EXPEDIÇÃO- 30 DIAS- 14KKM – ATACAMA/TORRES DEL PAINE/ PATAGONIA/ USHUAIA

Olá amigos, vou deixar meu relato da nossa viagem de tracker 4x4 pelo Deserto do atacama e pelo extremo sul do continente em Março de 2017.

Resumidamente nosso roteiro foi:
Porto Alegre –Corrientes 960km
Corrientes – Salta 870km
Salta – San Pedro de Atacama 480km
Atacama – Antofagasta 312km
Antofagasta – coquimbo 877km
Coquimbo – Santiago 500km
Santiago – Temuco 674km
Temuco – Frutillar 315km
Frutillar – Vila La Angostura 198km
Vila La Angostura – Dina Huapi ( bariliche) 300km
Dina Huapi – Perito Moreno 820km
Perito Moreno – bajo caracoles( indo a Chile Chico, Puerto Rio tranqüilo, descendo a carretera austral até passo robalos. 400km
Bajo Caracoles – Calafate 500km
Calafate – Puerto Natales ( torres Del Paine) 300km
Punta Arenas – Ushuaia 560km
Ushuaia – Rio Gallegos 560km
Rio Galegos – Rada Tilly ( comodoro rivadavia)780km
Rada tilly – Punta tombo 350km
Punta Tombo – Playa Union ( trelew) 150km
Playa Union – Azul 1075km
Azul – São Borja 1120km

A viagem foi realizada num total de 27 dias, Rodamos um total de 13.900km, o gasto total foi de 13.106 reais, divididos por duas pessoas saiu 6.550,00 reais para cada um. Esse valor inclui gasolina, que foi a principal despesa, campings, hospedagens, alimentação, saques, compras, presentes, pedágios, e tudo mais.

GASOLINA: Foi nossa principal despesa, totalizando 7.650,00, foram 31,9 tanques de gasolina num total de 1.915 litros gastos.
O valor da gasolina varia muito, no geral a Argentina tem a gasolina mais barata, quanto mais pro sul mais barata ainda, pegamos na media 15 pesos o litro o que dá uns 3,25 reais. No norte o valor estava na casa dos 21 pesos, que dá 4,25 reais mais ou menos.

Já no Chile a gasolina custa caro em qualquer lugar, a mais barata que encontramos foi em Antofagasta por 718 pesos que dá 3,94 reais, a a mais cara foi 880 pesos em Bajo Caracoles, da 4,88 reais. Lembrando que o calculo é em cima da cotação que conseguimos, no Chile o real estava valendo 182 pesos, e na argentina fizemos saques a 4,5 pesos.

ALIMENTAÇÃO: Gastamos 1.679,00 reais em alimentação durante os 27 dias, isso inclui os mercados, cafés na estrada, almoço em alguns restaurantes, mas na maioria das vezes fazíamos nossa própria comida.

HOSPEDAGEM: A despesa total com hospedagem foi de 1.530,00 reais, foram 16 dias dormindo na barraca de teto em campings, 1 dia dentro do carro num posto de gasolina em Rio Galegos, 8 dias em hostel/cabanas/hotel nos dias de muita chuva na região dos 7 lagos.
1 dia em parentes em Pena Flor ( Santiago).

ENTRADAS : Gastamos 712 reais em entradas nos parques.
Geiseres no Atacama, Torres Del Paine,Glacial Perito Moreno,Punta Tombo,...

OUTROS: 1.519,00 Reais em outras despesas como pedágios, presentes e souvenires, etc...

MANUTENÇÃO / PROBLEMAS: O carro se comportou muito bem, ZERO problemas, e olha que o coitado apanhou na carretera austral e num trecho ocrtado da ruta 40. Trocamos óleo na km correta em pena flor no Chile, paguei 211 reais com filtro. Fora isso, não gastei nenhum centavo com o carro. Tive um fusível do painel queimado. Troquei e está até hoje funcionando.
Um detalhe interessante, tem muita peça pra tracker nesses países, o que dá um certo conforto pra gente no caso de um aperto kkkk.

Então vamos ao relato:
O carro é uma tracker ano 2008 com 140 mil km rodados, levamos no carro tudo o que precisávamos. Toda a preparação do carro está registrada nesse tópico aqui:http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/149589-tracker-preparacao-para-expedicoes.html (Tracker - Preparação para expedições)


- Barraca de teto campings world, excelente, pegamos frio vento e chuva e a barraca veda muito bem.
- Geladeira da resfriar de 31 l com compressor ligado a uma bateria estacionaria, o esquema todo esta no tópico acima
- Inversor 110v para carregar câmeras, celulares, rádios, etc..
- Radio VHF. ( sou radioamador)
- camperbox, que eu mesmo fiz, serve para guardar a geladeira, alimentos, água para cozinha, fogareiro, utensílios, e tudo mais da cozinha coube bem la.
- Galão de 20l para água e outro para gasolina ambos em cima do carro, uso um chuveirinho ligado a uma bomba de limpa parabrisa, pra lavar a louça, etc.. e o galão de combustível é fundamental se você quiser ir um pouco além do asfalto. Teve lugares que se eu não tivesse gasolina extra, não conseguiria voltar até a cidade. kkk
- Macaco Hilift e ferramentas gerais que daria para desmontar 90% do carro. Tudo numa bolsa que coube embaixo do banco, afinal a tracker é um carro pequeno e tudo tem que ser funcional e compacto.

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DOCUMENTOS:
Fizemos tanto o seguro carta verde quanto o SOAPEX ( para o Chile).
Porém na Argentina nos pediram o carta verde umas 2 vezes, tranquilo, carta verde e documento do condutor e do carro.. No Chile uma vez nos pararam e pediram documento do condutor e do carro.
Documentos, levamos apenas o RG, e eu no caso carteira de motorista, e documento do carro, não precisa mais nada.

ADUANA: Depois de tanto ir pra La e pra Ca em aduanas a gente pega a manhã.
Na argentina é muito fácil, normalmente dividem em 2 ou 3 passos. Primeiro você entrega seu RG e ele faz o papel de entrada ou saída do país, depois vai pra segunda etapa, aduana, eles fazem o papel do carro e deu.

No Chile a coisa muda, na parte da aduana, você precisa preencher um formulário antes. A gente depois de um tempo chegava já procurando o tal formulário pra agilizar.
Bom, esse papel pergunta se vc carrega alimentos, quantias maiores que 10.000 dolares etc... Nós sempre marcamos que levamos alimentos. Por garantia. Uma dica JAMAIS, omita alguma informação, se você disser que não leva alimento e os chilenos pegarem, vc ta ralado.
Seguindo... a aduana chilena é a única que realmente olha o carro.
Nos fazem abrir todo o carro, e a geladeira é a felicidade deles, na primeira vez tínhamos frios, frango congelado, frutas.. tudo ficou, ai peguei uma dica de ouro com o chileno da aduana... cozinhar as coisas antes, mas nada pode ter osso..
Fizemos isso em todas as outras vezes que entramos no Chile, cozinhávamos comida pra uns dois dias kkkk, mas ficava na geladeira, eles olhavam e liberavam e a gente não perdia nada.

POLICIA: Fomos parados várias vezes, mas sempre pediam apenas os documentos e perguntavam onde íamos. Passamos na famosa policia caminera de entre rios, e no chaco. Nenhuma vez tivemos problemas, lógico, sempre respeitando a policia e sendo mais educado do que de costume.kkk

DINHEIRO: Levamos metade do valor em espécie, e o resto fomos fazendo saques, o que foi o melhor negocio, pois o real não está valendo muito lá fora, compensou mais sacar pela cotação oficial e pagar taxa e IOF do que trocar em alguns lugares.