cara nota fiscal na verdade sem serve para nada...
acredito que a unica utilidade dela vai ser se algum dia te recolherem ele e voce tenha que tirar da policia ou algo assim...
Pra transportar certos bens é exigido nota fiscal. Não sei se o quadriciclo serve nesse caso, mas nunca nos foi pedido ela. Mas o certo seria sempre ter ela.
para importações feitas por pessoas fisicas ou juridicas há de ser habilitado primeiramente no RADAR.
Após isso tem que ter CTF e depois se cadastrar no IBAMA.
O quadriciclo precisa de LI (licença de importação) que é anuída pelo IBAMA.
quanto as impostos, a conta é: preço FOB+frete igual a CIF.
Convertido na data do dia da Declaração de importação= a valor aduaneiro
segue texto de meu blog sobre:
Imagine que esta dando uma volta pelos EUA e encontra seu sonho de consumo, um quadriciclo honda fourtrax por apenas US 6.000 dolares. (mais o tax de 6% la nos EUA)=6.360
Seria Legal> pagar por ele 6320,00 o dolar a 2 reais= 12.640,00
Mas... não é bem assim.
Vamos ao cálculo:
ja temos o preçoFOB (na origem) de 12.640 reais + o frete calculado por cima (500 dolares via maritimo) convertido = 1000 reais. some o preço na origem + o frete e ter o preço CIF de 13.640,00 que será o valor aduaneiro para o pagamento dos impostos aqui no Brasil.
Simulação do Tratamento Tributário e Administrativo das Importações
Código NCM 8711.90.00
Descrição NCM OUTS.MOTOCS/CICLOS C/MOTOR AUX.CARROS LATS.
Taxa de Câmbio do Dia 13/7/2009 R$ 1,0000
Valor Aduaneiro Convertido R$ 13.640,00
Alíquota II (%) Tributo II R$ 2.728,00
Alíquota IPI (%) Tributo IPI R$ 5.728,80
Alíquota PIS (%) Tributo PIS R$ 336,19
Alíquota COFINS (%) Tributo COFINS R$ 1.548,52
Calculo efetuado com o ICMS de 18% para São Paulo
Ps: os calculos são em cascata: exemplo 1000 de valor anduaneiro x 20% de imposto de importação= resultado x 35% de IPI= resultadox1.65 de PIS= resultado x 7,60 de COFINS.
13.640+2728+5278,80+336,19+1548,52= 23.531.51
ICMS 5273,01 chegamos ao valor até agora de 29.294.52
Calma que ainda não acabou. Agora vamos somar o custo com licenças e serviços.
Para poder chegar a LI (Licença de importação) a pessoa fisica ou empresa interessada na importação deve estar cadastrada no sistema RADAR da receita federal.
Precisa tambem estar cadastrada no IBAMA pois o veículo é fonte potencial poluidora.
há de se fazer o descxarte de inserviveis, ou seja: se compra um crédito de descarte de uma empresa que destinará os residuos. no caso Pneus.
caso não tenha RADAR. some 450 reais para um despachante obte-lo
Some a trimestralidade do IBAMA de 290,00
Some 200 reais do descarte.
chegamos a 30.234,52
Agora vamos ao despacho aduaneiro: 450,00
SDAS (sindicato dos despachantes aduaneiros) : 300,00
marinha mercante: caso venha via maritimo 1,7 valor do frete
Armazenagem: Dependendo da sorte 300,00
frete interno ou frete de subida: 600,00
somando mais ou menos 1300,00
finalizamos com o preço de 31.534,52
O consumidor brasileiro não tem idéia do que se paga de impostos até o produto chegar em suas mãos. Temos impostos de primeiro mundo e o retorno do Estado de terceiro mundo. Temos que pregar essa conciência ao consumidor. Sou a favor do preço discriminado na etiqueta do produto.
Caso fosse comercializar o protuto em questão: some 18% de icms sobre o lucro+pis+cofins+ imposto de renda...
Um dia passo a conta de custos de um quadriciclo produzindo aqui: gerando empregos e capital interno sem o menor apoio do estado para nada.
Alexandre Zechin
Tenho negócios no Uruguai e também cidadania uruguaia (e claro brasileira). Posso afirmar ser inviavel do ponto de vista de custos importar legalmente um ATV ou UTV (acabo de adquirir um Kawasaki Mule lpor US$15.000, para meu uso lá) e trazer ao Brasil. A carga legal inviabiliza a operação,
Estava pensando em trazer um Cforce do Paraguai, já que lá vale mais apena. O problema é como trazer? não sei nada se tem alguma lei. Tem que trazer frio e rodando? tenho cidadania paraguaia