No sábado acordei cedo. O tempo estava simplesmente perfeito, o céu completamente azul, sem nenhuma nuvem, e às 7:30h já estava na cozinha tomando meu café. Arrumei a mochila, coloquei tudo dentro do jipe e às 8:00h parti para o Cânion da Fortaleza. Minha expectativa era muito grande, pois infelizmente nunca havia conseguido visitar a Fortaleza com tempo bom, sempre havia ou “serração”, ou tempo nublado, enfim sempre havia algo para encobrir a visibilidade do cânion.
Desta vez não, o tempo estava completamente limpo, a temperatura baixa, enfim todas as condições para uma visibilidade perfeita no cânion. Durante os 23 km que separam Cambara da Fortaleza, fui tirando fotos e admirando a paisagem encantadora das florestas de araucária preservadas. Infelizmente temos também muitas áreas de plantação de pinus e eucaplito, contrastando fortemente com as florestas nativas da região.
Finalmente cheguei na Fortaleza às 9:30h, encostei o jipe e me pus a caminhar. Primeiro fiz a “Trilha do Mirante” onde numa caminhada de uns 45min pela borda do cânion se sobe até a parte mais alta, e lá do alto temos uma visão completa e impressionante do cânion. O tempo estava tão limpo que era possível ver nitidamente a cidade de Torres e o mar no horizonte, coisa rara de acontecer na Fortaleza.
Fiquei um bom tempo lá no alto, sentando e simplesmente contemplando esta verdadeira maravilha da natureza, alheio às dezenas de turistas a minha volta. Alias, fiquei mais uma vez impressionado com a imensa quantidade de turistas lá...........
Desci do cânion e fui fazer a trilha da “Pedra do Segredo e Cachoeira do Tigre Preto”. Uma caminhada de uns 30min leva primeiro à cachoeira do Tigre Preto, e após cruzarmos o rio equilibrando-se sobre as pedras, seguimos em frente até a tal Pedra do Segredo, que é um bloco de pedra curiosamente apoiada em uma base de poucos centímetros, como se alguém a tivesse colocado ali “de pé” propositalmente. No caminho, temos a melhor visão da cachoeira, ficando de frente para a queda d’água num ângulo perfeito para excelentes fotos.
Terminada minha visita às atrações do cânion Fortaleza, retornei à cidade de Cambara. Abasteci o jipe e resolvi então fazer o ultimo passeio da minha viagem, visitando uma atração que eu ainda não conhecia, um local conhecido como “Lajeado das Margaridas”, distante apenas 9km da cidade.
O acesso até lá é feito por uma estrada de chão inicialmente razoável, mas que depois se transforma numa verdadeira trilha de pedras entre os morros, com muitas subidas e descidas íngremes, ora atravessando campos limpos, ora cruzando entre capões de mata nativa, até finalmente chegarmos ao lajeado.
Neste ponto, o rio Camisas forma um grande e largo lajeado sobre as pedras, onde é possível caminhar, ou mesmo nos dias de mais calor tomar um refrescante banho nas pequenas quedas d’água que se formam nas pedras.
Novamente não resisti a tentação e aproveitei para brincar um pouco com o jipe andando dentro d’água, até encontrar um local mais raso onde encostei, tirei as botas e sai para uma caminhada sobre o lajeado. Apesar da água gelada, estava ótimo e aproveitei para tirar dezenas de fotos do local.
Depois de algum tempo curtindo a beleza e o silêncio do Lajeado das Margaridas (sim, aqui por incrível que pareça eu estava sozinho, não havia turistas!), retornei à cidade de Cambará.
Como ainda tinha muito chão pela frente e queria evitar descer a serra à noite, parei em Cambará apenas para comprar dois potes de mel e fui para a estrada.
Segui direto em direção a Tainhas, onde fiz uma parada estratégica no Café Tainhas para matar a fome com uma xícara de café com leite e um delicioso pastel de queijo serrano, simplesmente perfeito.
Descansei um pouco ali e segui minha viagem, passando rapidamente por São Chico, descendo a serra já quase anoitecendo e seguindo direto para casa, finalmente chegando em Taquari às 20:00h, com o hodômetro do GPS marcando 620 km rodados em dois dias, cansado, empoeirado mas feliz pela aventura realizada e pelo passeio perfeito e sem problemas.
As fotos:
1 e 2 - paisagens matinais a caminho do cânion da Fortaleza;
3 - uma das muitas visões do cânion da Fortaleza;
4 - caminho de acesso ao Lajeado das Margaridas;
5 - o Azeitona se refrescando no Lajeado das Margaridas, antes de encarar o caminho de volta prá casa;