2 Anexo(s)
Partindo de Mateiros a São Félix / Novo Acordo / Palmas. Levando Boas Recordações:
Partindo de Mateiros - TO, após 4 dias na região, hospedados na Pousada Panela de Ferro - Pousada no Jalapão, onde o Sr. José Roberto, proprietário da pousada nos recebeu muito bem, sendo muito solicito e atencioso conosco durante nossa estada por aqui.
Tracker deixa Mateiros sem estepe, cuja roda está amassada em 2 pontos, além do pneu que sofreu um rasgo, inutilizando-o totalmente, junto com a roda.
Além da roda e do pneu que estão no estepe, saindo daqui também com o amortecedor dianteiro direito estourado, devido as muitas trepidações que o mesmo sofreu em 565 Km por Areia e Terra, mais Areia do que Terra até agora, e ainda terá que suportar mais 140 Km por Areia e Terra e 100 Km por Asfalto até chegarmos em Palmas para troca em Centro Automotivo.
Encontramos ontem o camarada Marcos Quintaes e esposa, que juntamente com outro casal de amigos, ambos do ES também estão se aventurando por aqui.
Conhecemos também outro casal de Guarulhos - SP, com quem fizemos passeios em Fervedouros e Cachoeiras, jantando juntos, anteontem (21/06).
Nesta aventura, notamos que não éramos os únicos, pois encontramos mais 3 "Casais Aventureiros" com quem tivemos oportunidade de nos relacionar.
Abraços!
P.S.: Adicionar fotos por aqui é um processo muito lento. Estou priorizando as fotos no Facebook. Quando chegarmos em local com melhor conexão Wi-Fi postaremos mais fotos dos atrativos do Jalapão.
6 Anexo(s)
Avarias Inesperadas Ocorridas Até o Momento nesta Expedição ao Jalapão:
Citação:
Postado originalmente por
Alexandre Mello
Ao passar por Monte Alegre de Goiás - GO, na GO-118, levei como lembrança o 1º prejuízo a caminho do Jalapão, com um belo amassado na Roda Dianteira Direita, conforme fotos abaixo:
Apesar do dano, conseguimos chegar até Porto Nacional - TO, onde paramos para um pernoite, para amanhã prosseguirmos viagem rumo a Ponte Alta do Tocantins - TO, para efetivamente iniciarmos a Expedição Jalapão, no 6º dia de viagem, desde que saímos de São Paulo - SP,
Justamente no dia seguinte (6º dia), além deste amassado, entre Porto Nacional e Ponte Alta do Tocantins, esta mesma roda ganhou mais um 2º amassado, inutilizando-a completamente.
Saindo do Rio Novo, chegando em Mateiros, no 8º dia, logo após a entrada das Dunas do Jalapão, o estepe que foi colocado no lugar desta roda com 2 amassados, sofreu um rasgo e também ficou inutilizado.
Nas 2 Borracharias de Mateiros - TO não encontrei pneu na medida para substituir o estepe avariado, então efetuei a troca do pneu bom da roda amassada, para a roda boa com pneu rasgado, ficando sem estepe.
No 10º dia (22/06) perdi o amortecedor dianteiro direito, totalmente sem óleo, rangendo muito, mas sem possibilidade de conseguir outro amortecedor ou outro estepe, estando no "meio do nada" em Mateiros, o jeito foi prosseguir e continuar sentido São Félix do Tocantins no dia seguinte (11º dia) em 23/06.
Parando em alguns rios e fervedouros para banhos, logo após passarmos por São Félix do Tocantins, caiu a noite, faltando ainda mais de 100 Km por Estradas de Terra para chegarmos em Novo Acordo, montamos acampamento no mato, a beira da estrada.
Hoje (12º dia), ao sairmos do acampamento, nas proximidades da ponte do "Rio do Sono", seguindo em direção a Novo Acordo ocorreu mais uma avaria, a qual não contávamos, o estouro do pneu traseiro no lado direito, o qual fui notar apenas ao sentir o cheiro de borracha queimada:
Acreditamos que coisas ruins não acontecem a pessoas boas... Mesmo sem estepe (roda com amassados e pneu rasgado), mais um pneu completamente destruído, a 35 Km por Estrada de Terra até Novo Acordo, encontramos um sujeito em uma moto 125cc (Sr. "Menininho"), fazendeiro na região, que nos levou até sua fazenda, onde prontamente nos prestou auxílio.
Sem poder dirigir, me deixou guiar seu Fiat Palio Strada Adventure, Ano 2015, com pouco mais de 1.300 Km rodados, carro zerado, por 35 Km até Novo Acordo, me indicando 3 borracharias na cidade, onde nenhuma delas tinha ao menos 1 pneu compatível na medida da Tracker.
Me levou então ao único posto de combustível da cidade, onde consegui um telefone de guincho, que se deslocou de Palmas até Novo Acordo, aproximadamente 150 Km para buscar a Tracker que ficou na fazenda do "Sr. Menininho", que ficou conosco durante 4 horas, entre ida até a cidade, borracharias, posto de combustível, lotérica, correios, parada para almoço, comigo sempre na direção da sua Fiat Palio Strada Adventure zero.
Um guincho plataforma modelo Ford F4000 4x4 veio até a fazenda, onde colocou a Tracker na plataforma e nos trouxe até Palmas, nos deixando em um revendedor Michelin (Alô Pneus), para instalação de pneus BFGoodrich All Terrain, que será realizada amanhã, após a reforma das 5 rodas, por estarem todas com avarias de expedições e passeios anteriores, além desta Expedição Jalapão.
Só quem conhece a região do Jalapão sabe como é difícil conseguir ajuda em um lugar como aquele. Entre o ponto onde estourou o pneu e o centro de Novo Acordo, distância de 35 Km, apenas 3 fazendas, sendo que, passaram apenas 2 veículos (caminhão e moto), onde conseguimos ajuda.
"Sr. Menininho" que foi muito solidário conosco, pessoal do guincho em palmas que prontamente nos enviaram um guincho 4x4, motorista do guincho que foi muito bacana, conversando durante toda a viagem e me levando em 3 revendedores de pneus, pessoal da Alô Pneus, revenda Michelin que se preocupou em primeiro levar as rodas até um centro automotivo para reparos, antes de instalar os pneus e forjar um balanceamento, proprietário da pousada onde estamos em Palmas, muito simpático que sequer pediu que fizéssemos registro, em plena Capital do TO.
Levaremos muitas lembranças dos lugares magníficos por onde passamos, mas também lembranças da grande solidariedade e apoio deste maravilhoso povo do Tocantins, que em momentos de dificuldades, com o 4x4 sem poder rodar, nos prestaram assistência e foram muito atenciosos e prestativos.
Em breve postarei mais fotos dos atrativos do Jalapão.
Um forte abraço a todos!