Marcio, uma excelente viagem pra ti, esperamos anciosos notícias e é claro, relatos e fotos.
Que Ele te guie nessa jornada.
Abraços
Versão Imprimível
Marcio, uma excelente viagem pra ti, esperamos anciosos notícias e é claro, relatos e fotos.
Que Ele te guie nessa jornada.
Abraços
Olá amigos, retornamos hoje de nossa viagem ao Atacama.
A experiência foi ótima e já deixa saudades. Rodamos 6.935Km em 2 semanas.
Assim que organizar minhas idéias estarei enviando notícias.
Forenses
Estou organizando as informações da viagem ao Atacama em um Blog.
Já inseri as informações dos primeiros 5 dias de um total de 15.
Aos poucos vou inserindo todas as informações.
O site é http://turismoeaventura.blogspot.com...ama-dia-5.html
Mais uma vez agradeço a todas as dicas obtidas aqui no Fórum.
Prezado Marcio,
Sou novato no site e tenho algumas dúvidas. Gostaria de fazer uma viagem para o deserto de Atacama ou então para Ushuaia. Tenho um Corsa Sedan 99/00 à gasolina. Consigo realizar a viagem (Dez08/Jan09) para esses destinos com segurança? Muito obrigado.
Robert,
vou adiantando a resposta do Marcio, se você puder aumentar a altura livre com a regulagem da suspenssão e colocar pneus 50/50 e mais altos, terás alguma dificuldade, mas é possivel fazer com segurança sim. Agora Janeiro normalmente chove, o que vai prejudicar alguns trechos, o idela seria no meio de Dez e voltar até o final da primeira quinzena de Jan....
Sérjão
Robert
Posso lhe falar apenas sobre o Atacama, não conheço Ushuaia.
Levando em conta a ótima qualidade das estradas existentes na Argentina e no Chile (excessão do Chaco Argentino em Pampa de Los Guanacos) é possível lhe garantir uma viagem tranqüila mesmo com seu Corsa. Se o carro estiver em boas condições mecânicas e de pneus vejo que terás uma viagem bem sucedida.
O que deves levar em conta, no entanto é se seu veículo está em condições de enfrentar uma viagem de ida e volta de aproximadamente 7.000Km sem necessitar de apoio mecânico. Digo isto pois no percurso normal entre o Brasil e o Chile não existem praticamente pontos de apoio (oficinas) qualificadas. Existem sim diversos postos de gasolina e cidadezinhas pequenas na maior parte do percurso, mas mesmo a boa vontade para fazer o "algo a mais" nos postos de gasolina está em falta.
Saímos da minha cidade com os carros completamente revisados para não passar por apuros. Nesta viagem não podes abrir mão de um ar-condicionado no carro em ótimas condições. Sai daqui com o Ar-condicionado da Tracker meia-boca pois dificilmente o utilizamos para calor aqui na Serra Gaúcha e para frio são poucos os dias que exigem o Ar. O que acabou acontecendo é que mesmo utilizando o Ar no máximo passamos calor durante quase toda a viagem. Não subestime o calor do Deserto do Atacama ou do Chaco Argentino nesta época do ano.
Quanto aos deslocamentos em San Pedro de Atacama acredito que devas fazer como nós fizemos. A viagem até os Geisers (estrada de chão) foram através de uma agência de turismo com uma Sprinter.
Talvez uma das poucas atrações que exijam um pouco de paciência para conhecer por ires com um Corsa e não com um Jeep ou Camionete sejam as Lagos Miscanti e Miñiques que exigem (ida e volta) aproximadamente uns 50Km de estrada de chão (ou rípio como chamam por lá). Nas camionetes reduzimos a calibragem dos pneus neste dia para reduzir a trepidação neste trecho. O esforço vale a pena (não deixe de conhecer). Tens também a alternativa de conhecer os lagos com agência de turismo.
Também a visita ao Vale de La Muerte não é recomendado fazer com carro sem tração 4x4. Podes até entrar um pouquinho nele, em torno de 1Km, mas não arrisque muito mais do que isto sob pena de ficar atolado na areia.
Fora estas 3 atrações podes fazer tranqüilamente a viagem pois os demais trechos são todos asfaltados e como já coloquei de ótima qualidade.
Tens de ter sempre em mente que nesta viagem são poucas as ocasiões que cruzas com um veículo na estrada. Encontramos muitos turistas apenas nos Geisers e no Vale de La Luna e incrivelmente nos outros locais estávamos quase sempre sozinhos.
Não pegamos nenhuma gota de chuva no período em que fomos. Saímos no dia 23/12 e retornamos no dia 05/01, no entanto, nos chamou a atenção os grandes vales na região de Jujuy que segundo os hermanos são formados pela grande quantidade de chuvas que caem na região de janeiro em diante. Pelo que vimos acredito que a quantidade de chuva na região seja algo realmente impressionante nesta época. Vale a pena evitar esta época.
Aproveite bem a viagem e não deixe de ler o www.turismoeaventura.blogspot.com, com certeza encontrarás algumas dicas para a viagem.
Continuo à disposição para auxiliá-lo assim como os demais forenses.
Prezado Márcio,
Ainda estou com algumas dúvidas, vamos a elas:
a) Não tenho faróis auxiliares. Na Argentina, é obrigatório o uso de faróis auxiliares? E devem ser amarelos ou estarem cobertos? Mas se estiverem cobertos então não preciso usá-los e, dessa forma, não é obrigatório seu uso?
b) É necessário o cambão (rígido) e também o cabo de aço (flexível)? São dois equipamentos, é isso?
c) E também o kit de primeiros socorros?
d) As correntes são obrigatórias tanto no Chile quanto na Argentina mesmo no verão (Dez/Jan)?
e) Encontro facilmente esses equipamentos na fronteira?
f) Pelo que li e ouvi dizer, o problema da polícia corrupta e chata é mais especificamente nas províncias de Misiones, Corrientes e, talvez, Entre Ríos. Mas e se eu entrar na Argentina pelo Uruguai me livro desse "trecho ruim", não é verdade?
Muito obrigado e desculpe por fazer tantas perguntas.
Robert
Bem não sou o Márcio, mas quase (só falta um "c" :roll:):
Antes de tudo um exclarecimento: a lei de trânsito, válida na maioria das provincias argentinas é a Ley de Tránsito 24.449, excetuam-se as províncias de Buenos Aires, Mendoza e Córdoba, que têm as suas próprias leis e não aderiram à lei nacional.
Ley 24.449 (nacional):
http://www.vialidad.gov.ar/legislaci...ey%2024449.pdf
Ley 11.430 (BsAs):
http://www.vialidad.gba.gov.ar/datos.../ley_11430.htm
a) Não! Claro que não é obrigatório o uso de faróis auxiliares!
b) Muito embora se fale muito que cambão e/ou cabo flexível sejam obrigatórios (inclusive embaixadas), o que as duas leis acima dizem é que se for rebocar um carro, o enganche entre os dois deve ser rígido. Pode até ser que exista alguma lei que diga que o cambão é obrigatório, mas desconheço.
c) tb desconheço lei que obrigue tal kit.
d) claro que não! Agora, mesmo no verão, há pasos na cordilheira que neva, e nesses dias, só se passa com segurança com corrente ou 4x4.
e) Sim, o comércio vive de vender e criar lendas para vender mais!
f) Eu, este ano fui e voltei a Argentina, Chile e Uruguai e não fui achacado nenhuma vez. Mesmo se entrar pelo Uruguai (eta voltinha grande!), não vai se livrar destas províncias e isso tudo por uns 10/20 pesos?
Por fim, seja lá qual for o equipamento que estejas portando, se o policial quiser te achacar, vai achacar de qq jeito. Podes imprimir a lei e pedir pra ele te apontar onde diz que o cambão ou o kit de socorros é exigido.
Addendum: existe tb a resolução Mercosul 09/1991 (http://www.sagpya.mecon.gov.ar/new/0...1991/R9109.htm), que estabelece os países do Mercosul não poderão limitar a circulação, venda, homologação, etc, dos veículos que cumpram o indicado no seu anexo I. E em tal anexo não cita nenhum kit de 1º socorros, nem cambão e só fala em 1 triângulo (embora a lei argentina fale em "triangulos"). Tal anexo tb diz que os faróis de neblina e os de longo alcance são opcionais e podem ser tanto brancos como amarelos.
[]