateria;
    - fusíveis diversos

    E por aí vai... No seu caso, como seu carro é mais novo, parte destes itens provavelmente não precisa ser levado na viagem, faça uma triagem. Quanto ao cabo ou cinta (basta um deles) de reboque, você encontra em lojas de peças mais completas ou em lojas especializadas em 4x4.

    Quanto a V de M, estive lá pela primeira vez, apenas de passagem, em 1978. A partir de 1986, passei a ser visitante muito freqüente da região, portanto conheço bastante a região, incluindo povoados mais distantes, como Mirantão, Santo Antonio, Franceses, Carvalhos, Alagoa, Nogeira, Aiuruoca (opa! Esta já fica meio longe! ), Fumaça, Passa Vinte, Santa Rita de Jacutinga, Capivara, Monte Belo, Fragária, Campo Redondo, e outras, a região tem muito a oferecer, ainda há muito a visitar!

    Se você se interessar, posso indicar algumas pousadas na Maromba, no Vale do Pavão e em Maringá!

    Um abraço!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade