x
Convex Datacenter
Página 4 de 9 PrimeiroPrimeiro 123456789 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 101
  • #37
    Usuário
    Entrada
    23/09/2007
    Local
    Nova Petrópolis/RS
    Idade
    51
    Posts
    158
    Agradecimentos: 0

    Altitude - dificuldade das pessoas




    Encontrei vários relatos sobre o efeito da altitude nas pessoas. Transcrevo abaixo 2 deles:

    Relato 1: A nossa reação a altitude variou de uma pessoa para outra, minha esposa quase não teve problemas a não ser uma leve dor de cabeça, eu sofri com um pouco de falta de ar, dor de cabeça muito forte e um leve sangramento nasal e meu filho teve náusea e necessitou de oxigênio quando estávamos na aduana de Paso de Jama. Em San Pedro compramos folhas de coca que ajudaram bastante no alívio dos sintomas da altitude. O chá também vai bem.

    Relato 2: Segundo as estatísticas médicas, 92% dos turistas que chegam a altitudes superiores a 2800, vindos do nível do mar e de uma hora para outra...é o tal do "mal da altitude", termo "popular" para o Mal Agudo das Montanhas (Acute Mountain Sickness, AMS). Eu, como médico, mochileiro e participante do fórum, resolvi postar aqui algumas dicas de como, se não evitar, minimizar os efeitos desse problema.

    Na grande maioria dos casos os sintomas são leves e duram de 4 a 24 horas, dependendo de cada pessoa. São eles:
    • dor de cabeça (95%)
    • náuseas e vômitos (70%)
    • tontura (58%)
    • perda de apetite
    • insônia
    • falta de ar aos médios esforços
    Normalmente no segundo ou terceiro dia da viagem você já estará aclimatado e esses sintomas diminuirão bastante, desaparecendo por volta de 5 dias. É muito importante, portanto, nesse período de aclimatação tomar algumas medidas para amenizar esses sintomas e evitar complicações, como o edema agudo pulmonar e cerebral. São algumas dessas medidas:
    1. Na altitude, principalmente com o clima seco da Bolívia, perdemos muito líquido. A hidratação deve ser reforçadíssima. Recomenda-se a ingestão de 3 a 4 litros de água diariamente nessas condições; portanto, garrafinha de água na mochila! Restrição na ingestão de sal e ingestão de uma carga maior de carboidratos é uma boa idéia.
    2. Nada de atividades físicas extenuantes nos dois primeiros dias...caminhadas leves. Se ficar muito cansado e ofegante, pare e descanse, se não melhorar, volte para o hostel. Se te convidarem para jogar bola, resista, não dá nem para jogar no gol!!
    3. Nada de subir ainda mais enquanto não estiver aclimatado. Acima dos 3800 metros recomenda-se no máximo mais 300 por dia, seja escalando ou de busão...ou seja, se vc chegou a La Paz em um certo dia e for ao Chacaltaya (a mais de 5000 metros) no dia seguinte, a chance de vc ter um edema pulmonar ou cerebral é gigantesca!!
    4. Nada de álcool ou cigarro!! Álcool desidrata e provoca mais tonturas e náuseas. O cigarro vai te atrapalhar ainda mais para respirar!!
    Além dessas medidas comportamentais, há também a prevenção e tratamento medicamentoso: Se você vai sair do nível do mar e seu destino é uma cidade acima dos 3500m, como Cusco ou La Paz, há alguns medicamentos que podem ser administrados previamente e que, se não evitam os sintomas, pelo menos minimizam seus efeitos e, principalmente, evitam as complicações e aceleram a aclimatação:

    * Acetazolamida (Diamox): recomenda-se a ingestão de 125mg 2 vezes ao dia (a cada 12 horas) um dia antes da saída para a altitude e segue até o segundo ou terceiro dia, na altitude. Essa substância é um diurético, que acidifica o sangue, fazendo com que respiremos mais rápido, facilitando na adaptação. A acetazolamida não mascara os sintomas, apenas minimiza, principalmente a falta de ar noturna (quando dormimos a frequência respiratória cai, e isso na altitude causa muitos problemas...). Por ser diurético, você vai ir ao banheiro por diversas vezes (mais um motivo para tomar bastante água, não vá ficar desidratado!) e pode ter um formigamento na ponta dos dedos e na face. Os refrigerantes e outras bebidas gaseificadas podem ficar com sabor estranho. Alérgicos a sulfa não podem tomá-la!!

    * Dexametasona (Decadron): se você for médico ou for viajar acompanhado de um ou passar em consulta antes da viagem; alguns pesquisadores recomendam o uso de 4mg de decadron, de 12/12h no dia da viagem e no primeiro dia na altitude...eu não recomendo o seu uso sem supervisão especializada...a dexametasona, ao contrário da acetazolamida, mascara os sintomas, ou seja, você vai sentir-se bem, mas não ajuda na adaptação à altitude.

    Para os sintomas do "Mal da altitude" recomenda-se:
    - dor de cabeça : o Ibuprofeno (Alivium, Dalsy...), 600mg de 8/8h é normalmente a primeira escolha. Paracetamol (tylenol) e AAS também podem ser usados.
    - Náuseas ou vômitos: O Plasil ou o Motilium podem ser usados. Evite o Dramin, como ele causa sono, a frequência respiratória diminui e pode piorar a falta de ar.
    ***Cuidado: Não use medicação para dormir!!! (Diazepam ou equivalentes). Esses remédios causam diminuição da frequência respiratória, e na altitude isso pode até mesmo ocasionar uma parada respiratória!!! Se estiver com dificuldades para dormir, tome um diamox (125 ou 250mg) pela noite, ele vai aumentar a frequência respiratória, propiciando uma melhor oxigenação noturna (apesar de acordar várias vezes para ir ao banheiro...)

    Sinais de alerta:
    - Tosse, com expectoração espumosa ou com sangue
    - Falta de ar mesmo em repouso
    - Perda de coordenação na fala ou motora
    - Alterações visuais
    - Excesso de fadiga, sonolência
    - Alucinações

    Se você começar a apresentar alguns desses sintomas, pode estar com Edema Pulmonar ou Edema Cerebral, nesse caso procure ajuda médica o mais rápido possível e DESÇA da altitude que estiver o mais rápido possível, de preferência abaixo dos 2500 metros.

    Bom pessoal, espero ter ajudado a amenizar o "sofrimento" de quem vai fazer uma viagem para elevadas altitudes e que com essas dicas possam aproveitar mais a viagem.

    Os médicos e guarda-parques recomendam seguir a seguinte tabelinha:
    • Dor de cabeça 1 ponto
    • Náuseas ou perda de apetite 1 ponto
    • Insonia 1 ponto
    • Vertigem 1 ponto
    • Cefaléia resistente a aspirina 2 pontos
    • Vômitos 2 pontos
    • Falta de ar em repouso 3 pontos
    • Fadiga anormal 3 pontos
    • Oligúria (falta de urina) 3 pontos
    Como analisar a pontuação:
    • 1-3 pontos MAM LEVE aspirina ou paracetamol
    • 4-6 pontos MAM MODERADO aspirina, repouso e suspender subida
    • + de 6 pontos MAM SEVERO abaixar rapidamente
    4X4 Brasil

  • #38

    Atacama.

    Citação Postado originalmente por Marcelo_Taz Ver Post
    Hum, estamos pensando nessa viagem tbm.Tenho a Hilux, mulher e um filho de 4 anos acostumado a trilhas e longas viagens.Mais nosso limite seria de 26/12 a 26/01.
    Marcelo, nós também temos problemas com férias, só podemos tirar 10 dias de cada vez, assim sempre juntamos com algum feriado para dar pelo menos 15 dias para programar as nossas viagens. Como teremos o feriado de finados numa sexta, conseguimos encaixar 16 dias para dar uma esticada até o Atacama.
    Para o final do ano, apartir do dia 20 de dezembro, conseguimos agendar 25 dias que vamos aproveitar para ir até Ushuaia. Estamos pensando em ir via Bariloche, Perito Moreno e Torres del Paine (Ruta 40) e voltar via Uruguai.
    Se voces quizerem tentar o fim do mundo, no final de ano, podemos combinar um roteiro em comum. Abraços.

  • #39
    Equipe de Apoio Avatar de jeisonk
    Entrada
    03/02/2006
    Local
    Nova Mutum/MT
    Idade
    46
    Posts
    6,645
    Agradecimentos: 0
    Marcio, muito bacana tuas informações, vai ser útil pra muita gente.

    Vi num item lá em cima quanto à viatura financiada, na verdade essa autorização é necessária somente se for Leasing, se estiver no seu nome e somente com restrição no documento pode ir tranquilo.

    Abraços
    Jeison Krauspenhar .'.
    '92 Toyota Land Cruiser HDJ80 - Moranguinho + Reboque com 2 barracas CW

  • #40
    Usuário Avatar de iwakura
    Entrada
    22/09/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    59
    Posts
    787
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por marcioport Ver Post
    Em La Serena, começa o "Deserto Florido", onde observa-se uma imensidão de flores de todas as cores no meio do deserto.
    Não quero te frustar mas, até onde sei, esse fenômeno só ocorre logo em seguida a uma chuva no deserto, e esta chuva normalmente ocorre de 7 em 7 anos...

    Com relação a dicas, nada substitui os guias especializados. A Publifolha tem alguns razoáveis e baratos. Porém, os melhores são ou em inglês (Roughguide e Footprint) ou em espanhol (guias chilenos da Turistel, disponíveis até onde sei só no Chile).

    []
    Mário.

  • #41
    Usuário Avatar de iwakura
    Entrada
    22/09/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    59
    Posts
    787
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por marcioport Ver Post
    Encontrei vários relatos sobre o efeito da altitude nas pessoas...

    Em San Pedro compramos folhas de coca que ajudaram bastante no alívio dos sintomas da altitude. O chá também vai bem.
    Cuidado ao transportar folhas de coca pelo Chile e Argentina afora... Por exemplo, quando se entra no Chile, vindo do Peru, por Arica, há uma revista rigorosa do carro e das bagagens, inclusive com cães farejadores...

  • #42
    Usuário
    Entrada
    14/03/2006
    Local
    brasília/DF
    Idade
    53
    Posts
    65
    Agradecimento: 1
    Boas tardes

    Dependendo do aval da empresa da minha esposa, teremos 16 dias de descanso entre o natal e o ano novo (a minh parte já tá garantida. rs...).

    Como estou atualmente morando em curitiba, planejamos ir até Mendoza/Arg, via Uruguaiana conhecendo a Argentina e visitar o Aconcágua. Tenho uma Explorer xlt v6 4x4 gas/gnv.

    Lendo os relatos no forum, me surgiram algumas dúvidas:
    1. Qual trajeto mais curto até Mendoza, é via Uruguaiana mesmo e depois?

    2. Há possibilidade de se abastecer com GNV nesse trajeto? Quais as condiçoes p/ isso (pois vi num dos tópicos que há restriçoes na argentina);

    3. O fato da gasolina na argentina não ser misturada com álcool pode prejudicar o motor do carro? (ouvi relatos tb).

    4. Posso levar uma corrente como reboque ao invés do cambão?

    Desculpem as inúmeras peguntas, mas as d[uvidas tb são grandes. rs...

    Colando algumas imagens de mapa rodoviário obtidas nos tópicos, consegui "montar" parte do mapa rodoviário da argentina nos trajetos que percorrerei.

    Agradeço as dicas.

    Abraço

    Ricardo

  • #43
    Usuário
    Entrada
    14/03/2006
    Local
    brasília/DF
    Idade
    53
    Posts
    65
    Agradecimento: 1
    não consegui posta o mapa pq tem 5,4 mega e não sei, por ora, como resolver isso

  • #44
    Equipe de Apoio Avatar de jeisonk
    Entrada
    03/02/2006
    Local
    Nova Mutum/MT
    Idade
    46
    Posts
    6,645
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Ricardo Oliva Ver Post
    Boas tardes

    Dependendo do aval da empresa da minha esposa, teremos 16 dias de descanso entre o natal e o ano novo (a minh parte já tá garantida. rs...).

    Como estou atualmente morando em curitiba, planejamos ir até Mendoza/Arg, via Uruguaiana conhecendo a Argentina e visitar o Aconcágua. Tenho uma Explorer xlt v6 4x4 gas/gnv.

    Lendo os relatos no forum, me surgiram algumas dúvidas:
    1. Qual trajeto mais curto até Mendoza, é via Uruguaiana mesmo e depois?
    Teria que dar uma somada nas distancias, pega um mapa quatro rodas que tem isso, uma opção que talvez seja interessante pra você é sair por foz.
    Eu fui via Uruguaiana - Federal - Santa Fé - San Francisco - Villa Maria - Rio Cuarto - Mercedes - Mendoza

    2. Há possibilidade de se abastecer com GNV nesse trajeto? Quais as condiçoes p/ isso (pois vi num dos tópicos que há restriçoes na argentina);
    Acredito que sim, dá uma olhada em:
    http://www.mapagnc.com.ar/
    http://www.adigas.com.ar/guia_gnc/index.htm

    3. O fato da gasolina na argentina não ser misturada com álcool pode prejudicar o motor do carro? (ouvi relatos tb).
    É só não abusar do motor.

    4. Posso levar uma corrente como reboque ao invés do cambão?
    Vai dar brecha para os carabineros te incomodarem e sugarem uma grana, leva o cambão, tem na net pra vender uns telescópicos, fica bem pequeno na bagagem.


    Mapas da Argentina, como te falei, o da quatro rodas abrange uma parte do mercosul, dá pra quebrar o galho, mas procura na net que tem pra vender só da Argentina também, comprei um na Saraiva e outro no saguão de Congonhas, tinha bastante coisa também.

    Abraços
    Jeison Krauspenhar .'.
    '92 Toyota Land Cruiser HDJ80 - Moranguinho + Reboque com 2 barracas CW

  • #45
    Usuário Avatar de iwakura
    Entrada
    22/09/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    59
    Posts
    787
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Ricardo Oliva Ver Post
    1. Qual trajeto mais curto até Mendoza, é via Uruguaiana mesmo e depois?
    O trajeto mais curto eu não sei te dizer, sei te dizer o trajeto mais bonito: São Borja, Corrientes, Salta, Cachi, Cafayate, Quilmes, Huafin, Belén, Chilecito, Villa Union (base para visitar os Parques Nacionais Ischigualasto e Talampaya), Las Flores, Calingasta, Barreal, Uspallata, Villavicencio e Mendoza. É uma bela volta (nos dois sentidos).

    Problemas: teu tempo curto e chegar a Mendoza e achar que o melhor da viagem foi o caminho até lá...

    Citação Postado originalmente por Ricardo Oliva Ver Post
    3. O fato da gasolina na argentina não ser misturada com álcool pode prejudicar o motor do carro? (ouvi relatos tb).
    Até onde sei, o problema é a gasolina com chumbo (plomo em espanhol).

    Ah, mapas da Argentina você encontra aqui:

    http://www.guia4x4.com.ar/mapas_de_sudamerica.html

    []

  • #46
    Equipe de Apoio Avatar de jeisonk
    Entrada
    03/02/2006
    Local
    Nova Mutum/MT
    Idade
    46
    Posts
    6,645
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por iwakura Ver Post
    chegar a Mendoza e achar que o melhor da viagem foi o caminho até lá...
    Falou tudo

    Agora, esse caminho de Uspallata a Mendoza via Villavicencio é espetacular, tem muitas fotos desse trajeto no meu tópico a partir da página 15, dá uma olhada lá.

    []'s
    Jeison Krauspenhar .'.
    '92 Toyota Land Cruiser HDJ80 - Moranguinho + Reboque com 2 barracas CW

  • #47
    Usuário Avatar de Engels Kbça
    Entrada
    14/06/2005
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Idade
    63
    Posts
    1,389
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Ricardo Oliva Ver Post
    não consegui posta o mapa pq tem 5,4 mega e não sei, por ora, como resolver isso
    Olha aqui um bom mapa da Argentina, comprei no aeroporto de Guarulhos-SP. Paguei R$45,00

    Deserto do Atacama e Santiago do Chile Arquivos Anexos
    SW4 -2000 TD3.0- Ironman - General Grabber AT2 265 /70 - 16

  • #48
    Usuário
    Entrada
    23/09/2007
    Local
    Nova Petrópolis/RS
    Idade
    51
    Posts
    158
    Agradecimentos: 0

    Santiago do Chile

    Seguem mais algumas dicas encontradas na Internet.

    Algumas sugestões de lugares para se visitar em Santiago:
    • O Palacio de la Moneda - o palácio do governo;
    • A Plaza de Armas - a Catedral, o Correio Central, o Museu Histórico Nacional;
    • O Museu de Arte Pré-colombiana;
    • O Mercado Central - com seus peixes e frutos do mar típicos do Pacífico, e ótimos restaurantes;
    • Os Cerros Santa Lucia e San Cristóbal - de preferência subindo de funicular ou teleférico (de ônibus ou carro acho meio sem graça…);
    • La Chascona, a casa de Pablo Neruda;
    • O bairro Londres-Paris, e sua arquitetura dos anos 20 totalmente preservada;
    • Um bom passeio a pé pelo bairro residencial de Providencia;
    • Uma visita a uma vinícola próxima à cidade, como a Concha y Toro.
    • Parque Metropolitano de Santiago (http://www.parquemet.cl/): no parque você pode andar no Funicular, que é um trenzinho puxado por cabos de aço, pode andar de teleférico, visitar o zoológico, etc, além de ter uma vista linda de Santiago e dos Andes.
    • Estação de Sky no Valle Nevado.
    Dica de Hotel: http://www.hoteldiegodevelazquez.com/principal.htm. Uma das melhores características desse hotel é a localização, a 2 quadras da Avenida Suécia, onde há vários restaurantes e pubs. Os quartos são enormes e todo hóspede tem direito a 1/2 hora de Internet grátis por dia. Além disso, há um pequeno shopping bem em frente, onde há uma casa de câmbio, livrarias, cafés, sorveteria… Só é chato que esse hotel recebe muitos pacotes de operadoras brasileiras, então às vezes fica meio “muvucado”… A tarifa Internet é US$ 85 o quarto duplo.
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade