Postado originalmente por
Miranda_MG
Então, grande Gil.
Nas próximas postagens, eu estava pensando em tratar desse assunto. Vou te adiantar então e talvez faça uma abordagem mais sucinta à frente.
Também li sobre isso, assisti alguns vídeos com relatos de pessoas que sofreram com algum abuso e, enfim, também estava preocupado. Mas não era tanto, porque esse trecho que dizem ser o mais crítico não estava nos planos: íamos atravessar para o Uruguai a partir de Buenos Aires e o evitaríamos. Mas...
Te respondendo primeiro então sobre a 14 e de forma objetiva: nesse trecho entre BA e Dionísio Cerqueira pela 14, fomos parados umas duas ou três vezes. Não tivemos problema em nenhuma delas. Na preocupante RN14, eu até comecei uma contagem de quantas barreiras existiam e depois desisti. Umas 15 talvez. Em algumas, já havia veículos sendo abordados e os policiais estavam ocupados, em outras, apenas os cones e nenhum policial no momento. Enfim, por sorte ou porque as coisas têm mudado para melhor (otimismo?), nenhum problema.
Considerando todas as abordagens (fomos parados muitas vezes e não consigo sequer arriscar um número, tamanha a quantidade) e não apenas as da 14, a maioria exigia só documentos. Mas tive que abrir caçamba também. E até bafômetro teve. A maioria dos guardas conversava como algo entre a objetividade exigida na profissão e a gentileza. Fiquei impressionado positivamente.
Uma policial em específico, deu um show: pediu documentos, perguntou para onde íamos e, diante da resposta, ainda deu outras dicas do que poderíamos fazer. Ao final, nos agradeceu por visitarmos o país dela e nos preocuparmos em conhecer sua cultura além do que o turista tradicional faz (isso depois que conversamos e contamos da viagem).
Outros dois policiais, em abordagens distintas, quiseram saber mais da expedição solo e nos parabenizaram pela disposição.
Enfim, nada de abusos. Mas fiz minha parte também. Documentação, o "kit argentino", simpatia. Até adesivos refletivos, que vocês podem ver nas fotos, tinha. Detalhe que elas são exigidas para picapes de trabalho apenas, mas o seguro morreu de velho. Final desse ano, colo tudo de novo.
Abraço!
Miranda