21º dia – 17/01 – Ushuaia a Rio Grande
Hoje acordamos mais tarde e felizes de tudo o que vimos e presenciamos. Tivemos problemas na viajem, mas tudo o q vimos nestes 2 dias compensaram o cansaço, o medo, a raiva, a frustração e tumo o mais q tivemos.
Resolvemos fazer o deslocamento de hoje curto para sentir como está a Ranger. Como já tínhamos completado o óleo resolvi tentar um conserto com epóxi pra ver se ajudava a conter o vazamento. Seguimos pra uma gomeria (borracharia) e pedimos emprestado o fosso para q pudéssemos tentar algo. Limpei e lixei bem a região q parece estrar vazando mais e coloquei neste local uma cola epóxi de secagem de 15 minutos. Só depois eu li que elá só fica totalmente boa após 24 h!!! Bueno, vai assim mesmo.
Voltamos pro centro pra matar tempo pois não queríamos chegar muito cedo a Rio Grande. Fizemos umas comprinhas básicas de recuerdos (lembranças), demos mais umas voltas pela cidade e perto do meio dia seguimos viagem. Uma pena estarmos com o tempo curto, esta cidade merecia mais um dia de passeio.
A viagem a Rio Grande vale a pena por seus 100 primeiros Km até a cidade de Tolhuin. É o passo Garibaldi com seus lagos e montanhas nevadas que oferecem um visual encantador. Foram muitas paradas no caminho, inclusive uma para comer um pão com salsicha e refrigerante na beira do rio Tristen, com nós dois muito alegres...
Chegando a Rio Grande fomos até a praça central onde fica o centro de informações turísticas pra ver um hotel. Escolhemos uma, mas estava fechado, ainda bem, parecia velho e sujo. Fomos a outro perto da beira do mar, Hostal Del Sol. Ótimo hotel recomendo. Quarto grande, bem cuidados, banheiro amplo, muita limpeza e preço justo 82 reais por cabeça.
Como chegamos cedo, saímos para ver o óleo da caixa e foi colocado quase um litro, apesar de que chegou a vazar pela tampa. Ou seja, foi até demais. Compramos mais um vinho, desta vez um vinho doce natural, ou seja, com o doce da própria uva. Eu achei excelente, o melhor q já tomei por aqui.
Amanhã seguimos para Punta Arenas e Puerto Natales.
22º dia – 18/01 – Rio Grande a Punta Arenas e Puerto Natales.
Acordamos cedo pq queríamos passar nas aduanas num horário com menos transito. Tomamos o desayuno e pegamos a estrada as 7:30 h.
Como comentei antes este trecho é chato pra caramba com 120 km de ripio pela frente. As únicas coisas intressantes neste trecho foram a passagem de um “mar” de ovelhas na estrada e a passagem do mar com a balsa.
Após a passagem pelo estrito de Magalhães viramos a esquerda em direção a Punta Arenas. Chegando lá fomos direto a zona franca que fica já na entrada da cidade. Eletronicos muito caros, mas outras mercadorias bem baratas. Comprei o Amarula que a Lorene, minha irmã, me pediu.
Na saída da cidade fomos a um lubricentro verificar o nível do óleo e qual foi a nossa surpresa ao constatar que não tinha descido quase nada. Bem que ficamos com a impressão de que da ultima vez o frentista tinha colocado óleo demais.
Seguimos viajem para Puerto Natales por uma estrada de concretos que era um tapete de lisa. Contei 4 buracos até a cidade apenas.
Ao chegar na cidade mais uma vez fomos atrás da indicação do dono da hospedagem em Ushuaia e de novo não encontramos o lugar. O que não foi problema algum pq Puerto Natales é uma cidade repleta de pousadas, hotéis, albergues e etc.
No primeiro q fomos perguntar o preço já ficamos. O hotel Natales, pequeno mas bem chiquezinho. Ainda deu tempo pra eu dar uma volta pela cidade a pé sozinho. O tio ficou no quarto pq as dores dele estão incomodando de vez em quando.
O visual da cidade com sua baia banhada com águas do oceano Pacifico e as montanhas emoldurando a sua volta é uma beleza.
Amanhã teremos o passeio no parque de Torres Del Paine e mais estrada até El Calafate.